SOLTRAFEGO, SA 
Fundada: 1994 | Sede: MATOSINHOS | Área: Outros
Ver SiteNuno Oliveira
Prémios: Transformação digital
Fundada: 1994 | Sede: MATOSINHOS | Área: Outros
Ver Site
Prémios: Transformação digital
A SOLTRAFEGO é líder do mercado da mobilidade urbana em Portugal depois de uma história de sucesso alicerçada num caminho duro de cerca de 30 anos nas áreas da gestão de tráfego, estacionamento e, mais recentemente, bikesharing. Com sede em Matosinhos, e escritórios também em Lisboa, a empresa conta hoje com cerca de uma centena de colaboradores e posiciona-se como o parceiro preferencial das cidades inteligentes na implementação de soluções de mobilidade urbana.
No final de 2018 sentimos que era preciso dar o salto: a SOLTRAFEGO tinha já mais de 50% de quota de mercado, 45 colaboradores e faturava cerca de 6 milhões de euros por ano, mas era preciso olhar para o futuro e perceber como fazer mais e melhor. Sustentada a sua proposta de valor na inovação permanente, na proximidade aos seus clientes e na democratização do acesso a soluções de smart cities a todas as cidades nacionais (independentemente da sua dimensão) era o momento de apostar também na eficiência das nossas operações.
Optámos, na altura, por restruturar toda a abordagem tecnológica dos processos de negócio da empresa, começando pela implementação de um novo ERP (da PHC) que suportasse igualmente toda a operação das equipas que estão no terreno e que, diariamente, realizam centenas de tarefas seja na implementação seja manutenção preventiva e corretiva de sistemas em todo o território nacional. A ambição era grande: acabar com todo o papel nas operações da empresa. Falamos de folhas de registo de trabalho, checklist de verificações de equipamentos, plantas, esquemas de programação, guias de transporte, aprovações de despesas, entre outros documentos.
“Sem o enorme investimento que fizemos na digitalização da nossa operação seria impossível cumprir os muito exigentes SLA nos contratos de gestão e manutenção que temos um pouco por todo o país.”
Depois de tudo implementado em termos de backoffice foi a vez de avançar para o field, desenhando a versão web para os hoje mais de 60 técnicos espalhados pelo território nacional continental e ilhas. Foram milhares de horas de desenho, implementação, formação em sala e no terreno. Mas hoje, todos os nossos técnicos já não usam papel. Com um tablet e o PHCweb todos os técnicos da SOLTRAFEGO têm toda a informação sempre disponível, partilhável e editável. O acesso à informação tornou-se muito mais rápido, o que passou a sustentar de modo totalmente diferente a tomada de decisão dos técnicos no terreno. Os técnicos e as equipas que os suportam passaram a usar o tempo de preparação de toda a documentação em papel, bem como de lançamento dos registos do terreno, em funções de maior valor acrescentado nomeadamente no serviço ao cliente e no melhor planeamento de todo o trabalho.
Sem o enorme investimento que fizemos na digitalização da nossa operação seria impossível cumprir os muito exigentes SLA nos contratos de gestão e manutenção que temos um pouco por todo o país, seja em termos do tempo de resposta de resolução de incidentes, seja no reporting das mesmas aos nossos clientes. Sem esse nível de eficiência seria impossível executarmos os nossos contratos em cidades como o Porto, Lisboa ou mesmo com as Infraestruturas de Portugal.
Sem este passo decisivo, em vez de termos contratado cerca de quatro dezenas de técnicos durante a pandemia, teríamos tido a necessidade de contratar muitos colaboradores na área do backoffice. Não teríamos conseguido crescer tanto em volume de negócios, operações e contratos. Não teríamos melhorado a nossa margem. Hoje, contamos com cerca de uma centena de colaboradores e atingimos o patamar dos 11 milhões de euros de faturação em 2021 e uma quota de mercado de 75%.
Sem a transformação digital que encetámos desde final de 2018 nunca estaríamos preparados para este nível de crescimento nem para enfrentar a continuidade de negócio durante os difíceis tempos de pandemia de COVID-19.
E, agora, estamos novamente a olhar para a frente! A idealizar o futuro das nossas operações nos próximos anos! Existimos para simplificar a mobilidade urbana! Existimos para melhorar a vida das cidades e das pessoas. Usamos e vamos continuar a usar cada vez mais a tecnologia e o digital para continuar a concretizar a nossa visão.