Primus Ceramics, S.A. 
Fundada: 1969 | Sede: Aveida | Área: Indústria
Ver SitePrimus Ceramics, S.A.
Com apoio de Amélia Vitória, Alexandre Ré e Pedro Ré
Fundada: 1969 | Sede: Aveida | Área: Indústria
Ver SiteCom apoio de Amélia Vitória, Alexandre Ré e Pedro Ré
Há empresas que se limitam a acompanhar os tempos. Outras, como a Primus Ceramics, moldam-nos. Fundada há quase 56 anos, esta empresa sediada em Aveiro tem vindo a consolidar-se como uma referência na indústria cerâmica nacional, com uma trajetória marcada pela visão estratégica, pela resiliência em contextos adversos e por um compromisso inabalável com a eficiência e a sustentabilidade.
Ao longo das últimas décadas, foram muitos os momentos decisivos, mas poucos tão significativos como o investimento realizado em 2008 numa nova unidade de produção. O início da laboração teve lugar em 2009, precisamente quando o mundo atravessava uma das mais graves crises financeiras da história contemporânea. Numa altura em que o receio paralisava mercados, a Primus Ceramics avançou. E fê-lo sustentada na confiança dos seus acionistas, que souberam manter o rumo e garantir a estabilidade económico-financeira da empresa. A coragem demonstrada nesse momento continua a ser um marco na sua história.
Hoje, a Primus Ceramics é uma média empresa com 119 colaboradores e um volume de negócios superior a 19 milhões de euros em 2023, registando um crescimento de 6,7% face a 2022. Este desempenho é reflexo de uma cultura organizacional assente na excelência industrial, na inovação contínua e na eficiência dos processos, fatores críticos de sucesso num setor altamente competitivo e exigente.
Ciente da crescente importância da sustentabilidade, a Primus definiu como objetivo estratégico ser a empresa cerâmica de revestimentos com menores emissões por metro quadrado produzido. A adesão, em 2022, à Agenda Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal reforça este posicionamento, assumindo a sustentabilidade não apenas como uma obrigação, mas como uma verdadeira vantagem competitiva nos mercados onde atua.
No âmbito deste compromisso, destaca-se o desenvolvimento, em parceria com a SACMI — líder mundial na produção de equipamentos para a indústria cerâmica — de um secador híbrido inovador, o primeiro do género a nível mundial. Este equipamento opera de forma automática, recorrendo à energia elétrica proveniente da unidade de produção de autoconsumo fotovoltaico (UPAC) sempre que existe radiação solar, e apenas ativa a queima de gás natural quando tal não é possível. Paralelamente, o sistema integra a recuperação de ar quente anteriormente desperdiçado por uma das chaminés, reutilizando-o no processo de secagem. Uma solução inteligente e eficiente, que alia tecnologia de ponta à redução do impacto ambiental.
A história da Primus Ceramics é, assim, um testemunho da capacidade de adaptação, da visão estratégica e do investimento responsável. É uma empresa que honra o seu legado, mas que não se limita ao passado — procura todos os dias reinventar o presente e preparar o futuro.
Pela sua trajetória, pelos valores que defende e pelos resultados que alcança, a Primus Ceramics afirma-se como um verdadeiro Herói PME.
A descarbonização e por consequência as politicas ESG foram vistas pela nossa empresa como uma oportunidade e uma vantagem competitiva dentro do setor. A Primus Ceramics embora não obrigada já em 2023 efetuou um reporting de sustentabilidade que está a melhorar e a padronizar já para 2024. Neste momento a empresa apresenta taxas de rentabilidade acima da média do sector de atividade e um estrutura financeira equilibrada, destacando o crescimento continuo da sua autonomia financeira. Nos próximos anos a Primus Ceramics irá lidera o processo de descarbonização do sector estando a estudar e a desenvolver esforços para investir fortemente na inovação dos seus processos com vista á continua melhoria da sua eficiência energética a par do desenvolvimento em parceria com os seus fornecedores de equipamentos de formas de queima menos emissoras de gases com efeitos de estufa.