A. MILNE CARMO S.A.


Fundada: 1980 | Sede: PONTAL | Área: Indústria

Ver Site

RUI BENTO


Nível de Heroísmo 5

Impacto Social

Capacidade Inspiracional 5

Pontuação Apurada: 125

Quando não havia mercado, planeámos, reorganizámos e voltamos a crescer



01

Antes do salto

A A. Milne Carmo, S.A. é uma média empresa de base industrial que exerce a atividade principal de impregnação de madeira.

Constituída a 1 de Outubro de 1980, a A. Milne Carmo faz parte do Grupo Carmo que conta com 10 empresas em Portugal, das quais se destacam as principais: Carmo SGPS, S.A., Carmo, S.A., A. Milne Carmo, S.A. e Carmo Estruturas em Madeira, S.A..

O Grupo Carmo é hoje a maior empresa europeia em soluções de exterior e interiores em produtos e estruturas em madeira redonda, serrada e lamelada colada tratada, tanto em número como em volume.

Todo o processo de transformação, criação de produtos e desenvolvimento técnico é português. O Grupo oferece uma vasta gama de produtos no território nacional e além-fronteiras, em sectores tão distintos como a agricultura, mundo equestre, construção, turismo, lazer, segurança e telecomunicações.

02

O que motivou o salto

A grande crise de 2009 a 2012 fez a diferença.

Essa crise afetou severamente a Carmo, que não estava preparada para a mesma.

O paradigma de negócios alterou-se e a adaptação teve de ocorrer. Os mercados e os clientes são os mesmos mas completamente diferentes, pois os negócios mudaram. As margens, a negociação, a procura de qualidade e serviço, os canais de comunicação, o paradigma de venda / recebimento, todas as variáveis de gestão se alteraram. Logo, só com uma grande resposta ao novo contexto poderíamos melhorar e continuar.

03

O salto

A estratégia e o planeamento fazem a diferença.

Em 2013 foi delineado um grande Plano estratégico para o Grupo Carmo por 4 anos, de 2013 a 2016, que foi fundamental para a solidez do grupo, tanto financeira como de negócios. Com esse plano 100% concretizado criámos uma base sólida para o futuro.

Assim, abrimos em 2017 um novo plano estratégico – o CARMO 2020, no qual continuaremos a crescer, sólida e estruturadamente, para dar continuidade ao histórico e à missão empresarial e social da CARMO.

Será, como o anterior um plano de mudança e de sucesso, com os seguintes pilares:

1. Exportação

2. Visibilidade da Marca

3. Optimização de meios operacionais

4. Liderança de mercado

5. Modelo de gestão

6. INOVAÇÃO

Em resumo, mais do que medidas para cada área (seja de modernização, gestão, aposta nas competências e pessoas) a estratégia e o planeamento, apoiados em medidas pormenorizadas atingíveis, são a grande base do sucesso que atualmente a empresa atingiu e vai atingir no futuro.

04

Os resultados do salto

A história da implementação do plano estratégico é um enorme sucesso.

Conseguimos duplicar vendas, diminuir a divida para metade, triplicar EBITDAS, contratar e criar mais postos de trabalho, aumentar a nossa quota, aumentar exportações e caminhar para uma marca internacional.

Agora, no novo plano estratégico até 2020 vamos alcançar estes objetivos de forma exponencial, pois uma boa estratégia, flexível e bem implementada permite-nos responder aos mercados e reagir atempadamente a todas as variações dos mesmos.

04

Os resultados do salto

A história da implementação do plano estratégico é um enorme sucesso.

Conseguimos duplicar vendas, diminuir a divida para metade, triplicar EBITDAS, contratar e criar mais postos de trabalho, aumentar a nossa quota, aumentar exportações e caminhar para uma marca internacional.

Agora, no novo plano estratégico até 2020 vamos alcançar estes objetivos de forma exponencial, pois uma boa estratégia, flexível e bem implementada permite-nos responder aos mercados e reagir atempadamente a todas as variações dos mesmos.