Fábrica Duriense

Fundada: 1956 | Sede: Marco de Canaveses | Área: Indústria

Ver Site

Mariana Ribeiro

 


Prémios: Heróis PME

Do nada fizemos uma doce história.



01

PRÉMIO Heróis PME

Fundada em 1956 pelo nosso avô, padeiro de profissão e pela avó, a Fábrica Duriense – Indústria de Biscoitos, Lda. nasceu através da iniciativa dos dois e com muita luta. Se, no início, nem havia batedeiras para trabalhar, com o passar dos anos, e mediante as possibilidades, foram adquirindo o material necessário para crescer de forma sustentada. As receitas dos biscoitos foram também desenvolvidas, sempre num grande clima de secretismo, não fosse alguém da concorrência descobrir. Receitas essas que ainda hoje tem uma grande dose de segredo, apenas conhecido pelo núcleo duro familiar.

Mas já lá vamos…

A Duriense foi, e é, uma empresa que deu muito à sua região, seja em termos de empregabilidade, de agitação da economia local e até pelo suave aroma que deixa no ar. Com o decorrer dos anos a empresa passou para a mão do filho dos fundadores, nosso tio que, com a sua abordagem mais conservadora, levou a empresa à estagnação. Até 2021.

A terceira geração entrou “em ação”. Começámos por arrumar os cantos à casa: ao rebranding de toda a identidade visual, embalagens e novas modalidades de compra, juntamos-lhe a transformação e presença digital e novos mercados. 

 

"Agora, com pouca experiência mas a assimilar todos os desafios do dia-a-dia, Mariana e João, de 31 e 25 anos lideram esta empresa criada pelos seus avós."

 

O culminar desta jornada acabou numa negociação pacífica com a segunda geração para uma saída da empresa. Com ambições substancialmente diferentes seria de todo impossível continuar de outra forma.

Agora, com pouca experiência mas a assimilar todos os desafios do dia-a-dia, Mariana e João, de 31 e 25 anos lideram esta empresa criada pelos seus avós. Formados em Comunicação e Direito arriscamos em sair dos nossos empregos para trabalhar em algo que é nosso e a 65kms de casa. Não nos arrependemos do nosso mergulho de cabeça.

 Atualmente, e em contexto pandémico, a Duriense não esmoreceu e viu reforçada a sua venda de biscoitos a grandes superfícies. Iniciaremos em breve a exportação para a Ásia. Temos saúde financeira e ambição. Mas queremos mais. Queremos estar em casa dos portugueses, fazer parte do seu dia-a-dia. Não somos heróis mas honramos todos os dias o legado que agora temos em mãos.