Motorline Electrocelos, S.A. 
Fundada: 1986 | Sede: Travessa do Sobreiro, nº29, 4755-474 Rio Côvo Santa Eugénia - Barcelos | Área: Comércio
Ver SiteAndré António da Cunha Sá Viana
Prémios: Heróis PME
Fundada: 1986 | Sede: Travessa do Sobreiro, nº29, 4755-474 Rio Côvo Santa Eugénia - Barcelos | Área: Comércio
Ver Site
Prémios: Heróis PME
Em 1986, o atual CEO e Fundador da marca portuguesa, André Viana, dá início a uma atividade ligada ao ramo automóvel, que exerce até 1989. Durante esses anos, frequentou várias formações relacionadas com a atividade e, nessa altura, um dos seus formadores alerta-o para o futuro incerto do ramo automóvel.
Esse alerta desperta André Viana, que começa desde logo a pensar numa outra alternativa para o futuro do seu negócio. Foi então que, em 1990, encontra outra atividade e é quando transporta o seu conhecimento, experiência e a tecnologia do ramo automóvel para a construção civil, começando por desenvolver produtos para automatizar portas, portões e janelas de moradias.
De 1990 a 2000, a empresa desenvolve-se e passa por uma fase de adaptação à nova área. É também quando André Viana, sente o desejo de alargar horizontes e “navegar por mares nunca dantes navegados”. Com esse pensamento, surge a ideia de criar uma nova marca – a Motorline Professional.
Com o objetivo de internacionalizar e expandir a marca, entre 2000 a 2010, André Viana estabeleceu parcerias com empresas italianas e alemãs, conhecidas por serem experientes nas áreas de automação e tecnologia. A realidade é que esse objetivo não foi alcançado e, como o motor de arranque da marca Motorline não podia ficar parado, André Viana compra todas as participações aos seus parceiros estrangeiros e constitui uma empresa familiar, iniciando um projeto mais sólido dali para a frente.
Durante esse período houve uma envolvência com um grande leque de mercados, que permitiram obter também uma vasta experiência. É então, entre 2010 e 2012, que a marca dá o salto e alcança novos resultados. Foi necessário alcançar esse posicionamento para a empresa remar para um futuro saudável e sustentável, sem obstáculos para o seu desenvolvimento e crescimento. Uma decisão tomada com firmeza, sem arrependimentos e que, ainda hoje, André Viana recorda como tendo sido uma aprendizagem, que provavelmente motivou também a empresa a dar um salto ainda maior e mais rápido, porque as coisas não estavam a correr como esperado e como se tinha previsto inicialmente.
“É uma marca experiente e dinâmica que desenvolve e produz sistemas de automatização para residências, indústrias e controlo rodoviário, com o objetivo de simplificar a vida das pessoas.”
A mudança para a marca Motorline Professional aconteceu de uma forma natural, criando-se todas as condições para que todos os stakeholders se sentissem sempre bem e acompanhados.
Atualmente a marca está representada em mais de 50 países através de 15 mil distribuidores e profissionais da área, oficialmente especializados na instalação dos seus produtos, para que esta seja realizada dentro das normas de segurança e qualidade exigidas pela Motorline.
Nos 36 anos de existência da marca foram desenvolvidas estratégias diferenciadoras que valorizam o design e a funcionalidade dos produtos. Desta forma, existe uma procura constante de materiais de qualidade e eficientes, como também, a implementação de novos métodos de produção, com o objetivo final de disponibilizar produtos de topo a preços competitivos.
No final do ano passado a empresa realizou um investimento na ampliação das suas instalações para 18 500 metros quadrados, que acompanha o momento de evolução que a empresa tem vivido. Apesar destes últimos anos terem sido atípicos, devido à pandemia, a empresa apresentou sempre resultados positivos e com um crescimento de 20% anual.
Recentemente foi distinguida com o Estatuto Inovadora COTEC 2021, em reconhecimento dos seus elevados padrões de solidez financeira, competências de inovação e desempenho económico.
Os maiores sacrifícios foram obviamente sentidos a nível pessoal e familiar. Mas, André Viana, acredita que faz parte da jornada e da vida de um empresário, que desenvolveu um projeto de raiz e lutou (e luta) todos os dias para o ver crescer. Acima de tudo, sente-se muito feliz e realizado por ter conseguido desenvolver num curto espaço de tempo, uma marca como a Motorline Professional, que hoje emprega mais de 200 pessoas e está presente em mais de 50 países.