Doutor Finanças

Fundada: 2014 | Sede: Algés | Área: Serviços

Ver Site

Hugo Costa

 


Prémios: Heróis PME Transformação digital

Inteligência empresarial faz magia na vida financeira dos Portugueses



01

PRÉMIO Heróis PME

O Doutor Finanças nasceu em 2014 para ajudar as pessoas a renegociarem as suas dívidas. Trabalhámos ao nível da literacia financeira e do aconselhamento, sempre com o objetivo de melhorarmos a saúde financeira dos portugueses e ajudarmos a que tomassem melhores decisões. Em 2014 éramos cinco pessoas, atualmente a equipa conta com 172 colaboradores focados em ajudar os portugueses.

O crescimento foi natural e progressivo, e deveu-se ao agarrar das oportunidades que identificámos no mercado e à vontade de ajudar os outros. O país estava a tentar sair de uma crise sem memória, com muitas famílias a precisarem de apoio para renegociarem as suas dívidas. A realidade levou-nos a perceber que poderíamos fazer a diferença neste universo. Ajudámos milhares de pessoas a recuperarem a liberdade financeira, a identificarem soluções para o seu caso e a tomarem melhores decisões financeiras. Foi com esta missão que nascemos: ajudar as pessoas. E é com esta missão que continuamos a trabalhar, acrescentando ao longo dos anos mais serviços, melhorando a nossa abordagem e oferecendo cada vez mais ferramentas.

Recebemos a certificação de pequena empresa em 2017 e, no ano a seguir, passámos a ser considerados uma média empresa. Ao longo destes anos de crescimento a adrenalina esteve sempre presente. Tínhamos o objetivo de fazer cada vez melhor, de ajudar cada vez mais pessoas e ajudá-las de forma cada vez mais transversal. Fomos acrescentando camadas, serviços e funcionalidades.

Atualmente oferecemos um serviço 100% digital e trabalhamos numa abordagem que nos diferencia dos restantes: ajudamos de forma personalizada e transparente cada um dos nossos clientes.

“Queremos ajudar os portugueses a tomar as melhores decisões financeiras e para tal trabalhamos todos os dias com a vontade de fazer o bem, bem feito.”

Quando o Doutor Finanças começou todos os processos eram trabalhados em papel. Percebemos cedo que o fluxo de trabalho era pouco eficiente e pouco sustentável. E esta perceção foi uma das nossas vitórias, porque nos permitiu dar um salto. Desenvolvemos de raiz uma plataforma digital, a que chamamos Clínica, que nos permite comunicar diretamente com clientes e parceiros de forma mais eficiente e com mais qualidade. Este salto permitiu-nos fazer um acompanhamento mais próximo e personalizado de quem nos procura. Temos vindo a melhorar os processos, a dotar a Clínica de mais ferramentas e capacidades para facilitarmos a vida dos nossos clientes, dos nossos especialistas e dos nossos parceiros.

O caminho da digitalização trouxe-nos decisões difíceis, que causaram dúvidas sobre se o caminho escolhido era o mais adequado. Mas fomos firmes e mantivemo-nos convictos de que o futuro passava por esta solução. Cometemos erros. O caminho não foi sempre em linha reta. Tomámos algumas decisões que se revelaram erradas e que nos obrigaram a dar um passo atrás para darmos mais dois em frente. O erro e o saber de que precisamos de errar para acertar faz parte da cultura do Doutor Finanças. Acreditamos que só assim é possível aportar valor e fazer a diferença.

O nosso crescimento, os nossos erros e as nossas conquistas só foram possíveis com o compromisso de toda uma equipa. E isso só é possível se as pessoas estiverem felizes e motivadas. Neste contexto, temos trabalhado para implementar medidas que fomentem o bem-estar de todos. Temos ouvido, pedido feedback e melhorado as nossas práticas. Uma destas é a escolha flexível do local de trabalho, com a partilha de toda a informação via Yammer, e através do Confluence onde está a base de conhecimento de todos os colaboradores, desde atas, formações e projetos.

Nos últimos anos temos sido distinguidos como uma das melhores empresas com as melhores práticas de recursos humanos no mercado e ambiente de trabalho em Portugal, de acordo com um estudo da Neves Almeida HR Consulting. E todos os anos temos, orgulhosamente, melhorado a nossa posição neste ranking. Levamos o desafio de ajudar mais além e apoiamos as conquistas da nossa comunidade, nomeadamente através de apoio ao desporto português e na doação de receitas do nosso livro para crianças a instituições.

