Fenabel-The heart of seating 
Fundada: 1992 | Sede: Porto | Área: Indústria
Ver SiteFundada: 1992 | Sede: Porto | Área: Indústria
Ver SiteA história remonta ao início do Séc. XX quando, em 1907, Abel Leite inicia uma pequena oficina, na cave de sua casa, para a produção artesanal de cadeiras, traçando o futuro das gerações que se seguiam.
Abel, passou o conhecimento ao seu filho, Mário Leite, que entretanto criou a Mário Leite, Lda, dedicada a seguir o negócio de família: produção de cadeiras e mesas, mas de uma forma menos artesanal.
A empresa cresceu e foi tomada a decisão de alterar o nome da empresa para Fenabel, junção dos nomes de 2 dos seus filhos: Fernando e Abel.
Em Fevereiro de 1993, faleceu de forma inesperada, o pilar da empresa, Mário Leite (pai). Então, foi necessário tomar uma decisão: ou se continuava o trabalho que tinha sido feito até então, adotando uma política de reestruturação e crescimento, ou simplesmente se abandonava um projeto que tanto se lutou para construir.
Foi aí que Mário Leite (filho) assumiu o risco e a direção da Fenabel, tendo sempre como motivação a concretização do sonho do pai.
A necessidade de crescer e de melhorar, foram os principais impulsionadores desse salto.
A situação económica do país, na altura, só apontava uma saída às empresas que tinham como foco o crescimento: apostar na internacionalização.
Em meados dos anos 90, a Fenabel participava na sua primeira feira internacional, e os resultados não se fizeram esperar. Com a exigência dos mercados internacionais, a empresa teve que redefinir processos e apostar mais na qualidade do produto e do serviço que prestava aos seus clientes.
Assim, procurou fazer todos os dias um pouco melhor que no dia anterior.
Em 2007, a Fenabel aumentou a sua estrutura, aumentando a sua área produtiva e a sua equipa, agora mais especializada nas diversas áreas fundamentais para o crescimento da empresa.
O facto de trabalhar com mercados muito exigentes, ajudou a Fenabel a perceber que o caminho passaria também por uma aposta forte em design de produto.
Esta aposta levou a parcerias com designers de renome internacional, que desde então desenvolvem coleções de cadeiras e mesas, que a Fenabel promove nas inúmeras feiras internacionais em que participa.
Novo software e novas máquinas foram adquiridos para que se pudessem desenvolver estas novas coleções a nível interno, e assim controlar todo o processo de produção.
O sucesso constrói-se passo a passo, e a Fenabel tem como política dar sempre passos sólidos e seguros rumo ao futuro e ao crescimento
Todas as decisões, que foram sendo tomadas ao longo do tempo, levaram a Fenabel até onde está hoje.
Uma empresa sólida, com um futuro promissor, para o qual irá contribuir a nova unidade de produção inaugurada no início deste ano, com 12.000 m2, onde profissionais dedicados trabalharão entre a tradição e o que de mais avançado existe, em tecnologia de produção de cadeiras.
A Fenabel alcançou um reconhecimento internacional, no que diz respeito à qualidade dos seus produtos e para além disso, no que se relaciona com a qualidade do seu serviço ao cliente.
Prova disso é o “tagline”: “The Heart of Seating”, sugerido por um cliente, o qual a empresa adoptou como lema a seguir na sua forma de estar no mercado.
A Fenabel procura, de forma consistente, fazer melhor todos os dias. É esta consistência que leva a empresa a atingir novos objectivos, fazendo com que consiga levar os seus produtos até aos quatro cantos do mundo.
Todas as decisões, que foram sendo tomadas ao longo do tempo, levaram a Fenabel até onde está hoje.
Uma empresa sólida, com um futuro promissor, para o qual irá contribuir a nova unidade de produção inaugurada no início deste ano, com 12.000 m2, onde profissionais dedicados trabalharão entre a tradição e o que de mais avançado existe, em tecnologia de produção de cadeiras.
A Fenabel alcançou um reconhecimento internacional, no que diz respeito à qualidade dos seus produtos e para além disso, no que se relaciona com a qualidade do seu serviço ao cliente.
Prova disso é o “tagline”: “The Heart of Seating”, sugerido por um cliente, o qual a empresa adoptou como lema a seguir na sua forma de estar no mercado.
A Fenabel procura, de forma consistente, fazer melhor todos os dias. É esta consistência que leva a empresa a atingir novos objectivos, fazendo com que consiga levar os seus produtos até aos quatro cantos do mundo.