Fontes, Ribeiro & Fontes, Lda

Fundada: 1983 | Sede: Arouca | Área: Comércio

Ver Site

Vitor Fontes

 


Prémios: Transformação digital

A palavra de ordem é sempre garantir a maior satisfação ao cliente valorizando sempre a qualidade de serviços prestados e dos produtos comercializados.



03

PRÉMIO TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

UMA EQUIPA DE RECORDES NO PICO DA PANDEMIA
Fundada em 18 de janeiro de 1983, com apenas 2 funcionários e numa pequena loja com 75 metros quadrados, no centro de Arouca, inicialmente denominada de "Casa Amorim". A empresa sofreu diversas reestruturações resultantes da constante adequação às exigências do mercado. Em 1995, já com António Fontes e Alberto Ribeiro, mudou-se para um espaço um pouco maior contando com um quadro de pessoal de cinco pessoas. Em 2007, com a saída do sócio José Amorim e a entrada do sócio Vitor Fontes, a empresa adquire parte das instalações da fábrica de calçado “Clarks” e muda-se então para as atuais instalações, passando a ocupar uma área de 3.000 metros quadrados - 500 metros quadrados de exposição, 2180 metros quadrados de armazém e 200 metros quadrados de área administrativa. A empresa reforçou o quadro de pessoal com a admissão de 3 novos comerciais e, em 2017, adquire um lote de terreno aumentando assim a área de armazenagem em mais 2.360 metros quadrados. 

Ao longo de todos estes anos adquiriu experiências e competências que lhe permitem ser hoje uma referência no setor do comércio de materiais de construção. A empresa foi PME Líder em 2018, 2019, 2020 e aguarda os resultados de 2021. 

LUTAMOS PELA EXCELÊNCIA E COM A EVOLUÇÃO
2020 e 2021 retratam uma temporada de luta constante e de uma adaptação proeminente às variações do mercado. Em apenas dois anos, a empresa testemunhou uma evolução extraordinária que só era expectável nos próximos dez anos, já para não falar no desafio que foi imposto às empresas que foi, também ele, 10 vezes superior. 

A Fontes, Ribeiro & Fontes, não quis ficar para trás e marcou o passo nesta caminhada tecnológica e no crescimento implícito nesta nova forma de gestão. O objetivo era estarem cada vez mais próximos dos clientes e consumidores, bem como melhorar o sistema logístico e aumentar a notoriedade da empresa perante o público.

UMA CONSTRUÇÃO DIGITAL
Um serviço digital que apenas apresentava foco nas redes sociais, apresenta agora uma transformação digital com a criação de uma nova loja online. Um projeto que vem acompanhado de uma diferenciação com eixo nos seguintes aspetos: 

- Comunicação da Marca (de forma a gerar um aumento da sua notoriedade)
- Serviço Prestado (as compras de sempre, agora à distância de um clique e com entrega porta-a-porta) e que respeita sempre a qualidade dos produtos com que trabalhamos. Com uma aplicação prática e concreta no mercado, este é um projeto que aproxima os consumidores dos produtos, facilitando a prática de consumo (que até então apenas se registava em espaço físico). 

O resultado desta nova construção digital? Uma jornada do consumidor mais curta e facilitada, fazendo com que o cliente da Fontes, Ribeiro & Fontes tenha exatamente a mesma experiência de compra sem sair da sua casa.

“Em apenas dois anos, a empresa testemunhou uma evolução extraordinária que só era expectável nos próximos dez anos.” 

REDES SOCIAIS
Quanto às plataformas sociais: a empresa tem uma presença digital forte no  Facebook e no Instagram, canais que se revelaram de uma extrema importância durante o pico pandémico, já que se tornaram nas bases de comunicação com os clientes da Fontes, Ribeiro & Fontes. 

A página de Linkedin e a loja online foram desenvolvidas apenas em 2022.

O WEBSITE
O website é um projeto que começou a ser desenvolvido desde janeiro de 2021. Foi concluído em janeiro de 2022 e é o culminar do esforço de três equipas: BrainOne (desenvolvimento do website), BE.CRE8TIVE (decoração e design gráfico) e ainda dos responsáveis de marketing e departamento comercial da empresa. 

A plataforma que integra também a loja online está disponível em www.fonteseribeiro.pt.

OS RESULTADOS
Resultados obtidos através da Loja Online desde o dia 1 de janeiro de 2022: 307 Novos Utilizadores | 2200 Interações | +90 Cliques | 15 Vendas

PLANOS E PROJETOS
A evolução e a tecnologia são caminhos que se cruzam e são os pilares do nosso futuro. Depois de um grande investimento no projeto aqui apresentado, os objetivos a curto prazo da empresa, passam por uma manutenção e exploração das ferramentas agora desenvolvidas. A exploração do marketing digital da empresa é um dos maiores objetivos já para o ano de 2022.

A palavra de ordem é sempre garantir a maior satisfação ao cliente valorizando sempre a qualidade de serviços prestados e dos produtos comercializados.