FORteams Lab

Fundada: 1993 | Sede: Vizela | Área: Indústria

Ver Site

Bruno Lopes

 


Prémios: Heróis PME

Merchandising desportivo “vira agulhas” em 2020 e aposta da inovação



01

PRÉMIO Heróis PME

A história da FORteams LAB surge muito antes da própria assim se chamar. Findava o ano de 1993 quando, com apenas três funcionários, foi criada a Pedro & Pedro, uma empresa de produção de etiquetas, sedeada numa pequena garagem e equipada com uma secretária e uma máquina de impressão de etiquetas autocolantes. Assente no esforço e compromisso, a empresa cresceu de tal maneira que exigiu uma mudança para novas instalações que suportassem os investimentos em máquinas de estampar etiquetas e, mais tarde, em teares para etiquetas tecidas.

O valor agregado das certificações sempre esteve presente na mente do empresário Pedro Santos, levando-o a apostar na qualidade, segundo a norma ISO 9001. A política de verticalidade cedo se enraizou e a vontade de continuamente melhorar promoveu mais investimentos e mais negócios. Em abril de 2006, cria-se a 4-teams, tendo em vista a produção exclusiva de merchandising desportivo, nomeadamente cachecóis (ou “etiquetas grandes”, como carinhosamente lhes chamamos).

2008 Crise Têxtil.

A entrada em força dos “big players” asiáticos faz abalar o mercado têxtil nacional. Uma empresa que acabava de apostar no seu crescimento, com a entrada em novos mercados, via agora todo o seu investimento em risco. Sem cruzar os braços e apontando à satisfação do cliente, reuniu condições para produzir todo o tipo de cachecóis existentes no mercado, tornando-se assim a única empresa nacional de merchandising desportivo a produzir todos os tipos de cachecóis, sendo fornecedor oficial da UEFA e da FIFA e conhecida como o Cristiano Ronaldo dos cachecóis!

Com o foco sempre em novas oportunidades de negócio e possibilidades de adaptação do processo produtivo, em junho de 2008, a 4-teams começa a produzir gorros. A resiliência e superação da empresa é verificada quando, em 2011, a 4-teams se tornou a maior e mais bem-sucedida empresa do grupo, agregando a Pedro & Pedro. A vontade de dar resposta a todos os desafios ao nível do merchandising desportivo fez com que, em 2018, a empresa investisse em sublimação, resultando na produção de artigos como t-shirts, calções, fatos de treino, entre outros.

“A história verídica da transformação de uma empresa de garagem com 3 funcionários e foco na produção de etiquetas, numa PME de referência europeia no merchandising desportivo.”

 

2020, Covid-19. Drama. Preocupação.

Em 2019, a empresa alcançou recordes de faturação, destacando-se o Sport Lisboa e Benfica a nível nacional e com níveis de exportação a representar cerca de 90% das vendas. Tendo o Europeu 2020 em vista e contando com várias encomendas em carteira para o evento, as perspetivas não podiam ser mais otimistas!

Contudo, o inimaginável acontece ... uma pandemia. Sem eventos desportivos e sem adeptos nos estádios. Um ano que se perspetivava de grande sucesso, rápido se transformou num ano de desafios. Sem competições desportivas no horizonte, 90% das encomendas em carteira foram canceladas. Ciente das adversidades, o fundador da empresa e a sua equipa encararam o desafio e levaram a empresa, uma vez mais, a reinventar-se. Aproveitando a experiência em sublimação, a empresa ‘virou as agulhas’ e iniciou a produção de máscaras comunitárias, minimizando prejuízos e contribuindo para ajudar a saúde pública, garantindo o bem-estar dos seus funcionários.

Mas 2020 não foi só pandemia e não foram só máscaras. 2020 assinalou a real transformação da empresa. No seu mindset!

Em junho de 2020, a 4-Teams cria o departamento de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, na expectativa de criar e desenvolver produtos e soluções para a empresa, assim como levar em conta as questões da sustentabilidade social e ambiental, tendo como resultado uma produção responsável. Acreditando que a mudança interna se deveria refletir no seu todo, em meados de 2021, a 4-teams fez um rebranding e assumiu a redefinição estratégica da sua presença online, passando a denominar-se FORteams LAB.

Em 2022, a FORteams LAB surge como uma PME com mais de 100 colaboradores, certificações que atestam qualidade, responsabilidade social e ecológica dos seus artigos e com uma variedade de produtos que permite dar resposta a qualquer adversidade. A certeza para o futuro é a de sempre: há sempre algo a melhorar e vamos continuar a crescer.