WINNING Scientific Management


Fundada: 2011 | Sede: Lisboa | Área: Serviços


Leandro Luis Ferreira Pereira

Com apoio de Carlos Jerónimo, Vânia Patrício e António Fernandes

Nível de Heroísmo 4.7102425876011

Impacto Social

Capacidade Inspiracional 4.7843665768194

Ver Site

Reinvenção permanente do modelo de negócio: única vantagem competitiva sustentável



01

Antes do salto

Em criança, Leandro Pereira era apaixonado por desporto e sonhava com o universo da alta competição. Poderia ter sido futebolista, pois praticou futebol profissional até aos 18 anos e com isso aprendeu o essencial: ganhar em equipa. Porém, escolher é excluir, e era um apaixonado também por números, era aficionado pelos campeonatos de matemática e da lógica. Dedicou-se por isso ao universo académico e empresarial, tendo-se licenciado em Informática de Gestão e doutorado na área de Gestão de Projetos. Durante o seu percurso profissional, na qualidade de Consultor, cruzou caminhos com outros 3 fundadores da WINNING: António Fernandes, Carlos Jerónimo e Vânia Patrício. Juntos decidiram avançar com um modelo de negócio, absolutamente, diferenciador: resolver os problemas das empresas. Todas as empresas têm problemas (embora não gostem de o assumir) e todas, ao longo do seu percurso, necessitam de aconselhamento “médico” externo e isento. Na WINNING somos "Médicos das Empresas".

02

O que motivou o salto

A WINNING foi constituída a 19 de dezembro de 2011. Num período em que, tanto em Portugal como na Europa, se atravessava uma profunda crise económica, nasceu uma Consultora de Gestão Científica que trazia ao mercado um conceito pioneiro: enquanto Médicos das Empresas, temos a missão de reinventar as organizações, ao mesmo tempo que injetamos um cultura de rigor e disciplina para que, em primeiro lugar o foco dos Gestores Profissionais seja a permanente criação de valor e riqueza em tudo aquilo que se faz ou decide, e só depois estão, o controlo e a contenção de custos. Com um plano de negócio de 200.000€ para o primeiro ano de operação, faturámos mais de 1M euros, logo em 2012. Em 2017, celebramos 5 anos de mercado e temos um volume de faturação na ordem dos 5M euros, estando presente em 5 países. O número de colaboradores da WINNING tem vindo igualmente a crescer. Os resultados obtidos provém do posicionamento que adoptámos no mercado e o salto tem sido permanentemente motivado.

03

Dar ou não o salto

Tínhamos perfeita consciência de que atravessamos uma era profundamente incerta e multifacetada, em que os ritmos de mudança são acelerados. Em 2011, todos os nossos familiares e amigos se mostravam relutantes ao avanço da empresa, dada a conjuntura económica que se atravessava. Mas arriscámos um modelo de negócio que aproxima, de forma robusta, a academia ao mundo empresarial. Todos os PARTNERS da WINNING possuem um percurso paralelo na academia, com o desenvolvimento de trabalhos de investigação, fortemente ligados ao mundo empresarial. Através dos centros de competência apoiamos os clientes a responderem aos desafios mais complexos da atualidade: como reinventar; como inovar; como agir; como reagir. Apoiamos na atuação e no ‘como’, e acima de tudo, ajudamos a perceber o ‘porquê’. É uma oferta única e diferenciada pelo que a decisão de avançar com o projeto foi fácil. Quando todo o “mercado chora”, alguém tem de agarrar a oportunidade para vender lenços. Foi isso que fizemos!

04

O salto

A necessidade de crescer rapidamente, de aumentar a quota de mercado, de ganhar margem obriga os Gestores das Empresas a tomarem medidas, numa tentativa constante de atingir os objetivos. Muitas organizações conseguem atingi-los de forma rápida e substancial, mas outros despendem imensos recursos e tempo para o fazer num processo recursivo de tentativa-erro. Com uma filosofia assente na “resolução de problemas” a decisão de avançar para o mercado foi um processo rápido, com os níveis de tranquilidade e adrenalina devidamente equilibrados, dado o âmbito da proposta diferenciadora que sabíamos possuir. Somos “problem-solvers” – diagnosticamos os problemas, isolamo-los de forma objetiva, avaliamos os respetivos sintomas/impactos na tentativa do entendimento profundo das causas que os originam, e face a estes, traçamos um plano de intervenção efetivo. Com base nestes princípios iniciámos atividade com 5 consultores e ao fim de pouco tempo já eramos 25. Desde então, crescemos de ano para ano.

05

Os resultados do salto

As atuais dinâmicas empresariais, impulsionadas pela crescente globalização, vieram provocar modificações em todos os tipos de organizações, de forma transversal a todos os setores. Saber combinar capacidades estratégicas e analíticas é crucial para resolver os problemas práticos do dia-a-dia dos negócios. Nos dias de hoje, todas as organizações necessitam dos insights que surgem a partir da visão “externa”. Só desta forma se dotam as empresas do conhecimento necessário que lhes permite a criação de inteligência competitiva. A WINNING é detentora de uma equipa muito eficiente, talentosa e comprometida com os objetivos da organização. Na WINNING partilhamos o sonho de desenvolver, em cada Gestor Profissional, as carateristicas que lhe permitam ser um Cientista, Criativo e um profissional Emocionalmente Inteligente: este é o profissional do futuro!

04

O salto

A necessidade de crescer rapidamente, de aumentar a quota de mercado, de ganhar margem obriga os Gestores das Empresas a tomarem medidas, numa tentativa constante de atingir os objetivos. Muitas organizações conseguem atingi-los de forma rápida e substancial, mas outros despendem imensos recursos e tempo para o fazer num processo recursivo de tentativa-erro. Com uma filosofia assente na “resolução de problemas” a decisão de avançar para o mercado foi um processo rápido, com os níveis de tranquilidade e adrenalina devidamente equilibrados, dado o âmbito da proposta diferenciadora que sabíamos possuir. Somos “problem-solvers” – diagnosticamos os problemas, isolamo-los de forma objetiva, avaliamos os respetivos sintomas/impactos na tentativa do entendimento profundo das causas que os originam, e face a estes, traçamos um plano de intervenção efetivo. Com base nestes princípios iniciámos atividade com 5 consultores e ao fim de pouco tempo já eramos 25. Desde então, crescemos de ano para ano.

05

Os resultados do salto

As atuais dinâmicas empresariais, impulsionadas pela crescente globalização, vieram provocar modificações em todos os tipos de organizações, de forma transversal a todos os setores. Saber combinar capacidades estratégicas e analíticas é crucial para resolver os problemas práticos do dia-a-dia dos negócios. Nos dias de hoje, todas as organizações necessitam dos insights que surgem a partir da visão “externa”. Só desta forma se dotam as empresas do conhecimento necessário que lhes permite a criação de inteligência competitiva. A WINNING é detentora de uma equipa muito eficiente, talentosa e comprometida com os objetivos da organização. Na WINNING partilhamos o sonho de desenvolver, em cada Gestor Profissional, as carateristicas que lhe permitam ser um Cientista, Criativo e um profissional Emocionalmente Inteligente: este é o profissional do futuro!