Innovation Makers


Fundada: 2009 | Sede: Óbidos | Área: Informática

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Vítor Rodrigues

Com apoio de Francisco Chaves e Ricardo Portela


Nível de Heroísmo 4.9821428571429

Impacto Social

Capacidade Inspiracional 4.9404761904762

Pontuação Apurada: 834

Expandir fronteiras e levar a tecnologia e a inclusão a mercados emergentes!



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PRÉMIO Heróis PME

A Innovation Makers, nos seus 15 anos de existência, tem centrado toda a sua atividade na conceção e desenvolvimento de soluções para o mercado financeiro, nomeadamente canais bancários, pagamentos e autoatendimento. Complementarmente, temos feito uma forte aposta nos mercados africanos e latino-americanos com produtos mais direcionados para carteiras móveis, bancarização para utilizadores de baixos rendimentos, entre outros. A preocupação com a sustentabilidade social e ambiental tem sido uma tónica recorrente da nossa atividade. Atualmente, contamos com cerca de 100 colaboradores em Portugal e aproximadamente 60 colaboradores entre Angola e Moçambique.

 O ENSINO E A LITERACIA FINANCEIRA

Tendo em consideração a nossa experiência em países em desenvolvimento, fomos constatando um conjunto de necessidades específicas, algumas relacionadas com a nossa atividade direta, outras não. Como tal, o combate à literacia financeira tem tido uma especial relevância nas nossas preocupações, estando presente tanto no desenvolvimento das nossas soluções, como na formação e acompanhamento do público-alvo.

Mas, para combater a literacia financeira, é importante que antes se trate dos pilares da formação das pessoas. Não é fácil sensibilizar a população para questões de gestão de dinheiro se tal não acontecer. Todos sabemos que a dispersão geográfica e a existência de pequenas populações quase sempre muito distantes não facilitam o ensino básico em determinadas regiões, nomeadamente em África.

Sensibilizados por estas necessidades, procurámos encontrar uma solução sustentável que pudesse facilitar a alfabetização em zonas inóspitas, onde a construção de escolas é de difícil execução, e ainda menos a sua capacitação com algumas das mais recentes tecnologias. É neste âmbito, e com base na nossa experiência em construção de soluções em contentor marítimo para a colocação de ATM Centers, em regiões afastadas dos centros, que concebemos um modelo de contentor para o ensino básico. Um módulo escolar que poderá ser colocado em qualquer local e pronto a funcionar.

Além da inovação financeira, promovemos a educação e sustentabilidade, através da transformação de contentores em salas de aula móveis para alcançar as regiões mais remotas.

MÓDULO ESCOLAR INDEPENDENTE E DE FÁCIL IMPLEMENTAÇÃO

Entre as diferentes características deste módulo escolar, estas são algumas das que realçamos:

- Reutilização de um contentor em fim de vida para implementação da escola, garantido, também, mobilidade em caso de necessidade.

- A adaptação do contentor feita quase na totalidade à base da reutilização ou reciclagem de materiais, nomeadamente paredes forradas com madeiras reutilizadas das caixas dos ATM por nós importados da China; secretárias e cadeiras dos alunos produzidas a partir de paletes de madeira disponíveis no mercado e das nossas máquinas de autoatendimento; portas laterais de abrir cobertas por colmo produzido localmente com materiais biodegradáveis, entre outros.

- Colocação de luzes exteriores com painéis solares próprios.

- O módulo é autónomo em termos de energia, com base numa solução fotovoltaica e baterias que permitem o seu funcionamento, incluindo dos equipamentos eletrónicos em qualquer altura, sem necessitar de ligação à rede elétrica ou gerador.

- Autonomia no acesso à Internet, estando capacitado com uma solução de Internet por satélite Starlink, que garante o acesso em qualquer local com velocidades e qualidades significativamente aceitáveis.

- Incorporação de uma Smart TV, um computador para o professor e uma impressora sem tinteiros e com alimentação de tinta com base e tinta a granel.

- Está incluído na solução um conjunto de materiais pedagógicos do curriculum oficial do país.

- Complementarmente, foi identificado um conjunto de materiais de apoio ao ensino, igualmente disponível no módulo escolar.

Esta solução foi idealizada e desenhada pelos nossos arquitetos e engenheiros, adaptada e montada nos nossos estaleiros em Angola e contou com o apoio de uma equipa de pedagogos, que desenvolveu a parte educativa complementar à do ensino oficial.

CHEGAR MAIS LONGE COM OS NOSSOS CLIENTES

Tendo em consideração que o investimento neste tipo de soluções não é fácil de suportar pelos governos centrais ou locais, a nossa empresa decidiu que, por cada conjunto de 10 ATM Centers encomendados por um banco, oferecemos, sem custos adicionais, um contentor escola para ser implementado numa localidade à escolha da entidade bancária.

O referido módulo escolar poderá, se assim desejado, ser personalizado com informação referente ao banco que garantiu esta oferta.

