WDMI - Dist. Material Informático Unip.,Lda


Fundada: 2011 | Sede: RIO TINTO | Área: Informática

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Nelson Dias

Com apoio de Ema Dias


Nível de Heroísmo 4.9636048526863

Impacto Social

Capacidade Inspiracional 4.9670710571924

Pontuação Apurada: 2865

Building Professional Computers – De Portugal para um Mundo Sustentável!



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PRÉMIO INTERNACIONALIZAÇÃO

A WDMI está no mercado há 12 anos e tem como core business a informática recondicionada. Com 21 colaboradores e com um padrão de negócio já assente no mercado, 2023 foi o ano escolhido para implementar uma estratégia de internacionalização.


A nossa história é pautada por um crescimento sustentável, que nos possibilitou chegar até aqui como Líderes de Mercado na Península Ibérica, alcançando importantes conquistas como as de PME Líder e Excelência (vários anos consecutivos), Heróis PME 2023, Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal, ISO 9001 / 14001 / 27001, 18.º lugar global no Ranking Technology Fast 500 EMEA 2015 da Deloitte, cotando-se como a melhor empresa nacional e, simultaneamente, o melhor lugar alguma vez alcançado por uma empresa portuguesa, entre outros.

Com um acentuado crescimento do volume de negócios (de 7M pra 10M) em fase pandémica, 2022 foi um ano de adaptação à nova realidade sempre com o objetivo de continuar a crescer de ano para ano.


Qual o plano? Alavancar a nossa marca BPC (Building Professional Computers) para o contexto internacional.

Já criada em 2015 – inicialmente apenas com o intuito de montar computadores à medida das necessidades dos clientes, em 2022 fizemos o registo internacional da marca com uma redefinição do modelo de negócio: Criar uma marca própria e sustentável de Memórias Ram e Discos SSD e colmatar uma lacuna de mercado por todo o mundo – a grande variedade de modelos específicos para as diferentes marcas.

Em conjunto com um parceiro na China, desenvolvemos através de um chip, uma estrutura One-size-fits-all para os novos modelos de Memória RAM. Estes modelos são compatíveis com qualquer marca e modelo de computador, evitando assim desperdícios eletrónicos e ao mesmo tempo entramos no mercado de forma muito mais abrangente e com uma gestão de stocks muito mais eficaz. A nossa gama de discos SSD vem complementar a oferta. Esta é a nossa USP – Unique Selling Proposition e que nos diferencia do resto do mercado.

 

Em junho de 2023, lançamos o website da marca (https://bpc-systems.com/) e contratamos um Export Manager, vindo de uma empresa inglesa, com vasto conhecimento deste mercado. Era a forma ideal de conhecer os hábitos de consumo dos diferentes tipos de clientes e culturas por todo o mundo, utilizando as mais diversas plataformas de venda.

Em 2023, de junho a dezembro, comercializamos 49.875 peças o que perfaz um volume de 1.145.000€ em vendas internacionais apenas nestes produtos. Para 2024, o objetivo é dobrar a faturação!

Os resultados começaram a surgir e a marca está com um crescimento muito interessante para esta fase inicial. Podemos avançar com alguns números:
Em 2023, de junho a dezembro, comercializamos 49.875 peças o que perfaz um volume de 1.145.000€ em vendas internacionais apenas nestes produtos.
Para 2024, o objetivo é dobrar a faturação, sendo que nos primeiros 2 meses do ano conseguimos um resultado de 11.127 peças com um volume de 240.000€. Sabendo que os 2 últimos trimestres do ano são os de mais movimentação de mercado, estamos bastante confiantes!

Atualmente na Europa já trabalhamos nos seguintes mercados: Alemanha, Itália, Polónia, Grã-Bretanha, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Roménia, Hungria, Bélgica, Bulgária, França, República Checa, Holanda, Eslováquia, Letónia, Malta e Estónia. Em África: Cabo Verde, Angola e São Tomé e na Ásia: Hong Kong.

Orgulhosamente Portugueses, sentimos que estamos a desmistificar um pouco o pensamento “pequeno” que na Europa têm sobre o nosso país. Conseguimos entrar em mercados difíceis, ser competitivos e primeira escolha em muitos deles, tudo isto em menos de um ano.

 

Sabemos que ainda temos um grande caminho para percorrer, mas isso só nos faz acreditar ainda mais. Para os próximos 3-5 anos, queremos aumentar a oferta de produtos diferenciadores, aumentar a presença no mercado europeu, africano e americano e passar a mensagem que em qualquer que seja o ramo de negócio, podemos escolher o caminho sustentável.