MESTRIMAGEM, LDA


Fundada: 1999 | Sede: BALASAR, POVOA DE VARZIM | Área: Indústria

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José Alberto Faria de Castro


Nível de Heroísmo 4.9551971326165

Impacto Social

Capacidade Inspiracional 4.9534050179211

Pontuação Apurada: 2766

DAUTI - O amor em forma de arteApesar das adversidades da vida e das empresas, a DAUTI é a sua transformação visual. Cada peça é única, especial e pensada com amor em cada detalhe.



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PRÉMIO Heróis PME

A Mestrimagem / Dauti é uma empresa / Marca familiar de Design, confeção e comercialização de uniformes e Têxteis Profissionais que existe desde 1999. Foi criada em Homenagem a Deolinda Faria e Autilia Faria duas irmãs que tinham o sonho de crescer e de mudar a vida de outras pessoas/empresas. Empresa esta que foi abraçada pelo filho de uma das suas Fundadoras, encarregue até os dias de hoje de fazer crescer a Marca tanto a Nível Nacional como internacional.

Humildade e educação à antiga comandaram a vida desta empresa até 2009, sendo que alterações na vida familiar levaram á consciencialização de ir mais além, ter mais ambição, transformar a indústria dos uniformes daquilo que era tradicionalmente conhecida.

Os principais desafios não eram financeiros nem conseguir atingir determinados nichos de mercado, mas sim a crença limitadora da capacidade. O processo de decisão não foi um desafio fácil de se conseguir, uma vez que as mudanças pretendidas eram superiores ao que foi alguma vez feito na empresa.

Como em tudo na vida, existiram momentos de dúvida e de hesitação, mas o propósito de evoluir era superior, era uma missão que tinha de ser cumprida. 

Foram momentos de adaptação solitários, mas tranquilos, que se traduziram em sucesso pessoal e profissional.

O retorno esperado (sustentabilidade, transformação digital, expansão e internacionalização, autonomia financeira) foram superiores aos riscos ultrapassados (não aceitação dos funcionários, inadaptabilidade aos recursos/novas ferramentas de trabalho, incapacidade financeira de prosseguir).

As mudanças realizadas entre 2009 e hoje, e os processos de melhoria contínua adotadas otimizaram os processos produtivos, melhoraram a gestão de tempos de produção e tornaram o rastreamento das peças/ordens mais eficiente e simples.

A nível pessoal eliminou-se a crença de incapacidade que foi substituída por ambição e desejo de explorar novas oportunidades de crescimento profissional.

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PRÉMIO TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A Dauti, uma empresa familiar especializada na conceção, fabrico e comercialização de uniformes e têxteis profissionais desde 1999, emprega atualmente 16 pessoas e integra vários departamentos, incluindo comercial, design, marketing, modelação, administração/finanças, planeamento, produção e expedição. A iniciativa de iniciar uma transformação digital surgiu da necessidade de inovar e expandir a marca, decisão influenciada pela mudança de atitudes comportamentais pessoais e pelo desejo de crescimento.

Os objetivos estratégicos foram definidos para serem práticos, mensuráveis e realistas, com metas a serem alcançadas progressivamente ao longo dos anos. Estes incluem tornar a empresa ecologicamente mais sustentável, aumentar a rentabilidade em comparação com anos anteriores e melhorar a eficiência dos processos de produção em pelo menos 30% ao ano. A implementação bem-sucedida da transformação digital não só atingiu esses objetivos, mas também melhorou a gestão do tempo e simplificou o rastreamento de pedidos e peças.

A inovação introduzida no processo permitiu o acompanhamento detalhado de cada peça desde o contacto inicial com o cliente até ao fim da sua vida útil, e até mesmo no mercado, permitindo à empresa e aos clientes acompanhar a durabilidade de cada artigo adquirido. Um marco tecnológico significativo foi a adoção de um CRM e a criação de QRCODES únicos para cada peça, facilitando a rastreabilidade.

A transformação digital resultou na possibilidade de monitorizar toda a vida útil dos produtos e de identificar produtos reciclados e as suas novas utilizações no futuro. Assim, será possível quantificar quantas toneladas de fios foram recicladas e quanta energia foi poupada. No futuro, a empresa planeia lançar uma aplicação para informar os clientes sobre o número de lavagens e a durabilidade de cada peça.

Nos próximos anos, a Dauti pretende implementar a rastreabilidade das matérias-primas utilizadas, projetando que, em cinco anos, cada peça terá um identificador único desde a origem da matéria-prima até à sua reciclagem. A empresa também pretende que, em 5 anos, pelo menos 17% dos novos uniformes sejam produzidos com fios reciclados.

A Dauti pretende estar na vanguarda da inovação e transformação da sua indústria, que conhece como casa!