Pretendemos, assim, implementar o maior número possível destes módulos escolares ambientais e socialmente sustentáveis, contribuindo para a alfabetização de zonas mais inóspitas, onde o ensino nem sempre consegue chegar ou existe com condições diminutas.

Este é um projeto que poderá evoluir, mais tarde, para soluções de postos médicos, postos de vacinação ou outros que sejam relevantes para as populações em causa.

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PRÉMIO FACTOR S - SUSTENTABILIDADE

A Innovation Makers, nos seus 15 anos de existência, tem centrado toda a sua atividade na conceção e desenvolvimento de soluções para o mercado financeiro, nomeadamente canais bancários, pagamentos e autoatendimento. Complementarmente, temos feito uma forte aposta nos mercados africanos e latino-americanos com produtos mais direcionados para carteiras móveis, bancarização para utilizadores de baixos rendimentos, entre outros. A preocupação com a sustentabilidade social e ambiental tem sido uma tónica recorrente da nossa atividade. Atualmente, contamos com cerca de 100 colaboradores em Portugal e aproximadamente 60 colaboradores entre Angola e Moçambique.

 

O ENSINO E A LITERACIA FINANCEIRA

Tendo em consideração a nossa experiência em países em desenvolvimento, fomos constatando um conjunto de necessidades específicas, algumas relacionadas com a nossa atividade direta, outras não. Como tal, o combate à literacia financeira tem tido uma especial relevância nas nossas preocupações, estando presente tanto no desenvolvimento das nossas soluções, como na formação e acompanhamento do público-alvo.

Mas, para combater a literacia financeira, é importante que antes se trate dos pilares da formação das pessoas. Não é fácil sensibilizar a população para questões de gestão de dinheiro se tal não acontecer. Todos sabemos que a dispersão geográfica e a existência de pequenas populações quase sempre muito distantes não facilitam o ensino básico em determinadas regiões, nomeadamente em África.

 

Sensibilizados por estas necessidades, procurámos encontrar uma solução sustentável que pudesse facilitar a alfabetização em zonas inóspitas, onde a construção de escolas é de difícil execução, e ainda menos a sua capacitação com algumas das mais recentes tecnologias. É neste âmbito, e com base na nossa experiência em construção de soluções em contentor marítimo para a colocação de ATM Centers, em regiões afastadas dos centros, que concebemos um modelo de contentor para o ensino básico. Um módulo escolar que poderá ser colocado em qualquer local e pronto a funcionar.

Além da inovação financeira, promovemos a educação e sustentabilidade, através da transformação de contentores em salas de aula móveis para alcançar as regiões mais remotas.

MÓDULO ESCOLAR INDEPENDENTE E DE FÁCIL IMPLEMENTAÇÃO

Entre as diferentes características deste módulo escolar, estas são algumas das que realçamos:

- Reutilização de um contentor em fim de vida para implementação da escola, garantido, também, mobilidade em caso de necessidade.

- A adaptação do contentor feita quase na totalidade à base da reutilização ou reciclagem de materiais, nomeadamente paredes forradas com madeiras reutilizadas das caixas dos ATM por nós importados da China; secretárias e cadeiras dos alunos produzidas a partir de paletes de madeira disponíveis no mercado e das nossas máquinas de autoatendimento; portas laterais de abrir cobertas por colmo produzido localmente com materiais biodegradáveis, entre outros.

- Colocação de luzes exteriores com painéis solares próprios.

- O módulo é autónomo em termos de energia, com base numa solução fotovoltaica e baterias que permitem o seu funcionamento, incluindo dos equipamentos eletrónicos em qualquer altura, sem necessitar de ligação à rede elétrica ou gerador.

- Autonomia no acesso à Internet, estando capacitado com uma solução de Internet por satélite Starlink, que garante o acesso em qualquer local com velocidades e qualidades significativamente aceitáveis.

- Incorporação de uma Smart TV, um computador para o professor e uma impressora sem tinteiros e com alimentação de tinta com base e tinta a granel.

- Está incluído na solução um conjunto de materiais pedagógicos do curriculum oficial do país.

- Complementarmente, foi identificado um conjunto de materiais de apoio ao ensino, igualmente disponível no módulo escolar.

Esta solução foi idealizada e desenhada pelos nossos arquitetos e engenheiros, adaptada e montada nos nossos estaleiros em Angola e contou com o apoio de uma equipa de pedagogos, que desenvolveu a parte educativa complementar à do ensino oficial.

CHEGAR MAIS LONGE COM OS NOSSOS CLIENTES

Tendo em consideração que o investimento neste tipo de soluções não é fácil de suportar pelos governos centrais ou locais, a nossa empresa decidiu que, por cada conjunto de 10 ATM Centers encomendados por um banco, oferecemos, sem custos adicionais, um contentor escola para ser implementado numa localidade à escolha da entidade bancária.

O referido módulo escolar poderá, se assim desejado, ser personalizado com informação referente ao banco que garantiu esta oferta.

