EcoFortunato Lda
Fundada: 2007 | Sede: Marinha Grande | Área: Transportes
Ver SiteFernando Fortunato
Nível de Heroísmo 5
Impacto Social
Capacidade Inspiracional 5
Fundada: 2007 | Sede: Marinha Grande | Área: Transportes
Ver Site
Nível de Heroísmo 5
Impacto Social
Capacidade Inspiracional 5
A Ecofortunato concorre aos Heróis PME como forma de homenagear o seu fundador, um exemplo de trabalho e resiliência para toda a equipa e comunidade.
A Ecofortunato iniciou a sua atividade em 2007, com sede na Marinha Grande, e dedica-se à prestação de serviços, nomeadamente:
- Transportes nacionais de materiais como vidro, areia, casco, vasilhame, entre outros;
- Transportes de resíduos industriais e domésticos, nomeadamente RCD´s, plásticos, cartão e outros, em contentores multiben;
- Transportes de águas residuais domésticas (águas de fossas domésticas);
- Desobstrução de coletores como desentupimentos de caixas de esgotos;
- Serviços de máquinas retroescavadoras para fundações e limpeza de terrenos.
O fundador, Fernando Fortunato, começou por desenvolver a sua atividade em nome individual. Quando criou a empresa já contava com 42 anos de experiência na área dos transportes de mercadorias, máquinas retroescavadoras e recolha de efluentes domésticos. O seu rigor e profissionalismo foram a base do sucesso da Ecofortunato. A sua experiência e conhecimento eram uma mais-valia nos serviços realizados e agregavam valor à empresa.
Nessa altura, a frota incluía duas máquinas retroescavadoras, um camião e um trator equipado com tanque para a recolha dos efluentes domésticos. Em 2007, sentiu a necessidade de constituir a empresa. As alterações no mercado, os compromissos profissionais e a vontade de concorrer a concursos públicos assim o exigiam. Nasce então a Ecofortunato.
A aposta manteve-se e foram ganhos 25 concursos públicos, nomeadamente com o Município da Marinha Grande e o Município de Alcobaça.
Para dar continuidade ao crescimento da Ecofortunato era necessário aumentar a produtividade através da aquisição de novos clientes e criar postos de trabalho. Em 2017, a sócia Joana Fortunato entrou para a empresa com o propósito de dar continuidade ao trabalho do seu fundador e fazer crescer a atividade. Com uma nova força de trabalho, os resultados apareceram: conquistaram trabalhos em novas áreas e angariaram mais clientes, o que significou também o aumento da equipa para responder ao aumento de trabalho.
A Ecofortunato concorre aos Heróis PME como forma de homenagear o seu fundador, um exemplo de trabalho e resiliência para toda a equipa e comunidade.
Sem possibilidade de concorrer a apoios financeiros como o Portugal 2020, a Ecofortunato decide apostar na aquisição de equipamentos para a sua frota e na admissão de mais dois colaboradores. Foram então adquiridos dois camiões de recolha de efluentes domésticos e um para a recolha de resíduos industriais em contentores multiben.
Decorridos alguns anos, a Ecofortunato identificou uma oportunidade de negócio e decidiu ampliar a sua área de atividade iniciando o transporte nacional e internacional de mercadorias por conta de outrem. Para concretizar esta estratégia e dar resposta às necessidades de crescimento, foram adquiridas viaturas de longo curso e criados mais 5 postos de trabalho. Esta aposta permitiu a aquisição de novos clientes e fidelização dos existentes, bem como maior notoriedade junto da comunidade e parceiros.
Todo o processo de evolução e crescimento da Ecofortunato só foi possível graças à solidez financeira que detinha, embora com algumas incertezas no que dizia respeito ao retorno dos investimentos. As decisões foram ponderadas e tomadas por unanimidade.
Na Ecofortunato orgulhamo-nos de, em 2022, ter ultrapassado a barreira dos 500.000 euros de faturação e, independentemente das fragilidades da economia nacional e europeia, conseguir continuar a manter a rota de crescimento, criar postos de trabalho, adquirir novas viaturas e angariar novos clientes. A empresa, que até 2015 contava com dois colaboradores e um part-time, tem agora uma frota de 12 viaturas e uma equipa de 10 colaboradores, altamente qualificados e dedicados à sua evolução e crescimento.
A Ecofortunato concorre aos Heróis PME como forma de homenagear o seu fundador, um exemplo de trabalho e resiliência para toda a equipa e comunidade, que ainda hoje, com 77 anos, continua a trabalhar todos os dias.