Greendet, Lda


Fundada: 2009 | Sede: Coimbra | Área: Indústria

Ver Site

Saul do Corgo e Silva


Nível de Heroísmo 4.9827586206897

Impacto Social

Capacidade Inspiracional 4.9827586206897

Pontuação Apurada: 289

Reduzimos em 90% o uso de plástico descartável. 10 L do nosso detergente concentrado permite obter 600 L de produto final. Personificamos a máximaa: Reduzir | Reutilizar | Recilar.



01

PRÉMIO Heróis PME

A Greendet surgiu em 2009, centrando-se na procura e distribuição de soluções mais sustentáveis, económicas, ecológicas e seguras para o mercado dos detergentes. A história da Greendet prende-se com a história do seu sócio gerente, Saul Silva. Escuteiro por vocação, Químico de formação, Empreendedor por natureza e Pai da Luísa desde 2019, cedo Saul percebeu que estava nas suas mãos ter um papel ativo e responsável na construção de uma sociedade mais sustentável.

A empresa era um sucesso, estava bem ancorada no mercado português, mas Saul sentia que não era suficiente, que tinha o dever de fazer mais. Percebeu que ter como foco a fórmula do detergente não bastava, que era essencial repensar a forma como os produtos são embalados. Começou por, em 2017, apostar na economia de retorno e reutilização, recolhendo as embalagens enquanto fazia entregas, mas… esta abordagem não se revelou economicamente viável (a pegada de carbono associada ao transporte das embalagens vazias era considerável, bem como a pegada hídrica necessária para as reutilizar).

Aqui começou o longo processo que culminou com o lançamento da Linha Plastic Free (LPF). Após muita persistência e trabalho em equipa envolvendo todos os stakeholders, surgiu, em 2023, uma linha disruptiva que parte da premissa que para a sustentabilidade (neste caso, para o consumo de detergentes ecológicos) se tornar realmente uma realidade, tem que ser acessível PARA TODOS, seja em termos de disponibilidade de produtos, seja em termos de valor dos produtos (€).

Este projeto surge da consciência de que: os detergentes são um dos bens mais consumidos a nível mundial (mercado de 132 mil milhões de dólares em 2020); associada à produção de detergentes, está a quantidade de plástico utilizada para obtenção de embalagens de detergentes, que foi aprox. 21,3 milhões de toneladas em 2022.

Estes números implicam um enorme impacto na poluição e nas emissões de dióxido de carbono.

Assim, a LPF engloba vários compromissos:

  • Não existem microplásticos nas matérias-primas.
  • Disponibilizamos aos nossos revendedores um dispensador automático de detergentes: uma máquina self-service, que opera com uma linha inovadora e exclusiva de detergentes concentrados, com selo Ecolabel, especialmente formulada pela Greendet: PlasticFree.
  • Os nossos clientes podem agora trazer a sua própria embalagem, pagando apenas a quantidade de detergente que pretendem adquirir. Eles também podem adquirir embalagens (100% recicláveis) na loja e reutilizá-las em enchimentos futuros.
  • Temos embalagens de cartão para detergentes em pó.

Comercializamos uma gama de cápsulas hidrossolúveis de detergentes concentrados para serem dissolvidas, pelo cliente, in situ (em casa).

 

A LPF está presente em Portugal e Espanha e representa um passo importante e necessário rumo à Sociedade 5.0 e ao cumprimento dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

A LPF é um projeto holístico e sustentável que está a mudar a forma como utilizamos os detergentes: 10 L do nosso detergente concentrado permite obter 600 L de produto final; diminuímos em 90% a utilização de plástico descartável neste setor e consequentemente a pegada de carbono associada à embalagem, transporte e armazenamento que os detergentes comuns suportam. Personificamos a máxima: Reduzir | Reutilizar | Recilar.

02

PRÉMIO FACTOR S - SUSTENTABILIDADE

A Greendet surgiu em 2009, centrando-se na busca e distribuição de soluções mais sustentáveis, económicas, ecológicas e seguras para o mercado dos detergentes. A história da Greendet prende-se com a história do seu sócio-gerente, Saul Silva. Escuteiro por vocação, Químico de formação, Empreendedor por natureza e Pai da Luísa desde 2019, cedo Saul percebeu que estava nas suas mãos ter um papel ativo e responsável na construção de uma sociedade mais sustentável.

Em 2023, lançamos a linha PlasticFree, uma linha inovadora, que veio mudar o consumo e distribuição de detergentes: desenvolvemos uma máquina dispensadora de detergentes automática e self-service, que opera com uma linha inovadora e exclusiva de detergentes concentrados, com selo Ecolabel, armazenados em embalagens “bag-in-box” (reduzindo assim substancialmente o uso de plástico e sendo seguros para o consumidor e para o vendedor).

Esta máquina tem uma tecnologia robusta, utiliza produtos de baixo consumo energético, sustentáveis ​​é compacta e facilmente adaptável a qualquer espaço comercial (a altura da prateleira dispensadora é igual às existentes na loja). A máquina dispensadora desenvolvida pela equipa do projeto, é muito fácil de utilizar e tem baixo impacto energético, uma vez que necessita apenas de água para produzir o detergente: 10 L de detergente concentrado permitem obter 600 L de produto final.

Esta máquina faz a diluição automaticamente, enquanto dispensa a etiqueta que contém a quantidade de detergente, as informações obrigatórias, o preço e o código de barras.

Não há necessidade de utilização de embalagem plástica, pois o consumidor leva a sua própria embalagem e a reutilização é altamente incentivada (o cliente também pode adquirir na loja uma embalagem reutilizável e 100% reciclável).

Esta é uma solução única, que possibilita ainda que o produto possa ser pago numa máquina de pagamento automático, o que facilita a sua utilização em hipermercados, atingindo assim um maior número de consumidores.

Este projeto resulta de um longo trabalho que envolveu diferentes áreas do conhecimento, desde a formulação de detergentes à construção e engenharia de máquinas e design industrial.

A PlasticFree veio para mudar a forma como os consumidores compram detergentes, tendo sempre em mente a sustentabilidade. Com a utilização destas máquinas dispensadoras de detergente, podemos obter uma redução de 90% no uso de plástico.

Além disso, ao promover a utilização de recipientes reutilizáveis ​​para armazenar o detergente, a Greendet está a promover um hábito de consumo mais sustentável e a promover a economia circular.

A máquina dispensadora pode funcionar em qualquer espaço comercial, de qualquer país, tanto em zonas urbanas como rurais, promovendo a igualdade social e a melhoria da qualidade de vida. Reduzimos em 60 vezes o impacto ambiental do produto, em termos de transporte, armazenamento e embalagem necessária.

O mais difícil está feito: a máquina foi concebida, construída e testada. Hoje em dia estamos presentes em várias zonas de Portugal e já chegamos ao mercado Espanhol. Estamos a trabalhar para daqui a 5-10 anos estar presentes em todos os países da Europa.