03

PRÉMIO TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

O Doutor Finanças nasceu em 2014 e conta, atualmente, com 172 colaboradores. Temos como nosso maior propósito ajudar os portugueses a tomar melhores decisões financeiras.

Nesse sentido, analisamos e negociamos as melhores propostas para os produtos financeiros que os portugueses precisam no que se refere ao crédito à habitação, à consolidação de crédito, ao crédito pessoal e aos seguros. Além disso, partilhamos conhecimentos e ferramentas com as pessoas, através do nosso portal, para que possam ter acesso à informação que lhes permita tomarem decisões de forma mais consciente.

Temos como objetivo que, num futuro próximo, o nosso portal se torne a referência na literacia financeira para os portugueses.

No início, montámos todas as operações da forma “standard”. Os processos eram geridos através de papel e os contatos com os clientes e parceiros eram feitos como a esmagadora maioria das empresas fazia. Cedo percebemos que esse não era o nosso caminho. O episódio que nos mostrou que tínhamos de inovar remonta a outubro de 2016, aquando, o Doutor Finanças apareceu na rubrica “Contas Poupança” do Jornal da Noite da SIC. O programa explicava às pessoas que não precisavam de ficar amarradas a uma entidade financeira toda a vida e como o Doutor Finanças podia ajudar as pessoas a reverem as suas condições de financiamento. Termos aparecido na televisão, em horário nobre, fez disparar o número de solicitações pelos nossos serviços. O volume de pedidos foi muito elevado, as equipas não estavam preparadas e as pilhas de papel amontoaram-se. Queríamos responder a todos os pedidos de forma célere, mas o processo em papel dificultava a agilidade da operação. Isto causou alguma insatisfação nos clientes, porém, ao mesmo tempo, fez-nos questionar a forma de trabalhar e dar início a um revolucionário processo de digitalização.

“Atualmente, a Clínica permite-nos fazer toda a gestão dos processos, acompanhar de forma próxima e personalizada cada cliente e cada parceiro.”

Em 2017, começámos a construir de raiz o sistema de gestão do cliente (CRM), a que chamámos de Clínica. Inicialmente a Clínica enviava uma mensagem automática para o cliente após a sua inscrição no nosso portal, criava um espaço pessoal para o mesmo e recebia os documentos que o cliente necessitava de enviar. No início de 2017, voltámos a aparecer em horário nobre na televisão. Nessa altura, a Clínica já estava operacional, o que nos permitiu gerir de forma mais célere os pedidos que nos chegaram e evitar os níveis de insatisfação observados meses antes. Desde então temos vindo a atualizar a Clínica com base naquelas que são as dores sentidas pelos nossos colaboradores, clientes e parceiros, de forma a facilitarmos o processo, e, consequentemente, prestarmos um melhor serviço. Atualmente, a Clínica permite-nos fazer toda a gestão dos processos, acompanhar de forma próxima e personalizada cada cliente e cada parceiro. Este sistema central permite-nos prestar um serviço melhor, facilita o dia a dia dos nossos colaboradores, garante uma segurança maior e ajuda-nos a ter um fluxo de comunicação mais dinâmico e próximo.

E estamos sempre a trabalhar para melhorar as funcionalidades da Clínica. Em 2021, desenvolvemos um sistema de comunicações sequenciais automatizadas que permite ao cliente acompanhar informação relevante sobre o processo, melhorámos o sistema de agendamento de mensagem de forma a facilitar aos especialistas a partilha de informação com o cliente e simplificámos a gestão e partilha de processos com parceiros, aumentando a rapidez na resposta ao cliente.

Todas as melhorias que temos vindo a desenvolver permitiram, no ano passado, processar um milhão de novos documentos, gerir 77 mil processos e ajudar mais de 10 mil clientes a recolher documentação de forma automática. Foi também, através da Clínica, que enviámos 620 mil emails, trocámos 81 mil SMS, gerimos mais de quatro mil processos através dos nossos robots e enviámos mil processos por API. Estes são apenas alguns dos feitos conseguidos por um sistema construído de raiz e que nos permite ser 100% digitais.