Minhofumeiro 
Fundada: 1993 | Sede: Correlhã - Ponte de Lima | Área: Outros
Ver SiteAntónio Paulino Gonçalves Rocha
Com apoio de Silvia Maria Rocha
Fundada: 1993 | Sede: Correlhã - Ponte de Lima | Área: Outros
Ver SiteCom apoio de Silvia Maria Rocha
A Minhofumeiro nasceu da Casa Borges que, desde 1913, operava na aldeia da Correlhã, em Ponte de Lima. Tratava-se de uma mercearia e casa de fumeiros e carnes verdes.
Assim, foi fundada em 1993, a marca e a empresa Minhofumeiro. Ano em que se remodelou e ampliou as instalações fabris.
Os anos foram passando e a notoriedade dos enchidos e fumados foi aumentando.
Em 2003, investiu-se na modernização e nova ampliação das instalações e em 2005 obteve a certificação do Sistema de Gestão de Segurança Alimentar - ISO22000.
A missão da Minhofumeiro é manter os sabores tradicionais dos enchidos de Ponte de Lima: não abdicar de um elevado nível de qualidade, obtido a partir de processos produtivos assumidamente artesanais e da criteriosa seleção das matérias-primas, de origem nacional. A incorporação nacional nos produtos é uma preocupação da Minhofumeiro. É algo essencial e permite contribuir para balança comercial do nosso país e, por conseguinte, para a própria economia nacional.
Como sabemos, uma das principais tendências de mercado alimentar é a preocupação com a saúde, sendo cada vez maior a procura de produtos com menos conservantes químicos mas, simultaneamente mais seguros.
Neste contexto, o mercado demonstra um interesse continuado nas tecnologias de controlo biológico. A segurança microbiológica da grande maioria dos produtos cárnicos disponíveis no mercado é garantida recorrendo à adição de compostos químicos como nitritos e nitratos e ainda elevadas concentrações de sal.
A Minhofumeiro, apesar de operar num setor tipicamente tradicional, ao longo dos anos tem-se associado a várias iniciativas e projetos no âmbito da Investigação e Desenvolvimento.
Aliando o seu vasto conhecimento sobre estes produtos, ao know how das instituição de investigação e ensino. Outro paradigma atual é o da Era Digital, das novas tecnologias e das redes sociais - atentos a esta situação, em 2017 iniciamos um processo de Rebranding da Marca.
Com uma nova imagem, com novos produtos e com novos projetos a Minhofumeiro pretende reforçar o seu posicionamento nos mercados, internos e externos.
O processo de rebranding e o investimento em I&D adveio da necessidade de capacitação e modernização, para responder às exigências de mercado, acompanhado as mudanças nos hábitos alimentares de consumo dos consumidores.
Passados já 26 anos da fundação da marca Minhofumeiro, pode-se afirmar que é uma marca bem implementada no mercado e com bons índices de notoriedade; com foco constante na qualidade dos produtos e rigorosos controlos de qualidade de produção; Empresa certificada pela FSSC 22000; com uma estratégia de comunicação diversificada; com boas condições operacionais e de segurança e higiene para a fabricação de todos os produtos da empresa e para os 30 colaboradores da mesma.
Passados já 26 anos da fundação da marca Minhofumeiro, pode-se afirmar que é uma marca bem implementada no mercado e com bons índices de notoriedade; com foco constante na qualidade dos produtos e rigorosos controlos de qualidade de produção; Empresa certificada pela FSSC 22000; com uma estratégia de comunicação diversificada; com boas condições operacionais e de segurança e higiene para a fabricação de todos os produtos da empresa e para os 30 colaboradores da mesma.