SYSADVANCE - Sistemas de Engenharia SA


Fundada: 2002 | Sede: Maia | Área: Indústria

Ver Site

Jose Vale Machado


Nível de Heroísmo 5

Impacto Social

Capacidade Inspiracional 5

Criação de valor a partir de tecnologia de ponta de Portugal para o Mundo

01

Antes do salto

A Sysadvance iniciou actividade em 2002 como uma spin-off da FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto),. Em 2003 arrancou a divisão industrial com a produção de geradores de azoto e oxigénio. Nesta fase foram criados os primeiros geradores de Azoto. A competência tecnológica da equipa de promotores e o apoio ao desenvolvimento de produto por parte da FEUP constituíram os principais pontos fortes da empresa. A principal fraqueza residia, nessa altura, na novidade do produto no mercado industrial, que dificultava a penetração no mercado. As primeiras vendas ocorrem em 2004, sendo que em 2005 concretizaram-se as primeiras vendas internacionais para Espanha e Brasil. A criação de canais de distribuição, através de distribuidores ou agentes, que colocasse os seus produtos nos mercados industriais a que se destinam foi e continua a ser o principal desafio da SYSADVANCE

02

O que motivou o salto

A criação da da SYSADVANCE obedeceu a um business plan bem definido, como mandam as boas regras das start-ups tecnológicas. Era claro na altura da criação da empresa que a viabilidade e sucesso de um projecto deste tipo passava incondicionalmente pela internacionalização imediata da empresa e seus produtos.

03

Dar ou não o salto

Pelas razões apresentadas acima, o processo de internacionalização era um desígnio que esteve na própria origem da empresa, e era partilhada por todos os seus accionistas. Obviamente que nem sempre o processo e os detalhes de "como fazer" foram claros e objectivos, mas a experiência dos promotores do projecto ajudou na colmatação dessas dificuldades.

04

O salto

A participação em diversas feiras internacionais, juntamente com visitas e missões aos diversos países, bem como a aposta no marketing digital, permitiu a abertura de distribuidores e agentes em mais de 40 países, nos sectores Industrial, Médico e Energia. Obviamente que o numero e intensidade das viagens realizada é um factor importante que afectou tanto a equipa de gestão, como os elementos da equipa comercial hoje em funções. A diversificação de mercados e sectores de actividade que a empresa implementou tem permitido a manutenção de altas taxas de crescimento, e imunidade a crises sectoriais ou locais.

05

Os resultados do salto

A SYSADANCE tem tido um crescimento contínuo nos 15 anos de operação, com taxas de crescimento na ordem dos 30% anuais, bem acima da média de mercado para empresas similares. Igualmente, a rentabilidade da operação tem crescido a ritmos equivalentes. A empresa tem uma actividade exigente, mas conta com uma rotação de colaboradores baixa, o que demostra o sucesso interno e externo da estratégia seguida pela SYSADVANCE. Quanto ao impacto na comunidade, a criação de emprego altamente qualificado, com preferência por jovens altamente qualificados em áreas de engenharia e mecatrónica, bem como a criação de valor acrescentado em produtos transacionáveis, com forte componente exportadora e tecnológica são os factores principais de impacto social da empresa.

04

O salto

A participação em diversas feiras internacionais, juntamente com visitas e missões aos diversos países, bem como a aposta no marketing digital, permitiu a abertura de distribuidores e agentes em mais de 40 países, nos sectores Industrial, Médico e Energia. Obviamente que o numero e intensidade das viagens realizada é um factor importante que afectou tanto a equipa de gestão, como os elementos da equipa comercial hoje em funções. A diversificação de mercados e sectores de actividade que a empresa implementou tem permitido a manutenção de altas taxas de crescimento, e imunidade a crises sectoriais ou locais.

05

Os resultados do salto

A SYSADANCE tem tido um crescimento contínuo nos 15 anos de operação, com taxas de crescimento na ordem dos 30% anuais, bem acima da média de mercado para empresas similares. Igualmente, a rentabilidade da operação tem crescido a ritmos equivalentes. A empresa tem uma actividade exigente, mas conta com uma rotação de colaboradores baixa, o que demostra o sucesso interno e externo da estratégia seguida pela SYSADVANCE. Quanto ao impacto na comunidade, a criação de emprego altamente qualificado, com preferência por jovens altamente qualificados em áreas de engenharia e mecatrónica, bem como a criação de valor acrescentado em produtos transacionáveis, com forte componente exportadora e tecnológica são os factores principais de impacto social da empresa.