“Acreditar, não… Cerrar o dente e decidir: eu vou fazer”.

A mensagem de Rui Nabeiro aos Heróis PME:

Rui Nabeiro já não é um pequeno ou médio empresário. Presente em vários países, o Grupo que fundou opera na indústria, nos serviços, na agricultura, na hotelaria… e continua a crescer.

Mas nem sempre foi assim. Nascido numa terra onde a maior conquista era mandar os filhos à escola, Nabeiro tem a 4ª classe. Da família, humilde, herdou apenas a vontade de trabalhar e uma extraordinária capacidade de transformar obstáculos em oportunidades.

Como os obstáculos nunca faltaram, as oportunidades também não. A Guerra Civil em Espanha, por exemplo, foi um tempo duro. Mas para a gente de Campo Maior foi a oportunidade de abastecer o outro lado da fronteira. Rui Nabeiro aprendeu nessa altura a combinação de cautela e audácia que seriam a sua marca.

Começou a Delta Cafés com 3 empregados e um pequeno empréstimo bancário. Mas, quando a descolonização trouxe milhares de “retornados” a Portugal, não hesitou em tomar o rumo contrário. “ Não mandei ir outros”, recorda. “Fui para lá eu. Passei dificuldades, queríamos comer e não havia...”

“Não pensarmos que as coisas caem. As coisas têm que se procurar.”

O sacrifício valeu: estava ao serviço de uma visão empresarial que permitiu a Nabeiro dar o salto muitas vezes.

Sempre a pensar grande – mas sem nunca esquecer a terra de onde veio. Criando postos de trabalho. Preocupando-se com cada pessoa. Fazendo da atividade empresarial um permanente serviço à comunidade.

Hoje um grande empresário, Rui Nabeiro continua a personificar, como ninguém, o Herói PME. Pela visão. Pela coragem. Pela capacidade de inspirar e mobilizar. Pelo impacto na vida de milhares de pessoas.

Para a Yunit Consulting e SIC Notícias, não há maior orgulho do que ter um apoio tão significativo para esta iniciativa. Para nós, como para milhões de portugueses, o seu percurso é uma inspiração constante.

Este é o empresário que todo HeróiPME quer ser quando for grande.