WDMI - Dist. Material Informático Unip.,Lda

Fundada: 2011 | Sede: Gondomar | Área: Informática

Ver Site

Bruno Noversa

 


Prémios: Heróis PME Factor S

Somos pioneiros num setor de mercado que contribui em larga escala para a preservação do ambiente.



01

PRÉMIO Heróis PME

A WDMI é uma empresa portuguesa, fundada em 2011, inicialmente focada na distribuição de equipamentos informáticos novos.

Em 2013, quando os Pontos de Venda/Point of Sale (POS) passaram a ser obrigatórios em espaços comerciais, tomámos a iniciativa de apresentar aos nossos clientes a possibilidade de adquirirem modelos recondicionados. Na prática isto significa optarem por equipamentos com pouco uso e que, depois de passarem por uma revisão, são colocados novamente no mercado.

Rapidamente identificámos o potencial desta oportunidade para fazer expandir a nossa atuação. Encontrámos também nesta aposta, uma forma de contribuir significativamente para uma indústria mais ecológica e promover uma economia circular. Começámos aqui uma escalada muito significativa do negócio.

A WDMI foi a primeira empresa em Portugal a fazer negócio com esta tipologia de produto, hoje somos a referência no setor dos recondicionados na Península Ibérica.

Todo o processo de implementação desta área de negócio obrigou-nos a repensar a estratégia e um grande esforço por parte da empresa. Foi necessário construir um novo plano de negócio para perceber a viabilidade, os riscos e vantagens, identificar novos fornecedores e contratar mais colaboradores.

Com o passar dos anos fomos crescendo progressivamente, o que motivou a mudança de instalações para um novo espaço, com capacidade para armazenar e recondicionar mais equipamentos.

Foi em 2020, durante a pandemia da COVID-19, que assistimos a um maior crescimento, motivado pela enorme procura de produtos informáticos, por parte de empresas, escolas, instituições, entre outras.

Todas as forças de trabalho foram direcionadas para o fornecimento de equipamentos para garantir a telescola, o teletrabalho e o funcionamento de hospitais de campanha equipados para a testagem à COVID-19. Através dos nossos parceiros, públicos e privados, colocamos em simultâneo o nosso stock ao dispor do Hospital S. João para qualquer eventualidade.

Foi um ano desafiante, todos os colaboradores trabalharam arduamente e demonstraram que uma equipa sólida, que conhece os valores e os objetivos da organização, é a chave necessária para o sucesso de um negócio.

“A Pandemia marcou um ponto de viragem na nossa história. Perante uma grande adversidade, conseguimos ajudar pessoas, empresas, escolas, hospitais e outras instituições. No final, saímos mais fortes!”

Durante 4 anos consecutivos, fomos considerados uma das 50 melhores empresas para se trabalhar em Portugal, um facto que é perceptível desde o primeiro momento que um colaborador inicia a integração na equipa. Temos a consciência que só se atingem bons resultados quando os colaboradores estão felizes e motivados. Por essa razão, proporcionamos condições para o desenvolvimento de um bom ambiente interno e criação de laços entre os colaboradores.

A WDMI opera unicamente no mercado B2B e prioriza a obtenção de boas relações interpessoais com cada um dos seus parceiros, através da oferta de um serviço de excelência e de produtos de grande qualidade nas áreas da informática, recondicionados e segurança.

As certificações ISO 14001, 9001 e 27001 refletem a concordância que existe entre a nossa atuação e as políticas ambientais, de qualidade e de segurança da informação. Ao longo dos anos, fomos reconhecidos com outras distinções que muito nos orgulham: 18º lugar global no Ranking Technology Fast 500 EMEA 2015 da Deloitte, PME Excelência em 2018/2020/2021, estatuto de PME Líder durante 6 anos consecutivos (2017,2018,2019,2020,2021,2022) e Compromisso Pagamento Pontual.

Formamos mais de 50 alunos por ano (nacionais e internacionais) através da WDMI ACADEMY – um projeto criado para acolher estágios curriculares e profissionais de várias instituições de ensino, desde o 9º ano até Mestrados, nas mais diversas áreas. Procuramos apoiar o crescimento de uma geração de jovens ambientalmente conscientes e temos conquistado o reconhecimento e confiança das instituições de ensino que, ano após ano, confiam-nos os seus alunos.

Queremos continuar a escrever a nossa história. Focados em manter um negócio sólido, guiado por pessoas que se identificam e orgulham em gerar, cada vez mais, um impacto social e ambiental positivo.

02

PRÉMIO FACTOR S - SUSTENTABILIDADE

Presentes no mercado desde 2011, hoje afirmamos que a WDMI insere-se na área da distribuição de informática recondicionada. Esta área de negócio representa já cerca de 80% do volume de faturação. Temos como principal pilar a sustentabilidade, através da reutilização e renovação de produtos, o que fez de nós líderes no setor em toda a península ibérica.

Desde 2013, encaramos o recondicionamento como a nossa maior preocupação tanto a nível de negócio como de contribuição ecológica.

Cada vez que uma pessoa opta, por exemplo, por um computador recondicionado é responsável por uma poupança de 600 kgs de emissões de carbono e 190.000 litros de água (que seria utilizada para a extração, refinação e produção de um novo computador e respetivos componentes). Esta consciência fez-nos ambicionar ir mais longe.

Criámos a nossa marca própria - ECOREFURB - WE RENEW TOGETHER - sendo este o nosso maior projeto a longo prazo. Definimos desde o início as metas que queríamos alcançar:

  • Disponibilizar ao máximo de pessoas com equipamentos informáticos recondicionados;
  • Economizar grandes quantidades de recursos e reduzir a poluição (menos 70% de emissões de CO² e menos 80% de recursos consumidos);
  • Equipar as escolas e entidades públicas para que todos os alunos e trabalhadores tenham um computador por secretária;
  • Duplicar a capacidade da produção de equipamentos através do aumento do espaço de produção para 400 equipamentos por dia e outras ações que impulsionaram a produtividade;
  • Procurar novas oportunidades de negócio com clientes ambientalmente conscientes;
  • Reforçar as campanhas de sensibilização para toda a comunidade.

 

“Estamos a mudar o paradigma no mundo da informática.”

Os resultados são visíveis:

  • Demos uma nova vida a milhares de equipamentos, colocando-os novamente no mercado como novos, com um valor muito mais baixo, promovendo assim a preservação do meio ambiente;
  • Em 2020, durante a pandemia, equipámos grande parte das escolas e autarquias, de norte a sul de Portugal;
  • Permitimos que milhares de crianças e trabalhadores em teletrabalho tivessem acesso a equipamentos informáticos recondicionados (com baixo custo e alta performance), essenciais para o desempenho das suas funções;
  • Criámos novos postos de trabalho e ajudámos a formar novos profissionais;
  • Poupamos mais de 120 toneladas de CO² todos os anos.

 

Ao promover uma economia circular estamos a mudar o paradigma no mundo da informática e a gerar um impacto bastante significativo no ambiente, do ponto de vista da sustentabilidade (ESG).

Em termos de escalabilidade do negócio, estamos convictos que esta é a solução do futuro com equipamentos 100% funcionais, testados e com garantia. É um negócio win-win-win para o distribuidor, retalhista e cliente final.

Num futuro próximo, ambicionamos que os equipamentos recondicionados sejam a primeira escolha e não apenas como uma alternativa mais económica.