Churchill Graham, SA 
Fundada: 1981 | Sede: Vila Nova de Gaia | Área: Indústria
Ver SiteCarla Oliveira
Prémios: Heróis PME
Fundada: 1981 | Sede: Vila Nova de Gaia | Área: Indústria
Ver Site
Prémios: Heróis PME
A Churchills, uma empresa produtora exportadora e comercializadora de vinhos comuns e licorosos, iniciou a sua atividade em 1981. Uma empresa de vinhos premium, onde atuava exclusivamente no canal HORECA nos vários mercados (essencialmente exportação).
Em 2011, diversificou o negócio abrindo um Centro de Visitas nas instalações em Vila Nova de Gaia, um local onde pode mostrar os seus vinhos aos clientes. Em 2018, reformou a casa da Quinta da Gricha e abriu uma nova atividade de alojamento local de luxo, com apenas 4 quartos.
Tudo estava bem, 2020 iniciou com perspectivas reais de crescimento de 16% (depois de 3 anos consecutivos a crescer 7%, 6%, e 7%), no entanto este sucesso foi abalado pelo impacto da pandemia.
O canal HORECA foi o canal visado, fecharam-se restaurantes, os hóteis ficaram vazios de hóspedes que consumiam e conheciam o vinho Churchills. Este risco ficou evidente em 2020, o que incentivou a empresa a adotar / antecipar estratégias comerciais de forma a mitigar os efeitos adversos da pandemia no negócio da empresa, das quais se destacam as seguintes:
a) Abordagem de novos mercados na Ásia (Coreia Sul, Singapura, Hong Kong, Taiwan e novos parceiros na China).
Iniciámos o último trimestre de 2020 com dois parceiros na Coreia Sul e Singapura e vamos consolidar a nossa presença com mais três novos parceiros naquele mercado, que se afigura muito interessante pelo perfil de consumidores com maior poder de compra e que procuram um vinho de qualidade superior premium;
b) O lançamento do Port.Club, o primeiro clube exclusivo de vinhos do Porto com venda direta ao consumidor (D2C), para o mercado do Reino Unido. Fizemos um soft opening em dezembro de 2020 e a plataforma inovadora com novos suportes digitais será lançada no Q4 2021.
"O canal HORECA foi o canal visado, fecharam-se restaurantes, os hóteis ficaram vazios de hóspedes que consumiam e conheciam o vinho Churchills. Este risco ficou evidente em 2020, o que incentivou a empresa a adotar / antecipar estratégias comerciais de forma a mitigar os efeitos adversos da pandemia no negócio da empresa"
c) A retoma do mercado dos EUA, através dos novos parceiros regionais. Iniciámos com dois parceiros (Skurnik Wines em 8 estados, NY, NJ, CA, CT, PA, OH, IN, KY; e Elite Wines em 3 estados, D.C, MD, VA) em 2020. Em 2021, já recebemos as primeiras encomendas para mais três parceiros (Victory Wines, TX; Progress Wines, FL; Oz Wine Co, MA) que nos permitirá cobrir 14 estados prioritários nos EUA;
d) No mercado Nacional: Lançamento de um novo produto exclusivamente direcionado para as cadeias de supermercado, o “Meio Queijo Reserva”. A disponibilização de mais duas marcas, o “Meio Queijo” e “Churchills Estates”, para os canais off trade, diminuindo a nossa dependência dos canais HORECA, onde atuávamos exclusivamente em Portugal;
e) Brasil: Lançamento de um novo produto (Rio Flor by Churchill’s), vinho DOC Douro direcionado para novos canais off trade brasileiros, focados em supermercados e gama de entrada.
Em Fevereiro deste ano, saíram os primeiros 3 contentores (de 40 pés) e já temos contratualizado a venda de pelo menos mais 7 contentores deste vinho até ao final do ano; Crescimento/consolidação dos volumes de venda dos outros vinhos DOC Douro nos canais principais off trade, franquias, e online.
f) No verão de 2020 abrimos um bar no nosso jardim em Vila Nova de Gaia, o 1982 Bar, onde desenvolvemos um novo serviço de piqueniques com distância social e cocktails com base de vinho do porto, com uma vista soberba sobre o Porto. Depois do sucesso obtido queremos incrementar esta oferta em 2022 (assim que a meteorologia o permita).
g) Consolidar a nossa presença nos mercados escandinavos, nomeadamente na Suécia (11% crescimento valor em 2020), Dinamarca (21% crescimento valor 2020) e Noruega (46% crescimento valor em 2020). Tiveram um bom desempenho em 2020 e estamos a negociar o aumento das nossas referências nestes mercados para o ano de 2022 através de novos tenders e ações para assegurar a nossa posição nos monopólios.
No primeiro trimestre de 2021, subimos de posição 6 para a 5 com o nosso Reserve Port na Noruega e consolidámos mais duas referências do Dry White Port na Vinmonopolet.