Mendes Gonçalves, S.A. 
Fundada: 1982 | Sede: Golegã | Área: Indústria
Ver SiteMendes Gonçalves, S.A.
Prémios: Sustentabilidade - Factor S
Fundada: 1982 | Sede: Golegã | Área: Indústria
Ver Site
Prémios: Sustentabilidade - Factor S
A Mendes Gonçalves (MG) é uma empresa portuguesa fundada em 1982 na Golegã, Santarém. Quatro décadas depois, o negócio expandiu para incluir molhos e temperos.
Em 2019, a Mendes Gonçalves define uma nova estratégia e define o seu novo propósito: “Ser relevante na alimentação do futuro, com rentabilidade e exigência, tendo impacto positivo nas pessoas, sociedade e ambiente”. Pelo seu cariz familiar e ligação à comunidade foi criado o projeto Vila Feliz Cidade (VFC) que pretende, numa perspetiva integrada, aliar a componente económica à responsabilidade social e ambiental. Para isso, tem um propósito e uma ambição extraordinariamente claros: a criação de um modelo de negócio regenerativo e resiliente que integra a comunidade em torno do ambiente e da educação.
O projeto sustenta-se em quatro pilares fundamentais: educação, responsabilidade social, agricultura regenerativa e criação de oportunidades.
A Mendes Gonçalves quer abordar os seguintes problemas:
- Valorização do desperdício de matérias-primas potenciando a valorização e oportunidades de integração numa cadeia circular;
- Diminuição da disponibilidade de recursos hídricos e contaminação dos lençóis freáticos do Médio Tejo;
- Empobrecimento dos solos dos terrenos agrícolas do Médio Tejo devido a décadas de agricultura intensiva;
- Baixa literacia das populações em temáticas como a biodiversidade, a conservação dos solos e técnicas agrícolas de nova geração;
- Necessidade de dinamização da economia local e captação e manutenção de quadros jovens qualificados, gerando oportunidades de negócio baseado em conhecimento.
“A Vila Feliz Cidade pretende também ser um ecossistema gerador de novos negócios e aberto a parcerias com empreendedores.”
A diferenciação deste projeto centra-se numa visão regenerativa, resiliente e transversal, destacando-se as seguintes características:
- Inovação agroindustrial e económica – Contribui para a atividade agroindustrial da empresa de forma direta através da produção de produtos agrícolas biológicos.
- Inovação agrícola – O sistema produtivo utilizado na componente agrícola da VFC denomina-se agricultura regenerativa.
- Circularidade - A fábrica da Mendes Gonçalves, enquanto local de produção alimentar gera resíduos que cumprem todos os requisitos para alimentação humana, outros decorrentes de material de embalagem compostável e da atividade agrícola.
- Inovação educativa – Trata-se de permitir que as crianças sejam livres e que o contacto com a natureza crie uma relação forte com o ambiente, ao mesmo tempo que permite às crianças descobrir o mundo sem restrições. Trata-se de um espaço aberto e gerador de conhecimento, através de experimentação e aprendizagem, desde a creche até ao doutoramento.
- Geração de oportunidades – A VFC pretende também ser um ecossistema gerador de novos negócios e aberto a parcerias com empreendedores. A investigação científica, e a captação de fundos para esse propósito, está também no âmbito deste projeto. Enquanto espaço comunitário, a VFC é encarada como um espaço de promoção de oportunidades e experimentação.
- Verticalização da cadeia logística de alguns produtos, ao mesmo tempo que permite o controlo de todo o processo de qualidade.
A Mendes Gonçalves irá lançar o primeiro relatório ESG em 2022, relativo a 2021. O projeto VFC incorpora de forma clara, física e verificável o trabalho da empresa em torno da temática ESG. Atualmente já foram desenvolvidas as seguintes ações:
- A nível social existe o projeto da escola
- A nível ambiental existe a agroflorestal
A Mendes Gonçalves é reconhecida enquanto empresa integradora e inclusiva, que proporciona aos seus colaboradores, dependendo da sua função, acesso ao teletrabalho e à facilidade horária, financia um programa de vacinação contra a gripe, disponibiliza aconselhamento psicológico, nutricional e de bem-estar físico.
Os próximos passos são evidentes. Queremos: aumentar o número de produtos com utilização direta na atividade agroindustrial da Mendes Gonçalves; quantificar a captura de carbono anual por forma a que esta seja equivalente a uma porção elevada das emissões da empresa; criar uma estrutura própria e com um propósito positivo e comunitário do projeto VFC.