Marques Lda

Fundada: 1965 | Sede: Odivelas | Área: Restauração

Ver Site

Marques Lda

 


Prémios: Heróis PME

Nível de Heroísmo 4.9790026246719

Impacto Social

Capacidade Inspiracional 4.9711286089239

Nª de Votos: 381 Heróis PME

"Muitas dificuldades de inicio, hoje temos uma empresa de referência nacional"



01

PRÉMIO Heróis PME

A Marques Lda nasceu em 1965 como uma pequena mercearia, passando a ser, anos mais tarde, um restaurante. Em 1995, por nova gerência, o antigo restaurante foi baptizado de Restaurante Abrunhosa + que funcionava em sociedade familiar e tinha apenas 4 colaboradores. Os níveis de faturação, no entanto, não faziam face às despesas e a empresa estava bastante em baixo com prejuízos constantes.

Paulo e Fátima, os atuais proprietários, decidiram adquirir a totalidade do restaurante nascendo o Paullu´s, um dos restaurantes de maior referência em Odivelas.

Mas voltando um pouco atrás, Paulo e Fátima até então tinham tido um percurso variado.

Paulo Pires transmontano, nascido numa aldeia em Macedo de Cavaleiros numa família que se dedicava à agricultura, veio aos 15 anos para Lisboa como soldador. Aproveitando as oportunidades que lhe surgiram, comprou mais tarde, juntamente com o seu irmão, um negócio de oficina Bate-Chapa e Pintura de automóveis.

Sem imaginar as voltas que a vida dá, Paulo que no início do seu negócio, por razões financeiras,  não podia almoçar no restaurante ao lado da sua oficina, restaurante a que iam todos seus trabalhadores. Para ele o mais importante era juntar algum dinheiro para nunca falhar com os funcionários, indo almoçar todos os dias a casa com a esposa que lhe preparava o almoço no café de bairro onde trabalhava situado na serra da luz em Odivelas. 

Com a ambição que o caracteriza, um ano depois comprou o restaurante onde os seus trabalhadores almoçavam todos os dias. Foi aí que começou a sua odisseia na gastronomia e sem perceber nada do assunto, deu emprego aos donos do restaurante. Passou a ser um restaurante muito frequentado por causa dos grelhados à descrição, grelhados esses preparados na rua, num bidon cortado ao meio, as pessoas passavam e ficavam impressionadas com o aroma das carnes e peixes.

Fátima por sua vez nasceu Abrunhosa - Satão e aos 10 anos vem para Lisboa viver com a sua irmã, para ajudar a tomar conta dos 2 sobrinhos. Cresceu e trabalhou no café da sua irmã na serra da Luz  Odivelas. Mais tarde, Fátima comprou o café à sua irmã, café esse que vende, para com a sua ambição comprar um restaurante em sociedade com mais 4 irmãos a Empresa Marques Lda.

 

"O ano 2000 foi quando deram o verdadeiro salto para uma empresa que hoje se destaca como um dos restaurantes de maior referência em Odivelas, o restaurante Paullu´s."

 

Paulo e Fátima nessa altura já se tinham conhecido, começaram a namorar aos 18 anos, compraram casa aos 19 ainda solteiros e casaram aos 21. Foi nesta altura que decidiram adquirir a totalidade do negócio, devido ao mau funcionamento da sociedade.

O ano 2000 foi quando deram o verdadeiro salto para uma empresa que hoje se destaca como um dos restaurantes de maior referência em Odivelas, o restaurante Paullu´s.

O Paullu´s, a partir dessa altura começou a crescer e conquistou vários prémios gastronómicos como Talheres de Ouro 2014. O espaço veio a tornar-se pequeno ( 67m2) para tanta procura, e foi em 2015 que mudaram de instalações, adquirindo um imóvel com 3 pisos num investimento bastante avultado, empregando mais de 14 pessoas.

Em 2021, voltaram a ganhar os Talheres de Ouro 6 já nas novas instalações, e outras dezenas de diplomas e reconhecimentos: empresa PME líder 2018,2019,2020; PME excelência 2019 e 2020; Scoring TOP 10%;  Restauração nacional 2020;  Scoring 5 % das melhores PME de Portugal e Estatuto inovadora COTEC 2021.

Atualmente têm uma ramificação de outras empresas, e o Restaurante Paullu´s abriu outro espaço na Expo sendo já uma referência em Lisboa. Contam abrir a curto prazo um novo restaurante já adquirido nas Colinas do Cruzeiro Odivelas.

Hoje os restaurantes são uma referência nas francesinhas na grande Lisboa e antes da pandemia serviam aproximadamente 600 a 700 refeições diariamente (sem menus).

Os  restaurantes Paullu´s são a prova que a paixão pela gastronomia, a visão e capacidade de se ser autodidacta são dores de crescimento que valem a pena para se conseguir alcançar o sucesso.