OKsofás


Fundada: 2002 | Sede: Aveiro | Área: Comércio


Vítor Rego

Com apoio de Alípio Ribeiro, Manuel Barbero e Xavi Gea

Nível de Heroísmo 4.627425614489

Impacto Social

Capacidade Inspiracional 4.5679172056921

Ver Site

Não existem melhores recursos que uma equipa motivada!



01

Antes do salto

O Grupo OKsofás nasceu pela necessidade em encontrar um conjunto de fornecedores e produtores de sofás que não limitassem a produção dos modelos e o seu respetivo acesso. O objetivo passava pela construção de um modelo de negócio – e, no fundo, um conceito – onde os clientes pudessem personalizar o seu próprio modelo, de acordo com as suas necessidades e preferências mais básicas. Após a constatação de que este era um meio bastante controlado e limitado no que toca ao seu próprio crescimento e desenvolvimento, o primeiro passo foi dado com a abertura de 4 lojas OKsofás em território nacional, onde cada uma delas fosse responsável pelo seu próprio negócio.

02

O que motivou o salto

A motivação cresceu com a vontade de prosperar e desenvolver aquele que parecia ser o modelo de negócio mais apropriado. A colaboração com um grupo novo de pessoas, de forma a que a experiência fosse partilhada. O objetivo nunca foi criar uma empresa e uma marca que estivesse apenas sob a alçada de uma pessoa, mas que os valores fossem transmitidos e trabalhados entre os diferentes responsáveis e colaboradores de cada loja – motivar cada nova loja da OKsofás a exponenciar o seu próprio negócio, criando uma grande marca com uma divisão de lucros homogénea e transparente.

03

Dar ou não o salto

A grande dúvida residiu sempre no facto da responsabilidade em convencer as pessoas a apostar num novo negócio, sem ter de colocar em risco os seus investimentos pessoais. O rumo e a visão que foram seguidos nem sempre foram uma certeza, numa primeira fase. O intuito passou, também, por transmitir um sentimento de confiança e camaradagem às pessoas que pretendiam apostar na OKsofás, de maneira a que estes se sentissem confortáveis o suficiente nesta sua nova decisão e etapa da sua vida.

04

O salto

Num curto espaço de tempo, os pedidos de abertura de novas lojas foram imensos, o que facilitou a implementação da marca em Portugal. Viviam-se tempos difíceis, devido aos anos de crise e desemprego. Porém, essas mesmas dificuldades foram algumas das razões que motivaram as pessoas a investirem na OKsofás, pois aperceberam-se que os resultados superavam as expectativas. Foram concedidos apoios económicos a alguns dos novos franchisados por parte do grupo, pois o nosso principal objetivo era também motivar e transmitir confiança e segurança. Rapidamente, nos apercebemos que não existem melhores recursos que uma equipa motivada, capaz de ultrapassar as experiências menos positivas ao longo do caminho, com resultados que comprovam o saber fazer e a motivação inerente a uma nova etapa. Essa mesma energia acaba por se tornar contagiante, desenvolvendo não só relações de confiança, mas também de amizade.

05

Os resultados do salto

Hoje em dia contamos com um grupo composto por mais de 600 colaboradores diretos e com uma sensação de dever cumprido. Criou-se um grande negócio através de um grupo de pequenos negócios, onde a internacionalização da marca deixou de ser um mito e passou a ser uma realidade. Percebemos que tínhamos na nossa posse um negócio capaz de ser válido além fronteiras e que o crescimento estava a superar todas as perspetivas que se tinham inicialmente. Neste momento, estamos na presença de uma marca com garantias e auto-sustentável, com mais de 80 lojas OKsofás em Portugal e Espanha. Atualmente, impedimos algumas novas lojas de serem lançadas, mantendo a produção da fábrica saudável, de maneira a garantir um contínuo serviço de excelência para com os clientes. O objetivo de continuar a alargar a marca para novos mercados internacionais é também uma realidade para o futuro que se avizinha, mas que será efetuado através de um processo calculado e seguro, como toda a história da OKsofás.

04

O salto

Num curto espaço de tempo, os pedidos de abertura de novas lojas foram imensos, o que facilitou a implementação da marca em Portugal. Viviam-se tempos difíceis, devido aos anos de crise e desemprego. Porém, essas mesmas dificuldades foram algumas das razões que motivaram as pessoas a investirem na OKsofás, pois aperceberam-se que os resultados superavam as expectativas. Foram concedidos apoios económicos a alguns dos novos franchisados por parte do grupo, pois o nosso principal objetivo era também motivar e transmitir confiança e segurança. Rapidamente, nos apercebemos que não existem melhores recursos que uma equipa motivada, capaz de ultrapassar as experiências menos positivas ao longo do caminho, com resultados que comprovam o saber fazer e a motivação inerente a uma nova etapa. Essa mesma energia acaba por se tornar contagiante, desenvolvendo não só relações de confiança, mas também de amizade.

05

Os resultados do salto

Hoje em dia contamos com um grupo composto por mais de 600 colaboradores diretos e com uma sensação de dever cumprido. Criou-se um grande negócio através de um grupo de pequenos negócios, onde a internacionalização da marca deixou de ser um mito e passou a ser uma realidade. Percebemos que tínhamos na nossa posse um negócio capaz de ser válido além fronteiras e que o crescimento estava a superar todas as perspetivas que se tinham inicialmente. Neste momento, estamos na presença de uma marca com garantias e auto-sustentável, com mais de 80 lojas OKsofás em Portugal e Espanha. Atualmente, impedimos algumas novas lojas de serem lançadas, mantendo a produção da fábrica saudável, de maneira a garantir um contínuo serviço de excelência para com os clientes. O objetivo de continuar a alargar a marca para novos mercados internacionais é também uma realidade para o futuro que se avizinha, mas que será efetuado através de um processo calculado e seguro, como toda a história da OKsofás.