Do It Lean


Fundada: 2009 | Sede: Leiria | Área: Informática

Ver Site

Ana Sales Luís

Com apoio de Frederico Ferreira e Pedro Delgado


Nível de Heroísmo 4.9652173913043

Impacto Social

Capacidade Inspiracional 4.9826086956522

Número total de votos: 230

“EUA, Canadá, Austrália, Holanda ... rendidos ao know-how made in Portugal."



01

Antes do salto

Em 2009 nasce em Portugal a Do iT Lean com dois colaboradores e 2 sócios, movidos pelo sonho da criação de soluções informáticas e pela paixão pela tecnologia OutSystems – uma plataforma portuguesa de desenvolvimento rápido de aplicações web e mobile que é hoje líder mundial na categoria “low-code”.

Acreditando que a sua missão era (e que se mantem até hoje) ajudar os seus clientes no desenvolvimento de aplicações diferenciadoras e que criem efetivo valor para o negócio, com base exclusivamente na tecnologia OutSystems, lançam-se nesta aventura que conta já com 10 anos e 80 colaboradores.

O foco principal da Do iT Lean foi inicialmente o desenvolvimento do seu negócio no mercado português, conquistando a preferência de marcas de referência, que na sua maioria ainda hoje se mantêm como clientes e com relevância para a estratégia da empresa.

02

O que motivou o salto

A internacionalização foi uma vontade desde o primeiro momento a que se somou a dimensão do mercado nacional. O mercado português embora tradicionalmente aberto a inovações tecnológicas, tem uma dimensão limitada e é constituído por um tecido empresarial consubstanciado essencialmente em micro, pequenas e médias empresas, que não permitiam chegar ao nível de crescimento pretendido. Foi necessário ajustar a estratégia e a forma de atuação da Do iT Lean, olhando para os mercados externos, nomeadamente e como foco principal os Estados Unidos.

Apesar das dificuldades conhecidas como a distância, a diferença horária e cultural daquele país, a Do iT Lean apostou com o seu maior trunfo, as pessoas. Com um número elevado de certificações, um nível linguístico perto do nativo, uma capacidade nata para a identificação e adaptação cultural, a equipa Do iT Lean estava pronta para o desafio. Fazendo isto ao mesmo tempo que apoia as empresas portuguesas com suporte na plataforma OutSystems.

03

O salto

A estratégia de entrada nos mercados internacionais acabou por se revelar um desenvolvimento natural da empresa. A equipa estava preparada, agarrando o desafio com garra e paixão, dando início em 2011 à aventura de trabalhar nos palcos internacionais desenvolvendo negócio em diferentes países da Europa, sendo este o ensaio para entrada num dos mais competitivos mercados do mundo - os EUA.

A oferta definida para o mercado americano com uma estratégia de Nearshore/ Offshore provou ser um sucesso, tal como as nossas equipas. Com a experiência conseguida na Europa a Do iT Lean ensaia em 2012 um avanço para a Ásia, mas a crise em Portugal acabou por retirar fundos para a aventura e só em 2016, a região foi novamente foco, desta vez mais centrado na Austrália e Nova Zelândia e com um resultado melhor e duradouro.

A Do It Lean apostou sempre no crescimento além-fronteiras consolidando a presença global com a abertura de um escritório em Austin. Tornando-se em 2017 verdadeiramente global.

04

Os resultados do salto

O resultado direto foi o crescimento em volume de negócios de 480 Mil em 2010 para os 4.9 Milhões de Euros em 2018, mantendo boas perspetivas de crescimento para os próximos anos.

O crescimento dos negócios foi acompanhado pelo aumento da equipa que de 2 colaboradores iniciais chega a 2019 com cerca de 80 elementos.

Este crescimento de negócio só foi possível com a implementação em paralelo de uma política de recrutamento baseada em parcerias com Universidades e Politécnicos, permitindo a captação de recursos qualificados e com aptidão para a aprendizagem da tecnologia OutSystems.

A formação e aposta contínua na certificação, motivação e desenvolvimento do seu capital humano têm sido fatores chave para o sucesso.

Com isto tornou-se um dos Top 5 parceiros da OutSystems a nível mundial, tendo já conquistado 130 projetos em 11 países, muitos deles premiados pela inovação e valor-acrescentado que trazem, e atingindo o nível mais avançado do programa de parcerias - OutSystems Elite Partner.

04

Os resultados do salto

O resultado direto foi o crescimento em volume de negócios de 480 Mil em 2010 para os 4.9 Milhões de Euros em 2018, mantendo boas perspetivas de crescimento para os próximos anos.

O crescimento dos negócios foi acompanhado pelo aumento da equipa que de 2 colaboradores iniciais chega a 2019 com cerca de 80 elementos.

Este crescimento de negócio só foi possível com a implementação em paralelo de uma política de recrutamento baseada em parcerias com Universidades e Politécnicos, permitindo a captação de recursos qualificados e com aptidão para a aprendizagem da tecnologia OutSystems.

A formação e aposta contínua na certificação, motivação e desenvolvimento do seu capital humano têm sido fatores chave para o sucesso.

Com isto tornou-se um dos Top 5 parceiros da OutSystems a nível mundial, tendo já conquistado 130 projetos em 11 países, muitos deles premiados pela inovação e valor-acrescentado que trazem, e atingindo o nível mais avançado do programa de parcerias - OutSystems Elite Partner.