PARTTEAM & OEMKIOSKS


Fundada: 2000 | Sede: Lagoa - VN Famalicao | Área: Informática


Miguel Soares

Nível de Heroísmo 4.6964

Impacto Social

Capacidade Inspiracional 4.8226

Ver Site

A Internet salvou a empresa de uma morte prematura!

01

Antes do salto

A empresa PARTTEAM nasce no ano 2000 mas a sua história começa de facto 3 anos antes. Em 1997, o CEO Miguel Soares tendo terminado o curso de Eng. Electrónica Industrial faz estágio numa empresa de telecomunicações. Na procura de um novo produto para essa empresa verifica que os sistemas de controlo de assiduidade começam a tornar-se um produto muito requisitado pelas empresas, nomeadamente a versão digital que naquela época começava a surgir. É então que encontra um fabricante Nacional desses produtos, lider de mercado, e consegue tornar-se revendedor destes produtos na empresa onde realizava o estágio. Os bons resultados obtidos nos meses seguintes levam à contratação do Miguel Soares por parte desta empresa. Após ter passado pelo dept. técnico e pelo dept. comercial, tendo sido responsável pela abertura da delegação em Lisboa, Miguel Soares decide rescindir contrato com a empresa em questão e abrir a PARTTEAM exactamente para comercializar os mesmos produtos.

02

O que motivou o salto

Em início de 2000, Miguel Soares com outro sócio reparte as quotas de 2500 euros para criar a MSNF Lda (vulgo PARTTEAM), dinheiro que foi angariado no período curto em que trabalhou ao serviço das empresas anteriores. Na altura foi também realizado um empréstimo para fazer face às despesas correntes. A realidade é que a decisão de comercializar os produtos de sistemas de assiduidade sai completamente errada e, num ano apenas, foram comercializados meia dúzia de sistemas. A necessidade de encontrar formas de fazer crescer o negócio faz Miguel Soares desenvolver um site para a PARTTEAM (para apresentar produtos ligados à informática) o que origina inesperadamente uma "corrida" de amigos e conhecidos para que também a PARTTEAM desenvolvesse os sites das suas empresas. Miguel Soares vê-se obrigado a aprofundar de forma autodidata os seus webskills e durante vários anos o desenvolvimento web torna-se o negócio principal da empresa.

03

Dar ou não o salto

Em 2003/2004 a empresa PARTTEAM já tinha alargado os serviços ao desenvolvimento de aplicações multimédia e é nessa altura que um pedido de um cliente faz surgir uma nova ideia de negócio e que se tornaria o core business da empresa até aos dias de hoje. Um cliente pediu um "equipamento com display interactivo" para que pudesse colocar na recepção da sua empresa o que fez Miguel Soares pesquisar por um produto desse tipo, ao que encontrou uma empresa internacional que vendia QUIOSQUES MULTIMÉDIA. Tornou-se de imediato revendedor dessa empresa até que passados apenas 10 meses surge a ideia da PARTTEAM fabricar os próprios Quiosques Multimédia. Existiram algumas hesitações, mas na medida em que a PARTTEAM já efectuava toda a integração de sistemas electrónicos e apenas não produzia as estruturas metálicas, após decisão dos sócios percebeu-se que esse seria o único caminho a seguir se a PARTTEAM se queria tornar num importante player desse mercado.

04

O salto

Após 3 anos de experiência na comercialização e fabrico de quiosques multimédia, e já tendo a empresa desenvolvido alguns modelos próprios, em 2006, o Miguel Soares percebe que o mercado Português não seria suficiente para garantir um futuro sustentável à empresa. Deste modo, seria necessário dar o salto para o mercado internacional. Entretanto adquire a quota ao sócio passando a ficar com a participação exclusiva da empresa. Nesse momento, decide então criar uma marca para fazer face ao mercado internacional e surge a marca OEMKIOSKS. Foi desenvolvido todo o marketing necessário à promoção da marca e dos produtos a nível internacional, nomeadamente o desenvolvimento de um site exclusivamente em idioma Inglês e a aposta na publicidade online. O processo foi obviamente de muita tensão e stress na medida em que foram contratados novos colaboradores e foi assumida a responsabilidade individual de assumir o projecto. Os maiores sacrificios foram obviamente a nível familiar.

05

Os resultados do salto

Os resultados deste salto e desta aposta internacional foram de facto a possibilidade que a empresa teve de crescer a todos os níveis. A PARTTEAM ao longo dos anos passou de uma empresa "one man" para uma equipa de 23 fantásticos colaboradores que possuem competências multidisciplinares que passam pelo desenvolvimento gráfico, design de produto, gestão de produção, engenharia electrónica e de sistemas, desenvolvimento de software, etc. Este crescimento obrigou também a empresa a manter níveis de excelência acima da média quer na prestação de serviços, quer no desenvolvimento de produtos. Sinónimo disto foi a "necessidade" que a empresa teve de em 2013/2014 desenvolver um produto PREMIUM para este mercado, tendo sido criado o NOMYU, um quiosque multimédia interactivo e mupi digital, já reconhecido com prémios internacionais neste sector. A empresa PARTTEAM tem um impacto positivo no Concelho onde se insere ajudando também de alguma forma VN FAMALICÃO a ser o terceiro maior exportador.

04

O salto

Após 3 anos de experiência na comercialização e fabrico de quiosques multimédia, e já tendo a empresa desenvolvido alguns modelos próprios, em 2006, o Miguel Soares percebe que o mercado Português não seria suficiente para garantir um futuro sustentável à empresa. Deste modo, seria necessário dar o salto para o mercado internacional. Entretanto adquire a quota ao sócio passando a ficar com a participação exclusiva da empresa. Nesse momento, decide então criar uma marca para fazer face ao mercado internacional e surge a marca OEMKIOSKS. Foi desenvolvido todo o marketing necessário à promoção da marca e dos produtos a nível internacional, nomeadamente o desenvolvimento de um site exclusivamente em idioma Inglês e a aposta na publicidade online. O processo foi obviamente de muita tensão e stress na medida em que foram contratados novos colaboradores e foi assumida a responsabilidade individual de assumir o projecto. Os maiores sacrificios foram obviamente a nível familiar.

05

Os resultados do salto

Os resultados deste salto e desta aposta internacional foram de facto a possibilidade que a empresa teve de crescer a todos os níveis. A PARTTEAM ao longo dos anos passou de uma empresa "one man" para uma equipa de 23 fantásticos colaboradores que possuem competências multidisciplinares que passam pelo desenvolvimento gráfico, design de produto, gestão de produção, engenharia electrónica e de sistemas, desenvolvimento de software, etc. Este crescimento obrigou também a empresa a manter níveis de excelência acima da média quer na prestação de serviços, quer no desenvolvimento de produtos. Sinónimo disto foi a "necessidade" que a empresa teve de em 2013/2014 desenvolver um produto PREMIUM para este mercado, tendo sido criado o NOMYU, um quiosque multimédia interactivo e mupi digital, já reconhecido com prémios internacionais neste sector. A empresa PARTTEAM tem um impacto positivo no Concelho onde se insere ajudando também de alguma forma VN FAMALICÃO a ser o terceiro maior exportador.