Avenidas Invertidas, Lda.


Fundada: 2016 | Sede: Lisboa | Área: Transportes

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Manuel Reis

Com apoio de Manuel Reis, Bernardo R. da Cunha e Bento Louro


Nível de Heroísmo 4.9647696476965

Impacto Social

Capacidade Inspiracional 4.9593495934959

Pontuação Apurada: 1831

A reinventar o setor da mobilidade português desde 2016.



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PRÉMIO Heróis PME

A Avenidas surgiu em 2016 como resposta à discussão em torno da qualidade dos serviços de transporte TVDE quando a insatisfação com o serviço começou a surgir. Nesta altura tínhamos um grande  desafio: destacar-nos num setor saturado através de um serviço de referência. Vimos a oportunidade de criar algo único, independente das plataformas TVDE, colocando a qualidade e a proximidade com os clientes no centro da nossa missão.

Começámos esta jornada com um veículo dedicado ao serviço da Uber a uma área de negócio que foi crescendo e que hoje designamos de “Ride”.  Desenvolvemos e expandimos as operações de transporte de passageiros, evoluindo do transporte particular e escolar para o transporte de turistas, oferecendo experiências únicas com motoristas próprios.

 

A saturação do mercado e a inesperada chegada da pandemia foram os principais catalisadores para a nossa transformação. O processo não foi fácil, especialmente porque estava em causa o futuro da empresa e a capacidade de se adaptar a um ambiente de negócios em constante mudança. Os principais riscos envolvidos incluíam a possibilidade de não sermos capazes de satisfazer as necessidades emergentes dos clientes e perdê-los devido à interrupção dos serviços durante a pandemia, e o investimento significativo necessário para expandir e diversificar as operações.

A reinvenção da Avenidas foi um processo gradual e crucial para garantir a sustentabilidade do negócio e respetivos resultados.

Investimos 500 mil euros para criar outra área de negócio, “Send”, uma resposta direcionada à entrega de produtos alimentares e de e-commerce para consumidores e empresas, que nos permitiu complementar o nosso serviço de base. Esta decisão envolveu um planeamento meticuloso para determinar os requisitos específicos do serviço, identificar as necessidades do mercado e estabelecer metas claras, envolvendo pesquisas de mercado, análises de viabilidade e estudos de custo-benefício.

Complementarmente, foi necessário investir em tecnologia e infraestrutura para apoiar as operações de transporte de entrega de produtos alimentares e de e-commerce. Isso incluiu a aquisição de viaturas especializadas para o transporte seguro e eficiente de produtos, bem como o desenvolvimento de sistemas de rastreamento e logística para monitorizar e gerir as entregas. Os recursos humanos foram essenciais, desde a contratação e formação de motoristas até a criação de estruturas administrativas e de apoio.

Desde então, tivemos um crescimento exponencial. Encerramos 2023 com um volume de negócios de 5 milhões de euros e uma frota 70% eletrificada. Esta jornada permitiu-nos crescer, enquanto empresa e indivíduos, e também impactar positivamente as comunidades nas quais atuamos.

 

Em tempos de adversidade, encontrámos a força para nos adaptar, inovar e fornecer soluções que perduram. No futuro, continuaremos a apostar na equipa e nos nossos clientes, com o mesmo espírito de inovação e dedicação que tem definido a Avenidas ao longo da sua jornada.

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PRÉMIO FACTOR S - SUSTENTABILIDADE

A Avenidas nasceu em 2016 com a visão de ir além do que já era oferecido por outros players no setor da mobilidade português. O ponto de partida foi feito com apenas um veículo dedicado ao serviço de TVDE, mas a ambição era e continua a ser tornarmo-nos num parceiro de referência para as empresas, oferecendo um serviço distinto, premium e de qualidade.

Atualmente, operamos nos setores de mobilidade (Ride), turismo (Tour), distribuição e logística (Send), e operações de crescimento (Grow). Contamos com uma equipa dedicada, composta por 33 colaboradores no escritório e 270 no terreno, abraçando uma variedade de funções, desde motoristas a guias turísticos, estafetas de motas a distribuidores de carrinhas comerciais, e promotores de vendas. Em 2024, temos o objetivo de expandir a equipa, incorporando entre 5 e 10 novos membros no escritório, e contratação de mais pessoas no terreno, elevando o total para 350 colaboradores.

