Fenabel-The heart of seating


Fundada: 1992 | Sede: Porto | Área: Indústria

Ver Site

Mário Abel Dias Leite


Nível de Heroísmo 4.9714285714286

Impacto Social

Capacidade Inspiracional 5

Pontuação Apurada: 174

A adversidade, na Fenabel, tem o efeito de atrair a força e o sucesso!



01

Antes do salto

A história remonta ao início do Séc. XX quando, em 1907, Abel Leite inicia uma pequena oficina, na cave de sua casa, para a produção artesanal de cadeiras, traçando o futuro das gerações que se seguiam.

Abel, passou o conhecimento ao seu filho, Mário Leite, que entretanto criou a Mário Leite, Lda, dedicada a seguir o negócio de família: produção de cadeiras e mesas, mas de uma forma menos artesanal.

A empresa cresceu e foi tomada a decisão de alterar o nome da empresa para Fenabel, junção dos nomes de 2 dos seus filhos: Fernando e Abel.

Em Fevereiro de 1993, faleceu de forma inesperada, o pilar da empresa, Mário Leite (pai). Então, foi necessário tomar uma decisão: ou se continuava o trabalho que tinha sido feito até então, adotando uma política de reestruturação e crescimento, ou simplesmente se abandonava um projeto que tanto se lutou para construir.

Foi aí que Mário Leite (filho) assumiu o risco e a direção da Fenabel, tendo sempre como motivação a concretização do sonho do pai.

02

O que motivou o salto

A necessidade de crescer e de melhorar, foram os principais impulsionadores desse salto.

A situação económica do país, na altura, só apontava uma saída às empresas que tinham como foco o crescimento: apostar na internacionalização.

Em meados dos anos 90, a Fenabel participava na sua primeira feira internacional, e os resultados não se fizeram esperar. Com a exigência dos mercados internacionais, a empresa teve que redefinir processos e apostar mais na qualidade do produto e do serviço que prestava aos seus clientes.

Assim, procurou fazer todos os dias um pouco melhor que no dia anterior.

03

O salto

Em 2007, a Fenabel aumentou a sua estrutura, aumentando a sua área produtiva e a sua equipa, agora mais especializada nas diversas áreas fundamentais para o crescimento da empresa.

O facto de trabalhar com mercados muito exigentes, ajudou a Fenabel a perceber que o caminho passaria também por uma aposta forte em design de produto.

Esta aposta levou a parcerias com designers de renome internacional, que desde então desenvolvem coleções de cadeiras e mesas, que a Fenabel promove nas inúmeras feiras internacionais em que participa.

Novo software e novas máquinas foram adquiridos para que se pudessem desenvolver estas novas coleções a nível interno, e assim controlar todo o processo de produção.

O sucesso constrói-se passo a passo, e a Fenabel tem como política dar sempre passos sólidos e seguros rumo ao futuro e ao crescimento

04

Os resultados do salto

Todas as decisões, que foram sendo tomadas ao longo do tempo, levaram a Fenabel até onde está hoje.

Uma empresa sólida, com um futuro promissor, para o qual irá contribuir a nova unidade de produção inaugurada no início deste ano, com 12.000 m2, onde profissionais dedicados trabalharão entre a tradição e o que de mais avançado existe, em tecnologia de produção de cadeiras.

A Fenabel alcançou um reconhecimento internacional, no que diz respeito à qualidade dos seus produtos e para além disso, no que se relaciona com a qualidade do seu serviço ao cliente.

Prova disso é o “tagline”: “The Heart of Seating”, sugerido por um cliente, o qual a empresa adoptou como lema a seguir na sua forma de estar no mercado.

A Fenabel procura, de forma consistente, fazer melhor todos os dias. É esta consistência que leva a empresa a atingir novos objectivos, fazendo com que consiga levar os seus produtos até aos quatro cantos do mundo.

04

Os resultados do salto

Todas as decisões, que foram sendo tomadas ao longo do tempo, levaram a Fenabel até onde está hoje.

Uma empresa sólida, com um futuro promissor, para o qual irá contribuir a nova unidade de produção inaugurada no início deste ano, com 12.000 m2, onde profissionais dedicados trabalharão entre a tradição e o que de mais avançado existe, em tecnologia de produção de cadeiras.

A Fenabel alcançou um reconhecimento internacional, no que diz respeito à qualidade dos seus produtos e para além disso, no que se relaciona com a qualidade do seu serviço ao cliente.

Prova disso é o “tagline”: “The Heart of Seating”, sugerido por um cliente, o qual a empresa adoptou como lema a seguir na sua forma de estar no mercado.

A Fenabel procura, de forma consistente, fazer melhor todos os dias. É esta consistência que leva a empresa a atingir novos objectivos, fazendo com que consiga levar os seus produtos até aos quatro cantos do mundo.