HMS Sports Consulting


Fundada: 2008 | Sede: São Domingos de Rana | Área: Outros

Ver Site

Hugo Miguel Sousa


Nível de Heroísmo 4.8962264150943

Impacto Social

Capacidade Inspiracional 4.9528301886792

Pontuação Apurada: 523

Fizemos do desporto um modo de vida. Há que correr para ser feliz!



01

Antes do salto

Hugo Miguel Sousa, CEO da HMS Sports, nasceu em 1974 e começou a correr dez anos depois, inspirado pela conquista portuguesa do ouro olímpico em Los Angeles, por Carlos Lopes. Em 1994, completou a primeira maratona e dois anos depois conquistou a meta de um triatlo de longa distância (3,8km natação, 180km ciclismo, 42,2km corrida).

Licenciado em Economia pela Universidade Lusíada e mestre em Marketing Desportivo pelo ISCTE, Hugo Miguel Sousa cedo se aventurou em projectos próprios, criando a Trimania (1993-2002) e agenciando atletas de elite em paralelo com os estudos e, mais tarde, com a actividade profissional.

Dedicou-se ao longo de 11 anos a uma carreira profissional na área comercial, na Portugal Telecom e na Novabase. Em 2008, decidiu finalmente apostar numa empresa própria, a HMS Sports Consulting, cujo primeiro grande projecto foi a edição inaugural da corrida de São Silvestre de Lisboa.

02

O que motivou o salto

Tudo começou em 2008 com o primeiro desafio: uma proposta séria do El Corte Inglés. "E se fizéssemos uma corrida de São Silvestre em Lisboa?"

A proposta do El Corte Inglés concretizou-se em 2008 com a primeira edição daquela que viria a ser a mais icónica corrida de 10km da cidade de Lisboa. E o patrocinador de hoje continua a ser o primeiro.

03

O salto

A proposta que podia ter ficado na conversa de café tornou-se realidade quando Hugo Sousa se dedicou ao projecto a tempo inteiro, munido de força de vontade e a convicção de que a El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa poderia ser a maior corrida a nível nacional.

Mas um investidor e um líder convicto não compõem a totalidade da receita para o êxito deste primeiro desafio da HMS Sports. A visão de Hugo Sousa e a concretização, desta com qualidade, conheceu uma adesão imediata do mercado registando-se cerca de 3.000 atletas inscritos na primeira edição da El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa.

E assim se deram os primeiros passos na dinamização de um sector desportivo ainda adormecido em Portugal: o atletismo para todos.

04

Os resultados do salto

A partir de 2009, a projecção do atletismo nacional e a aposta nos atletas que dele têm feito palco de tão meritórias conquistas eram os conceitos-chave da aposta numa área de negócio que já nascera com a atleta olímpica Vanessa Fernandes, ainda antes da formação oficial da HMS Sports: o agenciamento de atletas de elite.

Em 2012, criamos a HMS Sports Travel com o objectivo de explorar o potencial do turismo desportivo e, até 2013, estivemos na organização de eventos desportivos da Nike.

Estudámos o mercado, seleccionámos os parceiros certos e, em 2017, oferecemos a Portugal o primeiro triatlo longo de Setúbal. Em 2018, criámos e implementámos um plano de sustentabilidade e responsabilidade ambiental, que se traduz na redução da pegada ecológica dos eventos HMS Sports e, para que o nosso público saiba quais os eventos que respeitam estas normas, criámos o selo Evento Verde.

No total, organizámos mais de 100 eventos desportivos e pusemos cerca de 365 mil pessoas a correr.

04

Os resultados do salto

A partir de 2009, a projecção do atletismo nacional e a aposta nos atletas que dele têm feito palco de tão meritórias conquistas eram os conceitos-chave da aposta numa área de negócio que já nascera com a atleta olímpica Vanessa Fernandes, ainda antes da formação oficial da HMS Sports: o agenciamento de atletas de elite.

Em 2012, criamos a HMS Sports Travel com o objectivo de explorar o potencial do turismo desportivo e, até 2013, estivemos na organização de eventos desportivos da Nike.

Estudámos o mercado, seleccionámos os parceiros certos e, em 2017, oferecemos a Portugal o primeiro triatlo longo de Setúbal. Em 2018, criámos e implementámos um plano de sustentabilidade e responsabilidade ambiental, que se traduz na redução da pegada ecológica dos eventos HMS Sports e, para que o nosso público saiba quais os eventos que respeitam estas normas, criámos o selo Evento Verde.

No total, organizámos mais de 100 eventos desportivos e pusemos cerca de 365 mil pessoas a correr.