FENABEL S.A.

Fundada: 1992 | Sede: REBORDOSA PAREDES | Área: Indústria

Ver Site

Mário Leite

 


Prémios: Heróis PME Sustentabilidade - Factor S

Para a Fenabel não foi o salto, foram muitos saltos, mas o sonho comanda a vida de Mário Leite e da Fenabel, e enquanto existir sonho vai existir a Fenabel.



01

PRÉMIO Heróis PME

A Fenabel apresenta-se como especialista no fabrico de cadeiras, peças de mobiliário fascinantes dotadas de grande complexidade. Apostamos num estilo único e contemporâneo, que une a habilidade manual, a atenção ao pormenor e a tecnologia de ponta a uma cultura de inovação constante.

Voltemos a 1960. O percurso da empresa era evolutivo mas sempre em mutação, e variava conforme o que o mercado pedia, isto porque o mercado era só um. 

Com uma equipa pequena e um espaço que se queria maior, eis que um acontecimento entre sócios motivou a mudança: nascia a empresa que daria origem à Fenabel. 

Mas as coisas não se desenrolaram da melhor forma e um drástico acontecimento, o falecimento de Mário Leite, despoletou uma alteração no caminho da Fenabel, e agora Mário Leite filho e irmãos pegavam com todas as força e sonhos que tinham e na frágil estrutura da Fenabel. 

No meio da intempérie e pouco a pouco, mesmo com perdas, incêndios, e outros acontecimentos, a Fenabel foi reerguendo-se. Mário tinha um sonho e com pouco mais do que isso, junto de colaboradores que foram essenciais para um apoio constante e seguro, decidiu em 1999 pegar sozinho na Fenabel e projetar a marca em outros mercados e colocando a marca na rota internacional, marcando presença em Espanha, França e Holanda. Não foi uma decisão fácil, podia justificar a quebra ou a junção de uma ligação de irmãos. Tudo ia favoravelmente evoluindo, mas eis que mais uma crise, a de 2008, em que a indústria do mobiliário foi devastada, colocou a empresa numa encruzilhada, mas a Fenabel tinha já plantado a sua presença internacional e foi nesta senda que foi possível aumentar de uma forma nunca antes vista. Foi mais um grande salto. 

“Em 2020, uma pandemia instalou-se mas não se instalou na Fenabel. Com as pessoas em primeiro lugar, a Fenabel foi readaptada e, com um planeamento e reavaliação semanal, conseguiu atravessar toda esta fase com sucesso, porque a empresa manteve todos os seus colaboradores.”

Mas eis que mais um acontecimento alterava os planos da Fenabel, mas não demoveu o sonho nem alterou a vontade e ambição de Mário Leite: em 2018, à frente de 100 funcionários, enfrentou de cabeça erguida os anos seguintes que foram sem dúvida de grande mudança! Toda a estrutura da Fenabel foi realocada e redefinida, as estratégias foram repensadas e os métodos atualizados. 

Em 2020, uma pandemia instalou-se mas não se instalou na Fenabel. Com as pessoas em primeiro lugar, a Fenabel foi readaptada e, com um planeamento e reavaliação semanal, conseguiu atravessar toda esta fase com sucesso, porque a empresa manteve todos os seus colaboradores.

O resultado de todas estas reviravoltas? Uma nova unidade de mais de 12 mil metros quadrados, totalmente adaptada e equipada com a mais recente tecnologia para a área do mobiliário, mais de 120 funcionários, e um nome que começa a ser sonante entre os seus pares. 

O que é um sonho senão um mote motivador de um homem? Porque o sonho comandou e comanda a vida de Mário Leite e da Fenabel, que ainda tem muita história para fazer.

02

PRÉMIO FACTOR S - SUSTENTABILIDADE

A Fenabel S.A., produtora de cadeiras em madeira - especialmente dedicada ao mercado de hotelaria e restauração - produz, há mais de 100 anos, cadeiras e móveis em madeira.  

Na terceira geração especializou-se ainda mais em cadeiras. A marca conta já com 30 anos e dispõe de 123 colaboradores, nas mais variadas áreas. A equipa é o seu pilar e cada elemento é motivado dada a sua essência e experiência. 

A empresa estuda, desde há muito tempo, a melhor forma de reutilizar e potenciar ao máximo os seus componentes e recursos. É uma preocupação constante. 

A sustentabilidade começa no design de produto: o objetivo é estudar a fundo todos os recursos, tempos, planos e componentes para a marca ser o mais sustentável possível. Quando uma prancha de madeira entra na linha de produção, para além da grande probabilidade de ser PEFC, nada será desperdiçado. Os tempos e os recursos são calculados ao milímetro para serem gastos apenas os mínimos possíveis e os métodos são cada vez mais ágeis e eficientes. 

A primeira meta do projeto era obter um plano de produção com tempos e recursos calculados, a segunda meta seria obter matérias primas e fornecedores certificados e, por fim, a terceira meta, fazer com que as instalações da Fenabel se tornassem o mais autossuficientes possíveis.

“A empresa estuda, desde há muito tempo, a melhor forma de reutilizar e potenciar ao máximo os seus componentes e recursos. É uma preocupação constante.”

A empresa vai já na terceira fase destes objetivos, onde 40% da energia é gerada através dos painéis solares instalados no topo das instalações. Parte do aquecimento da empresa vem, atualmente, de caldeiras internas guarnecidas com os serrins que restam das máquinas e aspiração. Mesmo estes serrins, após queimados para aquecimento, podem ainda ser recolhidos por empresas especializadas, onde já podem ser reutilizados para a agricultura biológica.

Em 2021, a Fenabel obteve os certificados UNE EN-ISO 14001:2015. A equipa está muito orgulhosa desta conquista! Agora as metas seguintes são: melhorar rácios, procurar mais produtos que sejam benéficos para a Fenabel e para o ambiente, para a empresa dar cada vez mais alternativas aos seus clientes com uma base eco-sustentável, melhorar as formas de embalagem e ter mais alternativas de espumas certificadas para o setor com base reciclada, já que tintas e tecidos são, desde 2019, uma alternativa.

Para melhorar ainda mais, a equipa Fenabel participou no programa europeu de sustentabilidade e economia circular CIRCU, e projetou um plano a 10 anos para ver cumprido: aumentar o fim de vida de um produto, dando alternativas viáveis de segunda vida ao produto Fenabel.