Serralharia Cunha 
Fundada: 1988 | Sede: Braga | Área: Construção
Ver SiteA Serralharia Cunha é uma empresa que desde 1988 se dedica á produção e instalação de caixilharia de alumínio e estruturas metálicas ligeiras e pesadas.
Ao longo dos anos criou uma reputação significativa em especial junto de empresas de construção de Braga. Contudo no período de 2010 a 2013, devido unicamente à falência dos seus principais clientes foi arrastada para uma situação delicada com incobráveis na ordem dos 5M€.
Nessa altura, e ao invés de fechar a empresa e levar ao desemprego cerca de 50 trabalhadores, o Sr. António Martins, com 55 anos, hipotecou todos os seus bens pessoais e sem qualquer experiência nos mercados internacionais, começou a abordar os mercados argelino e belga. Em especial este ultimo mercado revelou-se uma oportunidade enorme, por força do serviço altamente personalizado e de qualidade que sempre caracterizou a empresa. De 2013 a 2022 e graças ao espírito resiliente e empreendedor do Sr. António Martins a empresa foi recuperando até atingir nos dias de hoje uma saúde financeira invejável.
A entrada dos filhos, Luis Costa e Lucía Costa, na organização da empresa após 2020, permitiu também ao fundador pensar a empresa a longo prazo.
Assim e também com o objetivo de deixar um legado aos filhos imune às crises e ao sucedido em 2010-2013, o Sr. Martins iniciou um processo de reflexão sobre o caminho a seguir para a Serralharia Cunha.
Com o apoio de 2 gestores do setor da caixilharia de alumínio, Ricardo Vieira e Carles Moliner, a Serralharia Cunha estabeleceu uma parceria com uma multinacional norte americana especializada em construção industrializada- Dextall Inc., decidiu investir cerca de 10M€ numa nova unidade Industrial dedicada à produção de fachadas modulares para a construção.
Com este investimento a Serralharia Cunha terá capacidade de resposta à demanda do mercado norte americano bem como ao mercado ibérico, onde através da sua associada Dextall Ibéria possui a exclusividade para a comercialização desta solução.
A decisão de apostar neste produto foi muito fácil, face à enorme demanda do mercado pro soluções de construção mais económicas, de melhor qualidade e com recurso a menos mão de obra. A falta de habitação a preços acessíveis é uma necessidade global e em especial no que respeita a Portugal e Espanha é um dos maiores desafios para os próximos anos. A Serralharia Cunha /Dextall será uma parte da solução para se ganhar este desafio.
Face ao nível de qualidade industrial exigido para este tipo de produto o processo foi um pouco longo, cerca de 1 ano, com diversos estágios de aprovação pela empresa mãe. Naturalmente que face á procura de soluções idênticas à da Dextall por parte do mercado, não ter a capacidade de dar resposta imediata causou alguma ansiedade, não só internamente, mas também junto dos nossos potenciais clientes.
Este á ainda algo que está em curso, dado que implica uma mudança na cultura da empresa, passar de uma empresa que vai definindo os projetos á medida que eles se vão realizando, para uma empresa que perde mais tempo a planear, mas reduz significativamente o tempo a produzir, seja através da digitalização de processos á automação do fabrico in house e à redução de Mão de Obra e tempo em obra.