Sucesso Em Vendas Portugal 
Fundada: 1996 | Sede: Leiria | Área: Serviços
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Prémios: Heróis PME
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Prémios: Heróis PME
Ser Sucesso em Vendas no nome e na vida real, era o percurso que tínhamos vindo a fazer em equipa, desde 2006. Sempre a crescer em vendas, no mínimo dois dígitos por ano, e com a expetativa de ter em 2020 mais um ano de Sucesso. Tínhamos já muitos contratos anuais de consultoria fechados e muitas propostas em negociação que nos davam um horizonte de trabalho muito tranquilo e estável.
Mas, entretanto, em março de 2020, ela chega à Sucesso em Vendas Portugal e a toda a economia: a Covid 19. Nós que vivíamos 100% do presencial, a formar e a treinar evoluções comerciais em equipas de vendas, ficámos paralisados, como se tivéssemos ganho um colete de forças. A faturação caiu a pique e passámos mais de 6 meses de sofrimento. Tínhamos uma equipa competente e comprometida, mas que para gerar valor tinha de estar no terreno, nas empresas dos nossos clientes. Mas o mercado estava parado.
E agora? Reduzimos a equipa ou o que vamos fazer para suportamos os custos fixos? Não dava para mexer as pernas. Estávamos confinados. Hesitámos, sofremos, mas pensámos de uma forma global. E o detalhe que nos fez dar o salto foi a emoção, foi o nosso coração, quando decidimos “temos de partilhar, temos de chegar a mais pessoas, pois de nada vale guardar o nosso conhecimento só para nós”. Criámos o movimento ACDC (Antes da Covid. Depois da Covid), 100% online, 100% grátis, que tinha como propósito apoiar todas as empresas com ideias e inspirações de como vender nesta nova realidade, após o Estado de Emergência. Quisemos trabalhar em equipa e lançámos 28 entrevistas a vendedores dos mais diferentes setores de atividade, como comércio, indústria e serviços, com a rubrica “Diário de um Vendedor em Quarentena”, onde falávamos de como ele estava a fazer para manter o relacionamento com os seus clientes e gerar vendas. Paralelamente, criámos as “Jam Sessions” online, onde realizámos 15 entrevistas com os melhores especialistas nacionais de áreas como a comunicação, gestão, inovação, publicidade, marketing, entre outras.
De seguida, avançámos para as “Conversas de Líder para Líder”, onde durante 100 dias, fizemos entrevistas a líderes de empresas e equipas comerciais, de como estava a ser liderar e gerir uma equipa nesta nova realidade, sempre com foco nos problemas reais do dia a dia e das soluções implementadas com sucesso e insucesso. E tudo isto foi possível com um investimento ao nível do tempo e da vontade de fazer, de falar com pessoas e aceitar os sins e os nãos, mas sempre com o foco de não desistir e de continuar, porque vai sempre existir alguém que está interessado em fazer connosco e partilhar, é uma questão de persistência, criatividade e tempo.
O resultado foi muito positivo nas nossas vidas, saímos desta nova realidade mais fortes, mais criativos e com maior visibilidade para o mundo. Mas os resultados não apareceram de forma imediata. É uma maratona. A relação entre “o fazer” versus “o faturar”, não é imediata. Com o online aprendemos que conseguimos estar ligados a mais pessoas e de uma forma mais rápida, mas saltar no processo de relacionamento para o processo de compra efetiva demora mais tempo.
Estamos em 2022 e nunca tivemos tantos contactos de empresas “realmente” interessadas no nosso trabalho. E quando nos abordam já sabem o que querem, não é necessário explicarmos o que fazemos, isso elas já viram no muito conteúdo online que disponibilizámos. Já confiam em nós antes de falarem ao vivo connosco. Neste novo mundo, o diferencial não é o conhecimento, é sim qual o conhecimento certo para cada situação e como o implementar de forma mais rápida e eficaz com base na equipa envolvida. É massificação da comunicação, mas H2H (Humano para Humano) ao nível da implementação, esta é a chave do Sucesso em Vendas DC (depois da covid).
Ser Sucesso em Vendas no nome e na vida real é aceitar que temos de destruir conhecimento e egos passados, e criar de novo o que for preciso para acompanhar o mundo que todos os dias evolui.