Retail Concept SA 
Fundada: 2007 | Sede: Leça do Balio | Área: Construção
Ver SiteHermínio Araújo
Prémios: Sustentabilidade - Factor S Transformação digital
Fundada: 2007 | Sede: Leça do Balio | Área: Construção
Ver Site
Prémios: Sustentabilidade - Factor S Transformação digital
A Retail Concept, S.A., foi criada em abril de 2005, liderada pelo empresário Manuel Fernando da Costa Oliveira e Silva. A sua génese tem como princípio fulcral criar soluções para todos os desafios na área da construção civil.
A empresa encontra-se certificada pela SGS, na NP ISSO 45001:2019 - Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho - desde setembro de 2021, já sendo certificada na OHSAS 18001 desde 2017. Sempre se preocupou em influenciar a qualidade de vida dos seus trabalhadores, colaboradores e terceiros, comprometendo-se em proporcionar um ambiente saudável e seguro a todos.
Com o crescimento da empresa, procurou implementar, desenvolver e certificar o Sistema de Gestão da Qualidade. Por esse motivo, no último trimestre de 2021 iniciou o processo com o apoio da consultora Marisa Leal e da AECOPA – Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis, com o objetivo de certificar o Sistema de Gestão da Qualidade em 2022/2023.
A Retail Concept sempre demonstrou uma preocupação com o ambiente, tendo-se tornado uma preocupação com maior impacto com o crescimento da empresa. Com o intuito de contribuir para a descarbonização do planeta, decidiu adquirir dois veículos elétricos em 2019, um elétrico e um híbrido em 2020, para diminuir o consumo de combustível nas viagens realizadas.
A empresa foi selecionada como Entidade Executante em dois projetos propostos a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design): Continente de Matosinhos (2017) e a remodelação da Torre de escritório da Sonae em Matosinhos (2021).
Esta certificação é atribuída apenas a construções sustentáveis pela organização não governamental United States Green Building Council (USGBC). O intuito é promover e estimular práticas de construções verdes e que apliquem os seguintes critérios nos seus projetos: Localização e Transporte, Lotes Sustentáveis, Eficiência da Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Interna dos Ambientes, Inovação e Prioridades Regionais.
O objetivo da Retail Concept é diminuir o consumo de recursos hídricos e de energia elétrica e, na sua impossibilidade, manter os consumos em relação ao ano anterior.
Além disso, a empresa encontra-se inscrita no SILIAMB – Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente como produtor de resíduos, tal como no SRIR – Sistema Regional de Informação de Resíduos – Açores, como produtor de resíduos. E, por isso, procura proceder à máxima separação de resíduos possível tentando diminuir a quantidade de misturas de resíduos.
“A Retail Concept reconhece a importância da Sustentabilidade como a alternativa de garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta.”
A Retail Concept reconhece a importância da Sustentabilidade como a alternativa de garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta. A empresa está empenhada em desenvolver as suas atividades com base nos três pilares da Sustentabilidade:
- SOCIAL - Proporcionar um ambiente que estimule a criação de relações de trabalho legítimas e saudáveis, além de favorecer o desenvolvimento pessoal e coletivo dos trabalhadores;
- ECONÓMICO - Ser capaz de produzir, distribuir e oferecer os seus serviços de forma a estabelecer uma relação de competitividade justa em relação aos demais concorrentes do mercado, prevenindo as más condições de trabalho dos trabalhadores ou a degradação do meio ambiente à sua volta;
- AMBIENTAL - Promover ações que reduzam os impactos ambientais e proporcionem uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. Fazer com que os materiais sejam reutilizados, definindo alternativas para a exploração dos recursos naturais e encontrar novas formas de gerar e economizar energia.
Com todos os desafios presentes no dia-a-dia, sejam eles de caráter económico, social ou ambiental a Retail Concept, compromete-se a:
- Proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável;
- Estimular as relações interpessoais dos seus trabalhadores;
- Favorecer o desenvolvimento dos seus trabalhadores;
- Atuar de acordo com a legislação ambiental, normas e diretrizes aplicáveis ao setor da Construção Civil;
- Minimizar os impactos ambientais;
- Minimizar a geração de resíduos de qualquer natureza (produção mais limpa) assegurando a sua destinação responsável e segura;
- Priorizar, sempre que possível, à reutilização e a reciclagem dos materiais;
- Prevenir os riscos ambientais, ocupacionais e patrimoniais;
- Sensibilizar todos os seus colaboradores para a importância da consciencialização e competências ambientais, tanto individuais como coletivas.
Todos os anos a Retail Concept procura diminuir os seus consumos e a sua pegada ecológica em relação aos anos anteriores. Faz parte do ADN da empresa contribuir para uma economia mais sustentável, consciente e humana.
A Retail Concept S.A conta com 15 anos de serviço de Excelência, Requinte e Qualidade. Um dos lemas da empresa demonstra isso mesmo: "Não existem percursos com obstáculos, mas percursos com soluções."
Aos dias de hoje, a Retail Concept, S.A., tem mais de 70 trabalhadores que, com a sua dedicação e a visão do seu Fundador, encontram-se preparados para os desafios mais exigentes.
A transição digital representou mais uma oportunidade para melhorar os níveis de produtividade da empresa e, por isso, em 2018, a equipa desenvolveu um plano de transformação digital com o objetivo de potenciar a inovação e melhorar os serviços prestados aos clientes.
A Retail Concept, S.A. - sendo uma uma empresa de referência a nível nacional, na área da construção civil - tem a missão de criar um leque diversificado de soluções integradas e diferenciadoras, que potenciem a produtividade interna dos seus colaboradores e também a qualidade dos trabalhos apresentados.
O mundo mudou. As empresas precisam estar sempre um passo à frente, exceder as expectativas e apresentar projetos diferenciadores. Estar a par das tendências atuais é a chave para fazer essa diferença!
Ainda antes da pandemia, em 2018, a empresa percebeu que a transformação digital já não era uma ideia do futuro, mas sim uma realidade do presente. E, por isso, foi implementado um plano de ação.
"Não existem percursos com obstáculos, mas percursos com soluções."
A Retail Concept, S.A. tem evoluído no sentido de fomentar a digitalização e terminar com os processos em papel.
Desenvolvemos um software dedicado a automatizar processos: interligar os processos de obra digitais entre si, desde a elaboração de orçamento inicial até à emissão da fatura final, passando por todo o processo de controle de obra, elaboração de autos, encomendas e gestão de dados.
Este plano de transformação digital engloba uma equipa especializada em concretizar e optimizar todos os processos da empresa. O objetivo é facilitar a gestão de cada projeto com uma natural fluidez e rapidez - características que fazem parte do ADN da empresa.
Este plano de digitalização é também um aliado à estratégia de sustentabilidade, os dois planos são indissociáveis e contribuem para a Retail Concept S.A se posicionar como uma empresa de referência no setor da construção civil.
Estes são os 5 pilares do nosso plano de Transformação Digital:
1. Aumento da eficácia dos processos organizacionais;
2. Redução do erro;
3. Vantagem competitiva no mercado, através da promoção da inovação;
4. Melhoria da experiência do cliente e também o aumento e fidelização de clientes;
5. Motivação da equipa pela otimização de processos internos, menos burocracia e mais agilidade.
A Transformação Digital faz parte do presente e do futuro da Retail Concept S.A. É um aliado do plano de sustentabilidade e da sua missão: “Não existem percursos com obstáculos, mas percursos com soluções.”