Pretendemos, assim, implementar o maior número possível destes módulos escolares ambientais e socialmente sustentáveis, contribuindo para a alfabetização de zonas mais inóspitas, onde o ensino nem sempre consegue chegar ou existe com condições diminutas.

Este é um projeto que poderá evoluir, mais tarde, para soluções de postos médicos, postos de vacinação ou outros que sejam relevantes para as populações em causa.

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PRÉMIO INTERNACIONALIZAÇÃO

A Innovation Makers, nos seus 15 anos de existência, tem centrado toda a sua atividade na conceção e desenvolvimento de soluções para o mercado financeiro, nomeadamente canais bancários, pagamentos e autoatendimento. Complementarmente, temos feito uma forte aposta nos mercados africanos e latino-americanos com produtos mais direcionados para carteiras móveis, bancarização para utilizadores de baixos rendimentos, entre outros. A preocupação com a sustentabilidade social e ambiental tem sido uma tónica recorrente da nossa atividade. Atualmente, contamos com cerca de 100 colaboradores em Portugal e aproximadamente 60 colaboradores entre Angola e Moçambique.

 

O ENSINO E A LITERACIA FINANCEIRA

Tendo em consideração a nossa experiência em países em desenvolvimento, fomos constatando um conjunto de necessidades específicas, algumas relacionadas com a nossa atividade direta, outras não. Como tal, o combate à literacia financeira tem tido uma especial relevância nas nossas preocupações, estando presente tanto no desenvolvimento das nossas soluções, como na formação e acompanhamento do público-alvo.

Mas, para combater a literacia financeira, é importante que antes se trate dos pilares da formação das pessoas. Não é fácil sensibilizar a população para questões de gestão de dinheiro se tal não acontecer. Todos sabemos que a dispersão geográfica e a existência de pequenas populações quase sempre muito distantes não facilitam o ensino básico em determinadas regiões, nomeadamente em África.

 

Sensibilizados por estas necessidades, procurámos encontrar uma solução sustentável que pudesse facilitar a alfabetização em zonas inóspitas, onde a construção de escolas é de difícil execução, e ainda menos a sua capacitação com algumas das mais recentes tecnologias.

Concebemos um modelo de contentor para o ensino básico. Um módulo escolar que poderá ser colocado em qualquer local e pronto a funcionar.

MÓDULO ESCOLAR INDEPENDENTE E DE FÁCIL IMPLEMENTAÇÃO

Entre as diferentes características deste módulo escolar, estas são algumas das que realçamos:

- Reutilização de um contentor em fim de vida para implementação da escola, garantido, também, mobilidade em caso de necessidade.

- A adaptação do contentor feita quase na totalidade à base da reutilização ou reciclagem de materiais, nomeadamente paredes forradas com madeiras reutilizadas das caixas dos ATM por nós importados da China; secretárias e cadeiras dos alunos produzidas a partir de paletes de madeira disponíveis no mercado e das nossas máquinas de autoatendimento; portas laterais de abrir cobertas por colmo produzido localmente com materiais biodegradáveis, entre outros.

- Colocação de luzes exteriores com painéis solares próprios.

- O módulo é autónomo em termos de energia, com base numa solução fotovoltaica e baterias que permitem o seu funcionamento, incluindo dos equipamentos eletrónicos em qualquer altura, sem necessitar de ligação à rede elétrica ou gerador.

- Autonomia no acesso à Internet, estando capacitado com uma solução de Internet por satélite Starlink, que garante o acesso em qualquer local com velocidades e qualidades significativamente aceitáveis.

- Incorporação de uma Smart TV, um computador para o professor e uma impressora sem tinteiros e com alimentação de tinta com base e tinta a granel.

- Está incluído na solução um conjunto de materiais pedagógicos do curriculum oficial do país.

- Complementarmente, foi identificado um conjunto de materiais de apoio ao ensino, igualmente disponível no módulo escolar.

Esta solução foi idealizada e desenhada pelos nossos arquitetos e engenheiros, adaptada e montada nos nossos estaleiros em Angola e contou com o apoio de uma equipa de pedagogos, que desenvolveu a parte educativa complementar à do ensino oficial.

CHEGAR MAIS LONGE COM OS NOSSOS CLIENTES

Tendo em consideração que o investimento neste tipo de soluções não é fácil de suportar pelos governos centrais ou locais, a nossa empresa decidiu que, por cada conjunto de 10 ATM Centers encomendados por um banco, oferecemos, sem custos adicionais, um contentor escola para ser implementado numa localidade à escolha da entidade bancária.

O referido módulo escolar poderá, se assim desejado, ser personalizado com informação referente ao banco que garantiu esta oferta.

Pretendemos, assim, implementar o maior número possível destes módulos escolares ambientais e socialmente sustentáveis, contribuindo para a alfabetização de zonas mais inóspitas, onde o ensino nem sempre consegue chegar ou existe com condições diminutas.

Este é um projeto que poderá evoluir, mais tarde, para soluções de postos médicos, postos de vacinação ou outros que sejam relevantes para as populações em causa.