Onecom, Lda
Fundada: 2012 | Sede: Tondela | Área: Outros
Ver SiteJoaquim Santos
Com apoio de José Luís Martins, Luís Costa e Fernando Romão
Nível de Heroísmo 4.906015037594
Impacto Social
Capacidade Inspiracional 4.8984962406015
Fundada: 2012 | Sede: Tondela | Área: Outros
Ver SiteCom apoio de José Luís Martins, Luís Costa e Fernando Romão
Nível de Heroísmo 4.906015037594
Impacto Social
Capacidade Inspiracional 4.8984962406015
A Onecom é uma empresa especializada na venda e aluguer de equipamento de telecomunicações – centrais telefónicas, telefones, softwares de gestão de chamadas, consultoria de comunicações e contratos com operadoras de rede fixa e móvel.
As soluções e os serviços prestados pela Onecom ajudam PME’s, grandes empresas e entidades públicas a otimizar, não só o trabalho dos seus colaboradores, mas também a experiência dos seus clientes ou utentes, no dia-a-dia das organizações.
Foi em plena crise mundial, em 2012, que tudo começou. Em duas pequenas cidades, uma delas bem no interior do país. (Condeixa e Tondela). A especificidade de um mercado agressivo, com predominância das grandes operadoras de telecomunicações constituía uma ameaça ao sucesso da pequena empresa que começou com apenas 4 colaboradores.
Como na metáfora de David e Golias, a empresa deparava-se com uma luta desigual, enfrentando gigantes estabelecidos com recursos vastos e uma presença dominante.
A concretização de negócios com clientes de várias áreas de atividade, que resultou na sua satisfação, serviu de referência para um crescimento mais sustentado. O acompanhamento personalizado trouxe a confiança necessária para um passa palavra que trouxe cada vez mais clientes. Atualmente, ao fim de 12 anos, são 9 colaboradores que contribuem para a estabilização da empresa que definitivamente conquistou a sua notoriedade em diversas zonas do país.
Além disso, a Onecom tem feito uma forte aposta novos meios de marketing digital, reconhecendo a sua eficácia na prospecção de novos clientes e na consolidação de relacionamentos comerciais, maximizando assim o alcance e impacto no mercado.
A Onecom expandiu também o seu compromisso com a comunidade local, apoiando iniciativas desportivas e culturais que fortalecem os laços com as cidades onde está inserida.
Em todas as empresas, as comunicações são fundamentais.
Com a evolução das tecnologias digitais, embora de forma diferente, todas beneficiaram, no seu desempenho, na sua produtividade e na sua eficácia, quer operacional, quer financeira.
Não apenas com proveito próprio, mas essencialmente para os seus clientes, que são o seu foco principal, a ONECOM desenvolveu uma diferente forma de negócio, para além da tradicional comercialização e implementação de sistemas de comunicações tradicionais.
Num passado ainda recente, as comunicações de voz eram suportadas em duas tecnologias: a rede fixa (que de analógica evoluiu para digital, assente em linhas de cobre) e a rede móvel (de tecnologia GSM), beneficiária da proliferação de antenas para a cobertura territorial.
As ligações entre as duas tecnologias diferentes, além de pouco fiável, era cara, o que levou a uma evolução dos fabricantes, permitindo a utilização de interfaces que faziam a ponte entre as duas tecnologias, ficando a seu cargo a transferência dos diferentes operadores.
Desde o surgimento da internet, que nos seus primórdios estava refém da rede de cobre e com limitações de vária ordem, a começar pela velocidade de transmissão de dados, medida em “bits”, até aos preços praticados, também por causa da falta de concorrência no mercado, tudo evoluiu mais rapidamente que o esperado.
A novidade das estruturas de rede de fibra de vidro, trouxe, logo à partida, duas enormes vantagens: a velocidade de comunicação e a economia de materiais, sobretudo pela escassez e consequente aumento constante dos preços do cobre.
Para o consumidor, que ansiosamente esperava por ter acesso a esses serviços, ou na sua casa ou na sua empresa, o tempo de espera parecia uma eternidade. Mas que terão dito os nossos antepassados? É que desde a invenção do telefone, de comunicação analógica, até aos primeiros passos da internet, passaram mais de 110 anos. Depois, desde a digitalização das linhas, da implementação da ADSL até à fibra, bastaram cerca 2 décadas, embora já existissem experiências piloto, desde os anos 60 do século passado, com a tecnologia de fibra.
Hoje, com um mercado concorrencial muito agressivo, a implementação de rede de fibra está a inundar o mercado e o país, mesmo em localidades mais distantes dos grandes centros populacionais, permitindo transmissão de televisão e de comunicações de voz, dados e imagem.
A tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol) veio dar uma nova vida às empresas e organizações: mais rapidez, maior produtividade e mais economia nas comunicações.
Hoje, os nossos clientes veem a ONECOM como o seu parceiro de comunicações, que os aconselha e oferece as melhores e mais económicas soluções, maximizando os seus acessos de internet ao serviço da voz, muito mais económica que na forma tradicional de comunicar, quer para rede fixa, quer para rede movel, tanto para chamadas nacionais como internacionais.
Essa mesma tecnologia permite “encurtar distâncias, poupar tempo e custos de deslocações”, substituindo intervenções locais por via remota.
Em traços gerais, e pelas competências que nos propusemos, beneficia a ONECOM e, com isso, os nossos clientes, tornando tudo mais simples, rápido e eficaz.
Com um olhar no interesse geral dos cidadãos e sua contribuição para a manutenção do Estado, uma das grandes áreas de preocupação são os gastos do setor público, entre as quais destacamos as autarquias, os institutos e as escolas dos diferentes graus de ensino.
Como testemunho do nosso trabalho no setor público e nossa de cidadania consciente, apresentamos um vídeo-resumo dos testemunhos de satisfação dos nossos clientes no setor da educação.