Outglocal Consulting 
Fundada: 2009 | Sede: Aveiro | Área: Serviços
Ver SiteRaquel Andias
Prémios: Heróis PME
Fundada: 2009 | Sede: Aveiro | Área: Serviços
Ver Site
Prémios: Heróis PME
A Outglocal nasce da vontade de Sandro Pinto de fazer a diferença no mundo da consultoria estratégica, com a missão de ajudar as empresas a crescerem, um conceito que não havia em Aveiro. O desafio foi grande pois Sandro não conhecia ninguém e teve que sair do Porto (terra natal) para Aveiro para concretizar este sonho. Hoje, a empresa conta com clientes de referência tanto em Aveiro como no Porto.
O mercado estava a evoluir e a carteira de clientes a aumentar. O reforço da equipa estava a acompanhar esta tendência de crescimento, pelo que, em outubro de 2019, a empresa avança com a compra de um novo espaço, que necessitava ainda de um investimento avultado para realização de obras e compra de todo o mobiliário e equipamentos. Este grande passo foi dado para permitir que a empresa passasse de um espaço com cerca de 80 m2 para um espaço com 200 m2 que proporcionaria mais conforto, melhores condições de trabalho e permitiria continuar a acompanhar o crescimento da equipa. Quando as obras do novo espaço estavam a meio, a pandemia chegou a Portugal.
No final de março de 2020, a empresa perdeu 7 clientes que representavam as maiores avenças e, apesar de estar a entregar bons resultados, a probabilidade de perder mais clientes era enorme, pois todos estavam a passar por dificuldades e a maioria teve de fechar e parar de trabalhar. Tendo em conta esta nova realidade, era difícil decidir se deveríamos suspender tudo ou continuar com um investimento que dificilmente víamos como a empresa iria recuperar. A empresa nunca parou de trabalhar e, finalmente, foi tomada a decisão de manter todos os planos e acreditar que tudo iria correr pelo melhor!
“Pegámos” no que fazíamos melhor para ajudar os nossos clientes a atravessar esta crise. O responsável da empresa, Sandro Pinto, teve de colocar capitais próprios na empresa, foram ainda pedidos empréstimos no âmbito do COVID para pagar salários, para que nada falhasse e não perdêssemos membros da equipa.
“Num dos momentos mais difíceis, vendemos o carro e um imóvel. O sócio vendeu ativos pessoais, mas nunca desistimos da Outglocal!”
A equipa uniu-se para tentar encontrar soluções e virámo-nos para outras áreas como a realização de candidaturas a apoios e incentivos, realização de websites e outras áreas que não dominávamos. Mesmo assim, muitos dos nossos clientes não conseguiam pagar.
Em setembro de 2020, tivemos que vender o carro da empresa por 10.000€ para conseguir continuar à tona. Em diversas reuniões sobre como podíamos reduzir os custos, as principais decisões foram cancelar a renda do antigo espaço e vender um ativo imobiliário. Mantivemos o investimento na publicidade online porque não podíamos ser como as outras empresas - porque se acreditávamos na publicidade digital e vendíamos isso aos nossos clientes, fazia todo o sentido manter e duplicar esse investimento - que nos trouxe muitas leads e oportunidades de negócio.
Apesar de todas as dificuldades conseguimos concluir a obra. Quando regressámos ao trabalho presencial já começámos no novo escritório, o que nos deu um elo importante e, com o tempo, começámos a recuperar pouco a pouco. O novo espaço trouxe-nos credibilidade e notoriedade em Aveiro e, apesar de a equipa e o talento da mesma ser igual, isso evidenciou-se na região.
O novo escritório melhorou a organização da equipa, potenciámos a nossa criatividade, a equipa aumentou e, com isto, conseguimos entrar em novas áreas de negócio como por exemplo a realização de candidaturas a apoios e incentivos, além de já termos implementado um departamento de desenvolvimento de websites.
Apostámos nos Açores e, passado um ano, já estamos a recuperar mais este investimento que realizámos porque acreditámos que daria frutos, e está a dar!
Apesar de muitas dificuldades financeiras, a venda de vários ativos e noites mal dormidas, a crença de que temos algo de especial e de que tínhamos e temos valor no mercado fez com que a continuássemos a ter vontade de lutar. A equipa continua a crescer e acreditamos que com o tempo, trabalho e dedicação conseguiremos entrar noutros mercados e que este sonho irá perdurar.