Feiriper - Sociedade de Distribuição, Sa

Fundada: 1997 | Sede: Santa Maria da Feira | Área: Comércio

Ver Site

Paula Rocha

 


Prémios: Heróis PME

Quando tudo parecia impossível, reerguemos com toda a força e determinação.



01

PRÉMIO Heróis PME

O que subjaz ao conceito de empresa é a ideia organizativa que lhe aporta uma mais valia, de tal modo que o valor do todo que é a empresa é superior ao valor da soma das suas partes componentes. Este conceito, aparentemente muito teórico, traduz bem a importância das pessoas e da organização ou ideia organizativa que subjazem à Feiriper - Sociedade de Distribuição SA, como veremos. 

A nossa empresa denominada E.Leclerc – Santa Maria da Feira, foi criada em 1997 e desenvolve a sua atividade no ramo da distribuição em hipermercado. Foi, de resto, a primeira empresa do género a desenvolver a sua atividade nesta cidade. 

No início, sentiu as dificuldades normais de penetração num mercado muito tradicional e pouco aberto à novidade. Contudo e parafraseando Fernando Pessoa “Primeiro estranha-se depois entranha-se”, rapidamente obteve sucesso, sobretudo enquanto foi a única empresa do género no território. Com o surgir de concorrência e eventualmente também devido à falta de inovação por parte da Feiriper, SA, esta começou a apresentar sucessivamente resultados negativos. 

Em 2015 verificou-se, então, uma alteração ao nível da administração da sociedade, o que permitiu que a empresa, a partir dessa data, entrasse num processo de recuperação e assim, já em 2017, apresentou resultados positivos. Com efeito, a nova administração mais dinâmica e inovadora, atenta às necessidades do mercado, procurando atingir novos públicos, sem perder de vista os ditames da sustentabilidade financeira e ambiental, aporta uma nova visão de negócio à empresa. 

Esta nova visão consubstancia-se, entre outros, no aprimoramento do investimento em loja, designadamente através da modernização dos equipamentos, mais atrativos e sobretudo eficientes no desiderato de redução do consumo de energia. Importante é ainda a preocupação de proporcionar ao cliente a mais variada gama de produtos e serviços garantindo dessa forma a satisfação dos mais variados públicos, vendo o consumo numa perspetiva holística, tendo em vista a maior comodidade para o consumidor. 

Para a atual administração a decisão de aceitar tal função não foi fácil, quer pela a situação económico-financeiro difícil que a empresa apresentava quer pela situação pessoal e familiar, que se viu obrigado a mudar a sua residência, juntamente com a sua esposa, a procurar novas escolas para os filhos do casal e a alterar todas as rotinas do agregado familiar, num meio social completamente desconhecido. Tomada aquela decisão pessoal, de seguida houve que adotar todo um processo de mudança na empresa. E claro, todos os processos de mudança implicam stress, tensão, adrenalina e resistências várias. 

Todo esse processo consubstanciou-se designadamente: 

- Em reduzir os custos com energia elétrica, contribuindo para a sustentabilidade financeira e climática, através da substituição da iluminação, por iluminação led, instalação de painéis fotovoltaicos, e substituição dos móveis de frio por equipamentos energeticamente mais eficientes. 

- Em  apenas 2 anos e meio, o nosso parque de fotovoltaicos, poupou ao ambiente o equivalente a 13.000 abates de árvores, 2.000.000 Km percorridos por viatura e 479 toneladas de emissão de CO2;

- Implementação do sistema compras On-line, conceito Drive, onde cliente pode fazer as suas compras comodamente em sua casa.

- Implementação das Entregas ao Domicílio (serviço gratuito) que se revelou uma grande ajuda às famílias no período Covid-19, principalmente aquelas que se encontravam em isolamento, impossibilitadas de fazer as suas compras

- Implementação das etiquetas eletrónicas, que significou um grande esforço para a empresa pelo valor investido, permitindo atualização dos preços dos produtos a qualquer momento, assim reduzindo a probabilidade de erro na indicação de preço ao cliente

- Aquisição de caixas self-service para linha de caixa, permitindo que o cliente registe as suas próprias compras e proceda ao respetivo pagamento, assim evitando tempo de espera em filas.

 

"Importante é ainda a preocupação de proporcionar ao cliente a mais variada gama de produtos e serviços garantindo dessa forma a satisfação dos mais variados públicos, vendo o consumo numa perspetiva holística, tendo em vista a maior comodidade para o consumidor."

- Implementação do Selo Safe Clean, certificação por Entidade Acreditada, a qual certifica o cumprimento que todas as regras COVID-19, garantindo aos nossos clientes e funcionários a segurança no cumprimento de todas as regras e normas no combate ao Covid-19.

- Renovação posto de combustível, substituindo todo o equipamento (novas bombas), que passou a incluir duas ilhas self-service, nas quais os clientes fazem autoabastecimento e auto pagamento, proporcionando um serviço mais rápido sem filas.

- Parcerias com entidades desportivas locais como o Voleibol feminino Feirense. Somos ainda os Patrocinadores Oficiais das camadas jovens do Sport Ciclismo São João de Ver. Apoiamos a nossa comunidade.

- Posto de Carregamento Viaturas Elétricas;

- Atividades diversas com os nossos clientes e funcionários, desde a chegada do Pai Natal, desfile carnaval, concursos e passatempos, entre outros.

- Implementação da Certificação ISO 9001, sistema de gestão que permite a otimização dos processos;

- Certificação da Fogaça, doce tradicional do concelho, compromisso com um produto de qualidade. 

Estas mudanças tiveram também um impacto muito positivo na vida de todos os colaboradores da empresa. Destacamos os efeitos principais na nossa equipa:

- Satisfação dos colaboradores;

- Apoio à evolução contínua na carreira profissional, funcionários que passaram de operadores para posições de liderança;

- Distribuição dos lucros pelos colaboradores;

- Manutenção e estabilidade dos postos de trabalho;

- Melhoria das condições de trabalho através do investimento em diferentes equipamentos e aposta na formação contínua promovendo a evolução das competências dos colaboradores;  

- Todos os dias da semana é disponibilizado, a todos os funcionários, refeições de forma gratuita, incentivando a uma alimentação saudável;

- Atividades com os funcionários, cultivando o espírito de grupo, Flash Mob com funcionários da Feiriper (https://www.facebook.com/e.leclerc.feira/videos/660031615364633).

Ultrapassámos vários desafios mas estamos mais fortes que nunca, graças a uma equipa que deu sempre o seu melhor com muita força e determinação.