Dream Toys

Fundada: 2006 | Sede: Venda do Pinheiro | Área: Comércio

Ver Site

Marco Soares

 


Prémios: Heróis PME

Quando o Mundo estava em Pausa, fomos estudar e implementámos ferramentas que potenciaram o nosso crescimento em 42%



01

PRÉMIO Heróis PME

A Dream Toys surgiu em 2006, quando o Marco e o Rui decidiram dar início ao seu  sonho de crianças e abriram a empresa na varanda do apartamento dos Pais, na Calçada de Carriche, em Lisboa. 

O sonho mantém-se intacto: levar às crianças os melhores brinquedos do mundo. 

A missão é encontrar marcas de brinquedos que permitam às lojas sobreviver durante todo o ano, num negócio altamente sazonal e também sobreviver à guerra louca de preços que as grandes superfícies fazem ao negócio tradicional. 

A Dream Toys está sempre à procura de marcas de brinquedos com as seguintes características: 

- Que sejam intemporais (protejam os clientes e a empresa de stock obsoleto. Por exemplo: camiões, carrinhos, bonecas, carrinhos de bebé, bolas de futebol, brinquedos de madeira são brinquedos intemporais).

- Sustentabilidade e Qualidade: trazer brinquedos de qualidade superior, para evitar a concorrência de lojas multiproduto e de hipermercados, brinquedos que sejam produzidos de forma sustentável e ecológica. 

- Rentabilidade: encontrar marcas de brinquedos que permitam aos clientes tirar a rentabilidade necessária para sustentarem os seus negócios. 

No entanto, ao longo destes 15 anos, a Dream Toys tem tido várias provas de resiliência e persistência por parte dos seus fundadores, o Marco e o Rui. Em 2015, o principal fornecedor da Dream Toys - que significava 80% da faturação - faliu e a empresa passou por momentos muito complicados. Foram 2 anos muito complicados e desgastantes. Ainda assim, a empresa sobreviveu e soube dar o salto para mercados internacionais. Isto deveu-se essencialmente ao facto do fornecedor, em questão, ter sido comprado. Depois dos novos donos terem ouvido falar do projeto, decidiram entregar à Dream Toys o Mercado Espanhol (o parceiro Espanhol não tinha resistido).

“Os altos e baixos nas empresas são inevitáveis e temos de estar muito bem preparados para lidar com as surpresas e com os momentos menos bons. Ser Melhor é a solução”

Atualmente, a Dream Toys já não está tão dependente de um parceiro: detém a representação exclusiva de cerca de 20 marcas e, parte delas, para Portugal e Espanha - algumas têm mais de 100 anos de vida e são de origem Alemã.

Podemos, atualmente, considerar a Dream Toys uma autoridade no setor da distribuição de brinquedos. Em 2021, chegou perto dos 3 Milhões de faturação e obteve um crescimento de 42% ao fim de 15 anos de existência. Para este crescimento é fundamental a política de constante aprendizagem e conhecimento que faz parte da cultura da empresa. Na Dream Toys, vive-se em permanente KAIZEN: constante aperfeiçoamento, aprendizagem e conhecimento. 

A empresa assistiu, ao longo destes 15 anos, ao desaparecimento de vários concorrentes, que no passado tinham grandes empresas e grandes marcas. E porquê? Muitas vezes por falta de "crescimento de conhecimento" de alguns empreendedores, que não acompanharam o crescimento do volume de negócios das suas organizações. 

A Dream Toys, por ter identificado atempadamente esta lacuna noutros projetos, aproveitou a época de confinamento para evoluir e implementar na Organização novas ferramentas como CRM, KPYS, Avaliação de desempenho e ter bem visível, para todos os colaboradores, a Missão/Propósito da Organização, valores e Metas. 

Todo este trabalho foi feito durante o ano de 2021, tendo como base as formações feitas pelos responsáveis da Dream Toys, com a intenção de aproveitar estes dois anos de "pausa no Mundo" para "munir" os responsáveis com conhecimento, ferramentas capazes de continuar a alavancar o sucesso da organização e, principalmente, com a missão bem presente de motivar as pessoas incríveis que trabalham nesta organização fantástica.

“Se queremos pessoas que estejam disponíveis para viver o sonho de 2 amigos de infância, há que tornar a experiência dos colaboradores a mais incrível possível”. E foi exatamente isso que a Dream Toys fez com a sua equipa!

A conclusão destes 15 anos de Vitórias e Derrotas, de Vencedores e Vencidos, da Dream Toys é esta: “os altos e baixos nas empresas são inevitáveis e temos de estar muito bem preparados para lidar com as surpresas e com os momentos menos bons. Ser Melhor é a solução”.