CONNECT 
Fundada: 2006 | Sede: Lisboa | Área: Serviços
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Prémios: Heróis PME Transformação digital
Fundada: 2006 | Sede: Lisboa | Área: Serviços
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Prémios: Heróis PME Transformação digital
A CONNECT foi criada em 2006, com 2 sócios gerentes, mais uma colaboradora. Passados 16 anos, a equipa passou para 20 colaboradores, multiplicámos a nossa faturação por 10, o nosso espaço de escritório por 10, e temos, acoplado ao nosso escritório, uma zona de armazém, mais uma zona de produção, além de uma pequena frota de carrinhas.
Começámos por desenvolver pequenos trabalhos de design e de produção audiovisual, até nos lançarmos na produção de eventos e em ativações de marca cada vez mais exigentes. O nosso core mudou e fixou-se na produção de eventos e ativação de marcas, onde fomos adicionando competências e também a nossa capacidade de produção e entrega.
O resultado? A CONNECT tornou-se numa das maiores agências do mercado, com uma dinâmica e capacidade de entrega reconhecida pelo mercado.
O CORE da nossa empresa baseava-se em juntar pessoas, visto que trabalhávamos prioritariamente na produção de eventos e na ativação de marcas. Com o despoletar da pandemia e o consequente confinamento, logo em Fevereiro de 2020, a nossa atividade ficou completamente inviabilizada e a empresa num claro risco de sobrevivência, assim como todos os colaboradores.
Com os apoios do Estado atrasados e sempre aquém de cobrirem os custos fixos da empresa, vimo-nos na emergência de alargar o nosso core a outras atividades em plena pandemia e transformar uma produtora de eventos numa agência 360º, que começou a trabalhar todas as ferramentas de marketing, comunicação e publicidade, com um 'driver' completamente novo, que foi a produção e a comunicação digital.
Logo no início da pandemia, decidimos investir e desenvolver uma plataforma original, completamente nossa, que emitisse eventos digitais mas que também fosse um forte suporte, mais tarde, para eventos físicos e híbridos. Estudámos todas as plataformas existentes no mercado e penso que conseguimos conceber de raiz a plataforma mais completa do mercado, capaz de fazer a gestão de todos os eventos, incluindo os processos de check-in e no pós-evento.
"Todo este percurso - com conquistas e obstáculos - levou a CONNECT a outro patamar: somos a agência que planeia, mas também produz, induzindo uma confiança redobrada no nosso trabalho."
Esta plataforma ajudou-nos a liderar o mercado dos eventos digitais, que fomos desenvolvendo ao longo do confinamento em múltiplos formatos, desde o evento 3D mais complexo ao webinar mais simples. Paralelamente, fomos desenvolvendo campanhas digitais, ativações digitais, produção de conteúdos e publicidade, tudo atividades que não implicassem o ajuntamento de pessoas.
Estes foram alguns dos números significativos durante o início da pandemia:
- Nº de eventos efectuados com a nova plataforma: mais de uma centena.
- Nº total de visualizações em streaming: mais de 20.000 pessoas ligadas.
- Nº de pessoas presentes em eventos híbridos: mais de 2.000 pessoas (num período muito curto em que os eventos foram permitidos)
Este reposicionamento da empresa, esta reinvenção, permitiu não só manter a atividade da empresa, como manter e até reforçar todos os seus postos de trabalho. Saímos claramente desta pandemia com uma posição competitiva reforçada relativamente a todos os nossos concorrentes, visto que mantivemos toda a nossa estrutura e reforçámos competências.
E o mercado começa a reconhecer isso mesmo na CONNECT: uma empresa de confiança, que atravessou toda a pandemia, mantendo todos os colaboradores e desenvolvendo trabalhos e novos clientes com uma enorme regularidade. Ainda não atingimos os números de faturação de 2019, mas estamos muito bem posicionados para acompanhar o crescimento expectável do mercado logo a partir da reabertura total da economia.
Todo este percurso - com conquistas e obstáculos - levou a CONNECT a outro patamar: somos a agência que planeia, mas também produz, induzindo uma confiança redobrada no nosso trabalho.
Hoje somos uma agência 360º, com competências para converter os eventos físicos em eventos digitais e/ou para os propagar digitalmente. Nada é impossível!
O ‘core’ da CONNECT - a produção de eventos e a ativação de marcas - era desenvolvido no Mundo físico, juntando e motivando pessoas.
Com a pandemia e os respetivos confinamentos, o nosso ‘core’ e as nossas atividades foram completamente postas em causa, e, em última análise, a própria sobrevivência da empresa.
Houve a necessidade e a visão de migrar a nossa atividade no Mundo físico para o Mundo digital, iniciando o desenvolvimento de eventos e ativações digitais. Para isso, reunimos e desenvolvemos competências internas num grande esforço de adaptação e de gestão de todas as competências digitais.
O ponto alto deste esforço foi o desenvolvimento de uma plataforma de eventos digitais totalmente de raiz. Estudámos aprofundadamente toda a oferta existente no mercado e pesquisámos todas as soluções existentes, sempre com o objetivo de desenvolvermos a plataforma mais completa, que fizesse a diferença e fosse ao encontro das necessidades dos nossos clientes.
O tempo de desenvolvimento até à disponibilização para o mercado foi muito rápido, o que nos permitiu, ainda em meados de 2020, começar a produzir eventos através da nossa plataforma.
"O ponto alto deste esforço foi o desenvolvimento de uma plataforma de eventos digitais totalmente de raiz. Estudámos aprofundadamente toda a oferta existente no mercado e pesquisámos todas as soluções existentes, sempre com o objetivo de desenvolvermos a plataforma mais completa, que fizesse a diferença e fosse ao encontro das necessidades dos nossos clientes."
E todo esse know-how adquirido permitiu-nos liderar a produção de eventos digitais, sob diversos formatos: eventos 3D, 2D, físicos com Broadcast, webinares, entre outros.
A plataforma revelou-se uma ferramenta com um potencial incrível! Para além de dar resposta aos eventos digitais, começou a ser incorporada nos eventos físicos e híbridos, logo que a economia reabriu.
A plataforma faz toda a gestão prévia dum evento ou ativação, permite a transmissão online e é também fundamental para a fase dos pós-eventos, nomeadamente através dos conteúdos produzidos pelos eventos e/ou ativações de marca.
Tem ainda uma extensão para a gestão do próprio evento físico, através do check-in personalizado, e outras funcionalidades, como o envio de SMS’s, por exemplo, ao longo do evento.
Desta forma, estamos preparados para fazer a diferença nesta nova geração de eventos!