Goldpet - Comercio de Produtos para Animais Lda

Fundada: 2007 | Sede: Caranguejeira | Área: Comércio

Ver Site

Goldpet - Comercio de Produtos para Animais Lda

 


Prémios: Heróis PME Transformação digital

Num ano atípico em que todas as empresas sofreram com fatores impossíveis de controlar, conseguimos fazer crescer o nosso negócio através da estrutura de uma boa equipa entre colaboradores e gerência.



01

PRÉMIO Heróis PME

Em início de 2004, Cristóvão Francisco procurava soluções que lhe permitissem superar a crise económica que se sentia no sector na altura. Era criador de cães da raça Golden Retriever, atividade que envolvia despesas elevadas para poder manter o padrão de qualidade por ele exigida. A sua missão era garantir a oferta de produtos da melhor qualidade aos seus cães. Neste contexto, surge a ideia de que poderia deixar de ser consumidor para começar a ser fornecedor.

Andando de porta em porta, cativou diversos clientes que se viriam a interessar pela ração que Cristóvão representava. Para se diferenciar da concorrência, apostou em produtos de qualidade, nas entregas grátis ao domicílio - uma inovação na área, à época - e na disponibilização de um veterinário aos seus clientes, promovendo a saúde animal. À medida que o negócio ia crescendo, os consumidores começaram a procurar, junto da Goldpet, uma maior variedade de produtos, além de ração.

Foi o mote para a abertura do primeiro espaço físico Goldpet, que procurava aproximar os clientes da marca e diversificar a oferta - numa primeira fase, a produtos e acessórios para cães e gatos, mais tarde, para produtos específicos para outros animais, como aves, peixes, roedores e répteis. 

A recetividade do público à loja da Goldpet permitiu sonhar mais alto e estabelecer novos objetivos de expansão. Com uma localização limitada, que não permitia chegar a todo o país, a solução passou pelo lançamento de um website que, inicialmente, funcionava, apenas, como montra dos produtos existentes na loja física. Em 2007, este site deixou de ser, apenas, um catálogo e transformou-se na primeira petshop online em Portugal. Estava, assim, facilitado o processo de compra, permitindo uma relação cada vez mais próxima dos clientes com a marca.

"A Goldpet é uma loja 100% portuguesa e a nossa principal missão é proporcionar felicidade e bem-estar a todos os animais e, também, garantir a satisfação dos tutores."

 

Com o aumento da concorrência, sobretudo, dos mercados polaco, espanhol e alemão, surge a necessidade de garantir preços mais competitivos, uma vez que estes mercados dispunham de uma grande vantagem face à Goldpet: taxas de IVA mais baixas. Para conseguirmos manter a competitividade, em 2010 aumentámos, uma vez mais, as nossas instalações, garantindo, assim, mais stock de produtos, preços mais acessíveis e maior rapidez nas entregas.

Sendo a nossa sede (com loja e showroom) na periferia, em 2017 decidimos abrir uma segunda loja física, desta vez no centro de Leiria, por ser uma das cidades onde temos mais clientes. Mais recentemente, em 2021, foi a vez da Marinha Grande ter também uma loja Goldpet, tendo como projeto a abertura de mais lojas pelo País num futuro próximo. 

De modo a garantir uma experiência de compra cada vez melhor e uma oferta de produtos cada vez mais diferenciada, a Goldpet continua a investir, diariamente, em instalações, recursos humanos, software e formação. A Goldpet é uma loja 100% portuguesa e a nossa principal missão é proporcionar felicidade e bem-estar a todos os animais e, também, garantir a satisfação dos tutores. Hoje, a Goldpet é a loja favorita dos animais de estimação, que vibram a cada nova encomenda que recebem em casa, mas também dos tutores, que aqui encontram tudo o que procuram, ao melhor preço do mercado. Além de milhares de produtos para cães, gatos, aves, roedores, peixes e répteis, das principais marcas da área Pet, a Goldpet oferece, ainda, serviços dedicados ao cuidado animal.

 

03

PRÉMIO TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A empresa neste momento conta com cerca de 67 colaboradores, tendo nos últimos anos crescido a um ritmo elevado, Cristóvão Francisco mantém-se ativo na empresa, nunca desprezando as situações diárias e tendo sempre conhecimento do que se passa. 

Para este avanço repentino, contribui também a aposta em novas formas de chegar ao público alvo, da forma mais digital possível. A pandemia que vivemos, também nos obrigou a evoluir nesse sentido. Procurar forma de estarmos atualizados e sermos competitivos em todos os departamentos da empresa é determinante, e a única forma de o fazer é através da evolução tecnológica e digital. 

Podemos referir vários avanços tecnológicos nos últimos anos, tais como sermos pioneiros de uma implementação de sistema de controlo de inventários, sistema Eyepeack. Com esta ferramenta conseguimos saber ao minuto/segundo qual a quantidade de produtos que temos em stock e qual a sua localização correta, de forma a melhorar o sistema de inventariação e reduzir perdas de tempo em procurar produtos nos armazéns que começam a ser mais do que um, e a sua dimensão acrescida.

"Conseguimos duplicar a nossa produtividade!"

 

Conseguimos duplicar a nossa produtividade! Iniciámos a nossa atividade em lojas físicas, mas neste momento também temos uma loja online, que nos veio ajudar a crescer, pois cada vez mais estamos num mundo virtual e conseguimos chegar ao público de forma mais direta e nacional. 

Também existiu a necessidade de investir no marketing da empresa, criando um departamento exclusivo, que trabalha todos os dias para publicitar a empresa e seus produtos, maioritariamente através do marketing digital, tal como manter-nos ativos nas redes sociais, nas diferentes plataformas/aplicações disponíveis no mercado, tais como, Facebook; Instagram; KuantoKusta; DOTT. Ao investirmos nestas transformações mencionadas, os resultados são muito positivos, sendo que a Goldpet continua a crescer e a ganhar cada vez mais notoriedade e reconhecimento perante o público a nível nacional, como nas relações comerciais e empresariais.