Fitness UP 
Fundada: 2012 | Sede: V.N. Famalicão | Área: Serviços
Ver SiteHelder Marinho Ferreira
Prémios: Heróis PME
Fundada: 2012 | Sede: V.N. Famalicão | Área: Serviços
Ver Site
Prémios: Heróis PME
O meu nome é Hélder Marinho Ferreira, natural de Famalicão, 41 anos e pai de um filho com 22 anos.
De origens humildes e por dificuldades financeiras da minha família, que viria a emigrar mais tarde, experimentei nas férias de verão o mundo do trabalho com apenas 11 anos na construção civil e, a partir daí, nunca mais parei de trabalhar em todas as minhas férias escolares. Depois disso, trabalhei como mecânico, no têxtil e durante muitos anos como padeiro nas férias e nos fins de semana. Criei, desde pequeno, uma enorme capacidade de sacrifício e a certeza de que não queria aquilo para a minha vida.
Anos mais tarde, começo a trabalhar como recepcionista de um ginásio e é aqui que começa o início da minha caminhada como empreendedor neste sector. Estávamos em 2008, quando me propuseram assumir uma empresa com cerca de 10 anos mas, infelizmente, a iniciar um processo de insolvência. Esta empresa operava no setor do fitness (ginásios), onde eu tinha trabalhado durante 8 anos como recepcionista. Depois de muito ponderar, pois a proposta era a compra da empresa a troco de assumir as dívidas da mesma, acabei por aceitar.
Na realidade, aceitei porque pouco tinha a perder na medida em que não estava a conseguir obter rendimentos suficientes para sustentar a minha família. À data, o meu filho tinha 9 anos, eu estava a iniciar um processo de divórcio e sabia que tinha de mudar tudo na minha vida para que ele nunca passasse pelas mesmas dificuldades que eu passei. Não suportava a ideia do meu filho não poder estudar por falta de dinheiro e que ele visse o pai como “um coitado”.
Na verdade, mesmo a trabalhar 16 horas por dia e com todo o meu foco, não consegui inverter totalmente o saldo negativo mensal dos resultados operacionais e, ao fim de 6 meses, as dívidas acumuladas chegavam aos 50.000 euros. A chorar de noite e a lutar de dia, procurei o senhorio para apoiar uma intervenção a fundo nas instalações do espaço que se encontravam muito danificadas. Era a minha última aposta e, felizmente, o senhorio concordou e avançou com as obras.
“O volume de negócios passou de 24 mil euros, na primeira unidade, para 12 milhões euros no fecho de 2021 (apenas com 9 meses de atividade).”
Com uma pequena equipa a que tinha dedicado centenas de horas de formação, altamente disciplinada e comprometida com o meu sonho, invertemos os resultados e criámos a minha primeira unidade altamente rentável. Como me sentia em dívida para com a minha equipa e porque as ambições dos colaboradores eram de crescimento profissional, tomei a decisão de criar a minha própria concorrência na cidade e inaugurar aquela que foi a segunda unidade da rede com capitais próprios gerados pela primeira. Com o rendimento da segunda criámos a terceira e, em 10 anos, já criámos 28 unidades e continuamos a crescer.
Em 2020, já com 22 unidades em funcionamento, fomos obrigados a encerrar totalmente a atividade. No entanto, acredito que o facto do Fitness Up ter sido um projecto que nasceu já vencendo tantos obstáculos, enquanto toda a gente se recolheu em casa, uma pequena equipa de trabalho liderada por mim criou, em apenas uma semana, o primeiro ginásio online em Portugal que permitiu suportar todos os custos fixos que não estavam assegurados por ajuda estatal.
Conseguimos, ainda assim, fechar 2020 com resultados operacionais de aproximadamente 2 milhões de euros e, mesmo com parte do ano de 2021 encerrados, voltámos a crescer em 2021 e com o objectivos de dobrar neste ano. O volume de negócios passou de 24 mil euros, na primeira unidade, para 12 milhões euros no fecho de 2021 (apenas com 9 meses de atividade).
Acrescento, ao nível da sustentabilidade, o facto de sermos a única empresa do mundo com sistema de banhos limitado a 5 minutos, por utilização, poupando cerca de 30 milhões litros de anualmente.
Sigo, ainda hoje, a mesma estratégia de investir no crescimento da empresa, nunca retirando dividendos, dando oportunidades de crescimento profissional à equipa.
Hoje, enquanto marca, assumimos mais um compromisso com a sociedade, lutar contra todas as formas de preconceitos. Hoje a nossa voz são mais de 50.000 clientes ativos mas, muito em breve, multiplicaremos este número e será impossível não ouvir o apelo contra o preconceito.