Meia Pata, Lda 
Fundada: 2016 | Sede: Santo Tirso | Área: Indústria
Ver SiteDiogo Marques
Prémios: Heróis PME Transformação digital
Fundada: 2016 | Sede: Santo Tirso | Área: Indústria
Ver Site
Prémios: Heróis PME Transformação digital
Num mercado em constante mudança e com desafios diários, uma Advogada e um Gestor, casados e na época pais de apenas uma pequena filha, concluíram que a sua vida profissional tinha que mudar. Em 2014, descontente com a sua atividade profissional, a atual gerente da Meia Pata, com ligação familiar de mais de 65 anos à indústria dos fios têxteis, resolve com o seu marido criar a marca Meia Pata, uma marca internacional com design e fabrico 100% em Portugal. Em menos de dois anos a marca estava presente em mais de 250 lojas de roupa e acessórios de criança a nível nacional, com uma estrutura de produção a crescer e a necessitar de abrir horizontes para dar saída à produção que estava em crescendo.
No final do segundo ano de atividade, deu-se o primeiro grande salto: o departamento B2B iniciou a exportação com ajuda das associações do sector, através da presença em feiras internacionais, da criação de um departamento de gestão de mercados com recursos humanos fluentes em inglês e a alteração de todos os elementos comerciais para bilingue. O primeiro mercado foi o Reino Unido, ao qual se seguiram Bélgica, Itália, Holanda, etc. Nos dias de hoje, a marca está presente em mais de 20 mercados, com 15 agentes e importadores.
No que diz respeito ao B2C, no segundo ano de atividade também sofreu uma grande reviravolta: indo contra todos os clientes de retalho e comerciais que a empresa tinha, tomámos a decisão de abrir o primeiro stand de vendas ao público no Centro Comercial Amoreiras, ao qual se seguiu o Vasco da Gama, o Oeiras Parque e o Colombo. Arrancou também o primeiro franchising da marca no Mar Shopping, em Matosinhos.
Foi uma revolução ao nível das lojas que revendiam os nossos produtos, porque a partir desse momento os clientes tinham onde escolher todos os produtos, tamanhos e cores e não só os adquiridos pelas lojas representantes. Perdemos muitos clientes por esta decisão, mas a faturação compensou e os clientes finais ficaram muito satisfeitos. As redes sociais e os stands nos principais centros comerciais eram a forma de chegar ao cliente final, inspirando também empreendedores a abrir os seus próprios negócios com base no modelo criado.
Em 2019, fechámos contrato com o primeiro franchising internacional e abrimos a nossa primeira loja 100% Meia Pata em Marrocos. Todos os mercados estavam a crescer, a marca estava a lançar cada vez mais produtos, cores e tamanhos. E chegou a pandemia!
Ao nível do B2B os mercados estavam consolidados e os clientes fidelizados, deixámos de ter feiras presenciais e começámos a participar em feiras digitais, mas não era suficiente para chegarmos aos nossos objetivos. Por outro lado, seguiram-se confinamentos atrás de confinamentos e os agentes não podiam visitar as lojas para efetivar vendas. Foi então que reunimos com toda a cadeia comercial e criámos dois novos canais de venda:
1) Venda em showroom, com marcação e atendimento personalizado nas maiores cidades dos países que tínhamos mais clientes;
2) Venda online em plataforma B2B desenvolvida à medida das nossas necessidades.
No que diz respeito ao B2C, foi outro desafio 360 graus. Tínhamos todos os pontos de venda físicos fechados e as redes sociais inundadas de pedidos de produtos. Foi então que decidimos criar a nossa loja online, onde alojámos mais de 80 mil referências de produtos para venda ao público.
O resultado: com estas medidas que implementámos nos departamentos B2B e B2C, em 2020 crescemos cerca de 30%, contratámos mais recursos humanos e satisfizemos os nossos clientes particulares e de retalho.
A Meia Pata™, é uma marca internacional criada em 2014 com design e fabrico 100% em Portugal. Apresenta anualmente duas coleções de meias, collants, sapatos e acessórios de cabelo para crianças desde recém-nascido até aos 12 anos.
Caracteriza-se por ter um design inovador e alta qualidade de fabrico, apresentando um portfolio com mais de 60 cores e 200 modelos distintos. Como complemento das suas coleções, no Verão apresenta uma linha de banho completa e no Outono/Inverno uma ampla coleção de agasalhos com casacos, boleros, gorros, toucas, entre outros.
Atualmente, está presente em mais de 20 mercados e, entre trabalhadores contratados e outros avençados, atingiu em 2021 os 35 colaboradores. O grande foco da empresa sempre foi o negócio B2B. Com a chegada inesperada da pandemia, apesar de ter os mercados consolidados e os clientes fidelizados, deixou de poder participar em feiras presenciais e passou a estar presente em feiras digitais. Contudo, não era suficiente para alcançar os seus objetivos!
Começaram os confinamentos atrás de confinamentos e os agentes não conseguiam visitar as lojas para efetivar vendas. Foi então que decidimos reunir com toda a cadeia comercial e criaram-se dois novos cenários de venda:
1) Venda em showroom, com marcação e atendimento personalizado nas maiores cidades dos países que tínhamos mais clientes;
2) Venda online em plataforma B2B desenvolvida à medida das nossas necessidades.
Como resultado esta decisão tivemos de, num tempo recorde de 3 meses, desenvolver uma aplicação online integradora de todas as nossas atividades e que contemplasse todas as necessidades de venda assistida, em showroom, ou da venda direta online.
No que diz respeito ao B2C, foi outro desafio 360 graus. Todos os pontos de venda físicos estavam fechados e as redes sociais inundadas de pedidos de produtos. Foi então que lançámos a loja online que aloja mais de 80 mil referências de produtos para venda ao público.
Hoje para além das redes sociais, onde são feitas campanhas semanais para atingir o nosso público-alvo, comunicamos com os nossos clientes por newsletters, criámos campanhas whatsapp e, através dos nossos meios de contacto, em pouco tempo esclarecemos todas as dúvidas do consumidor. Todo este processo de digitalização obrigou-nos a criar uma equipa dedicada ao digital, com um grande investimento em imagens de produto e catálogos digitais complementares às plataformas. Com estas medidas, em 2020 crescemos cerca de 30%, contratámos mais recursos humanos e satisfizemos os nossos clientes particulares e retalho. O próximo passo será a criação de um simulador virtual onde os clientes conseguirão personalizar o seu produto e comodamente no seu telemóvel, tablet ou computador criar o seu design favorito.