MILLWIRE 
Fundada: 2016 | Sede: Àgueda | Área: Indústria
Ver SiteTiago Pereira
Prémios: Heróis PME
A MillWire é uma empresa dedicada ao fabrico de ferramentas de corte e estampagem, progressivas e transfer. Dispõe de uma equipa jovem e dinâmica com vontade, capacidade e competência para fazer face aos projectos mais complexos e audaciosos propostos pelos nossos clientes. Prezamos pela qualidade, prazos e acima de tudo na competência que nos é exigida.
Nasceu em 2016 com o intuito de fazer subcontratação de Maquinação CNC e erosão por fio. É formada por 4 sócios, em que dois estavam no ramo de erosão por fio há mais de 25 anos, outro nas ferramentas há 20 anos e por fim eu, Tiago Pereira, há 10 anos a operar CNC e programação.
A meio do ano, foi-nos proposto por um cliente fazer a 1ª ferramenta progressiva, a 1ª e a última do ano! Em 2017, continuámos com a produção de ferramentas e admitimos o nosso primeiro funcionário. A nossa área de atuação era no ramo das ferragens e acessórios de construção!
O crescimento em 2017 aconteceu a olhos vistos. Fechámos o ano com um crescimento de 28% e quase 50 ferramentas produzidas. Contando com os investimentos feitos, com as máquinas e funcionários, foi uma fase muito difícil para conseguirmos acompanhar toda esta evolução. Sem ajudas ou apoios, tudo com mérito nosso e sem a ajuda de bancos e com um ritmo contínuo.
Em 2018, comprámos a empresa PRAL e aí foi que demos o salto necessário! Ao comprarmos a empresa, herdámos o pavilhão onde nos encontramos hoje, a maquinaria e quatro funcionários, dos quais dois ainda se mantêm. Foi um ano de muitos investimentos e tivemos que reorganizar a empresa. Nesta fase, chegaram as decisões difíceis: tivemos de despedir (era uma coisa que não sabia o que era e que hoje ainda me marca), admitir, escolher a equipa e procurar novos mercados. Nesse mesmo ano de 2018 começámos a trabalhar para todo o tipo de indústrias, entre as quais o setor automóvel, do ciclismo, nuclear, pequenos e grandes eletrodomésticos, armamento, etc. Começámos a exportar para França e Espanha. Concluímos o ano com um crescimento de cerca de 51%, com 7 a 9 funcionários e, por fim, tivemos a saída de um dos sócios.
“A Millwire são as pessoas que a fazem e a administração agradece a cada um dos funcionários por se dedicarem tanto à empresa.”
Em 2019, entrámos a "namorar" um projeto de um eletrodoméstico completo, um projeto de mais de meio milhão de euros. Sabíamos que ia ser muito difícil cumprir os prazos e a qualidade, então vimo-nos obrigados a investir em mais um centro de maquinação e máquinas de erosão por fio, mais uma vez sem ajudas nem bancos.
Tivemos uma conversa com todos o colaboradores da MillWire com o intuito de lhes dar a conhecer o projeto e mostrar o quão grande seria o nosso esforço para podermos fazer face ao compromisso, muitas horas e 6 meses sem sábados, contudo também era ótimo para a empresa, poderíamos dar um salto das ferramentas pequenas para as ferramentas médias. Todos aceitaram e fomos à luta!
Em março de 2020, mês de conclusão do projeto, tínhamos fechado o ano com um crescimento de 63%, investido num centro de maquinação novo, em máquinas de micro perfuração e de erosão por fio, admitido pessoal, reorganizado a empresa, efetuado obras internas e o nosso projeto estava a 15 dias de estar concluído. É quando quando nos chega a notícia que a todos abalou: COVID-19. Conclusão: o nosso cliente além de cancelar este projeto, acabou por retirar todos os restantes trabalhos que estavámos a desenvolver em conjunto.
Tivemos que nos reinventar. Continuamos à procura de novos parceiros de negócio, começámos a fazer ferramentas para área hospitalar e fechámos o ano com -20% em 2021. O nosso objetivo para 2022 é continuar a reinventarmo-nos e a investir: na certificação ISO 9001, em novas instalações, em novas máquinas, em novos mercados e em novas pessoas.