Casa Peixoto 
Fundada: 1976 | Sede: Viana do Castelo | Área: Comércio
Ver SiteLuciano Peixoto
Prémios: Heróis PME
Fundada: 1976 | Sede: Viana do Castelo | Área: Comércio
Ver Site
Prémios: Heróis PME
Em 1976, o Sr. Abílio Peixoto abriu, em Viana do Castelo, um espaço no rés-do-chão da sua casa. O negócio com o qual sonhara uma vida, o ganha-pão de toda uma família. Chamou-lhe Casa Peixoto, pois era a casa que esta família iria ajudar a construir.
Sem maquinarias, empilhadores, porta-paletes e camiões com grua, a Casa Peixoto fez-se de trabalho árduo. Os sacos de cimento, à época, eram de 50 quilos, e os camiões eram carregados e descarregados inteiramente à mão.
Foi em 1996, 20 anos após a abertura do negócio, que o Sr. Abílio conseguiu concretizar um grande sonho: a abertura de uma loja oficial Casa Peixoto. Assim se construiu um projeto que, hoje, detém um volume de negócios de cerca de 50 milhões de euros anuais e que conta com a colaboração de mais de 200 colaboradores. Assim se edificaram 6 lojas físicas e uma loja online.
Somos, hoje, a maior empresa com capitais exclusivamente nacionais no subsetor do ´Comércio de Materiais de Construção e Bricolage´, e competimos lado a lado com as grandes multinacionais que operam em Portugal. A nossa assertividade comercial vem também da garra com que negociamos com os nossos fornecedores, lição que aprendemos do nosso fundador.
Em 2007, um grande incêndio deitou por terra o sonho do Sr. Abílio e a casa que tantos anos levara a construir. A sede e a loja de Viana do Castelo arderam por completo e o armazém ardeu parcialmente. Amplamente noticiada, esta tragédia poderia ter justificado um despedimento coletivo. Mas não, pois as famílias permanecem juntas nos momentos bons e maus.
No dia seguinte ao incêndio, a administração da Casa Peixoto fez questão de reunir com todos os colaboradores no sentido de informar que, no seguimento do infortúnio que acontecera, ninguém iria ser despedido. O que tinha acontecido serviria para nos reforçar, ainda mais, neste propósito de construir uma empresa de sucesso. E foi exatamente isso que aconteceu!
"Somos, hoje, a maior empresa com capitais exclusivamente nacionais no subsetor do 'Comércio de Materiais de Construção e Bricolage', e competimos lado a lado com as grandes multinacionais que operam em Portugal."
Durante 2 anos não se trabalhou nas melhores condições, trabalhámos numa tenda e pedimos o apoio de todos para reconstruir esta casa que ainda tinha tanto para dar. Passou-se frio, mas as equipas ficaram mais reforçadas que nunca, unidas neste propósito de reerguer a Casa Peixoto. Em tempo recorde foi erguida a nova loja de Viana do Castelo e o edifício dos Serviços Centrais. Uma loja moderna, com um conceito de showroom inovador.
E da crise saímos reforçados, pois esta dificuldade fez com que a Casa Peixoto repensasse o seu modelo de negócio e, quando reabre, traz um novo e completo conceito comercial que chamamos de “Equipas Técnico-Especializadas”: nas nossas equipas de vendas contamos com engenheiros, arquitetos e designers, que trazem uma experiência de compra mais completa ao cliente, garantindo-lhe uma venda profissional e altamente competente. Seja um grande projeto construtivo, como uma construtora multinacional nossa cliente, seja um projeto doméstico de remodelação da sala de banho, garantimos as melhores prescrições de material e 100% de personalização com projetos de design à medida!
Infelizmente, o Sr. Abílio faleceu em 2008 e não viveu a reabertura desta nova Casa Peixoto. Hoje, prestamos-lhe esta homenagem pois foi ele o Homem que trouxe esta cultura familiar e humana a esta empresa e que ainda hoje perdura. Durante os anos da crise económica pós-2008, em que a Construção estava parada em Portugal, a Casa Peixoto não despediu nenhum colaborador pois, uma vez mais, face ao problema, focamo-nos na solução. E a solução foi o mercado internacional, que manteve os números da empresa durante esta fase e ajudou a encontrarmos novos mercados.
Na Casa Peixoto dizemos: “perante as crises, unimo-nos e saímos reforçados!”. E foi isso mesmo que dissemos quando a pandemia chegou. E unimo-nos! E saímos mais fortes! É esta História que nos orgulha, que nos reveste de identidade e que faz da Casa Peixoto uma empresa com baixo turnover.
Somos das Pessoas e das Relações. Somos paixão pelo que fazemos. Obrigada por nos deixarem contar a nossa História.