Minhofumeiro


Fundada: 1993 | Sede: Correlhã - Ponte de Lima | Área: Outros

Ver Site

António Paulino Gonçalves Rocha

Com apoio de Silvia Maria Rocha


Nível de Heroísmo 5

Impacto Social

Capacidade Inspiracional 5

Pontuação Apurada: 10

MINHOFUMEIRO, desde 1913 - Enchidos com história, tradição e inovação.



01

Antes do salto

A Minhofumeiro nasceu da Casa Borges que, desde 1913, operava na aldeia da Correlhã, em Ponte de Lima. Tratava-se de uma mercearia e casa de fumeiros e carnes verdes.

Assim, foi fundada em 1993, a marca e a empresa Minhofumeiro. Ano em que se remodelou e ampliou as instalações fabris.

Os anos foram passando e a notoriedade dos enchidos e fumados foi aumentando.

Em 2003, investiu-se na modernização e nova ampliação das instalações e em 2005 obteve a certificação do Sistema de Gestão de Segurança Alimentar - ISO22000.

A missão da Minhofumeiro é manter os sabores tradicionais dos enchidos de Ponte de Lima: não abdicar de um elevado nível de qualidade, obtido a partir de processos produtivos assumidamente artesanais e da criteriosa seleção das matérias-primas, de origem nacional. A incorporação nacional nos produtos é uma preocupação da Minhofumeiro. É algo essencial e permite contribuir para balança comercial do nosso país e, por conseguinte, para a própria economia nacional.

02

O que motivou o salto

Como sabemos, uma das principais tendências de mercado alimentar é a preocupação com a saúde, sendo cada vez maior a procura de produtos com menos conservantes químicos mas, simultaneamente mais seguros.

Neste contexto, o mercado demonstra um interesse continuado nas tecnologias de controlo biológico. A segurança microbiológica da grande maioria dos produtos cárnicos disponíveis no mercado é garantida recorrendo à adição de compostos químicos como nitritos e nitratos e ainda elevadas concentrações de sal.

A Minhofumeiro, apesar de operar num setor tipicamente tradicional, ao longo dos anos tem-se associado a várias iniciativas e projetos no âmbito da Investigação e Desenvolvimento.

Aliando o seu vasto conhecimento sobre estes produtos, ao know how das instituição de investigação e ensino. Outro paradigma atual é o da Era Digital, das novas tecnologias e das redes sociais - atentos a esta situação, em 2017 iniciamos um processo de Rebranding da Marca.

03

O salto

Com uma nova imagem, com novos produtos e com novos projetos a Minhofumeiro pretende reforçar o seu posicionamento nos mercados, internos e externos.

O processo de rebranding e o investimento em I&D adveio da necessidade de capacitação e modernização, para responder às exigências de mercado, acompanhado as mudanças nos hábitos alimentares de consumo dos consumidores.

04

Os resultados do salto

Passados já 26 anos da fundação da marca Minhofumeiro, pode-se afirmar que é uma marca bem implementada no mercado e com bons índices de notoriedade; com foco constante na qualidade dos produtos e rigorosos controlos de qualidade de produção; Empresa certificada pela FSSC 22000; com uma estratégia de comunicação diversificada; com boas condições operacionais e de segurança e higiene para a fabricação de todos os produtos da empresa e para os 30 colaboradores da mesma.

04

Os resultados do salto

Passados já 26 anos da fundação da marca Minhofumeiro, pode-se afirmar que é uma marca bem implementada no mercado e com bons índices de notoriedade; com foco constante na qualidade dos produtos e rigorosos controlos de qualidade de produção; Empresa certificada pela FSSC 22000; com uma estratégia de comunicação diversificada; com boas condições operacionais e de segurança e higiene para a fabricação de todos os produtos da empresa e para os 30 colaboradores da mesma.