Conscientes do impacto ambiental do setor da mobilidade, decidimos ser agentes de transformação.

A frota da Avenidas, que já é 70% eletrificada, reflete o nosso compromisso com a sustentabilidade. Em 2023, investimos quase 2 milhões de euros em mobilidade sustentável, resultando em 63% de viagens verdes e uma poupança de 376 toneladas de emissões de CO2. Para 2024, traçamos metas ainda mais ambiciosas: eletrificar a restante frota e continuar a liderar a transição energética, com um investimento superior a 2 milhões de euros.

A responsabilidade social e sustentável é uma pedra angular da Avenidas. Cada desafio que enfrentamos alimenta o nosso compromisso em evoluir como empresa e como agentes da mudança positiva no mercado português.

 

Olhamos para o futuro com um propósito claro: dentro de 5 a 10 anos, aspiramos não apenas a ser uma empresa totalmente amiga do ambiente, mas a liderar o caminho para um país descarbonizado e verde. Todos os esforços feitos até hoje são um investimento da Avenidas em soluções para um amanhã melhor. 

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PRÉMIO TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Fundada em 2016 com apenas um veículo dedicado ao serviço TVDE, a Avenidas opera nos setores de mobilidade (Ride), viagens e turismo (Tour), distribuição e logística (Send) e operações de crescimento (Grow) e tem como missão ser um parceiro de negócio de referência de empresas de diferentes setores. Visamos apresentar um serviço de qualidade, distinto do atual mercado saturado, com um lado humano.

Quando nos tornámos independentes das plataformas TVDE, apostámos na digitalização do negócio através da criação de uma webapp que centraliza todos os nossos processos e registos. Com esta ferramenta, conseguimos adaptar o negócio às transformações constantes no setor e no mundo, o que nos permitiu melhorar a gestão do negócio, tomar decisões e inovar com base em dados concretos e tornar a relação com os clientes mais dinâmica. A digitalização veio, acima de tudo, reforçar a premissa: “Here for you. Always”.

Graças à webapp, somos capazes de recolher dados nas várias frentes das nossas operações de forma totalmente, ou quase totalmente automática.

Recorrendo a um registo central, podemos adicionar módulos à medida que os nossos clientes os requerem, ou quando pretendemos começar uma nova operação. Estes módulos, que podem ser desenvolvidos por nós ou sub-contratados, permitem responder a necessidades específicas à medida que as mesmas vão surgindo, o que garante uma enorme flexibilidade nos desenvolvimentos que escolhemos fazer. Agora, quando queremos, por exemplo, disponibilizar KPIs em tempo real a um determinado cliente, o processo é bastante simples, podendo requerer um ligeiro desenvolvimento informático. Devido a esta visibilidade operacional e à forma como usamos essa informação para prestar serviços de alta qualidade, os nossos clientes confiam em nós para crescer as suas operações. 

Aliada a esta transformação, em 2023, investimos 1,5 milhões de euros nas quatro áreas de negócio – Ride, Tour, Send e Grow –, acompanhado por um rebranding, que levou à criação de um novo site para reorganizar os processos internos e aprimorar a nossa estrutura base.

 

Nos próximos três a cinco anos, temos uma visão ambiciosa para a Avenidas. Pretendemos consolidar a nossa posição como líderes de mercado em todas as quatro áreas de negócio e planeamos expandir ainda mais a nossa presença geográfica, tanto a nível nacional quanto internacional, explorando novos mercados e oportunidades de crescimento. Além disso, estamos empenhados em continuar a inovar e aprimorar os nossos serviços, tornando-os cada vez mais acessíveis e confiáveis, através da adoção de tecnologias emergentes e do desenvolvimento de soluções personalizadas para os nossos clientes. Queremos ser reconhecidos não apenas pela qualidade dos nossos serviços, mas também pelo nosso compromisso com a excelência, sustentabilidade e responsabilidade social, e isso passa, essencialmente, pela otimização dos processos, melhorias nas operações e pela instrução dos colaboradores para que possamos acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas em conjunto.