Pontual - IT Business Solutions

Fundada: 1993 | Sede: Santa Maria da Feira | Área: Informática

Ver Site

António Teixeira

 


Prémios: Heróis PME

Nível de Heroísmo 4.9457831325301

Impacto Social

Capacidade Inspiracional 4.9698795180723

Nª de Votos: 166 Heróis PME

Processo de aquisições e fusões determinante para quintuplicar o volume de negócios



01

PRÉMIO Heróis PME

A origem da Pontual – IT Business Solutions remonta a 1993, na cidade do Porto. Nasce numa pequena garagem, onde António Teixeira, ainda a licenciar-se em engenharia informática, e dois sócios iniciam um projeto empreendedor com base no desenvolvimento de software e venda de equipamento. Em 1998, António adquiriu a totalidade da empresa e deslocou-a para Santa Maria da Feira, iniciando aí uma nova fase com outros dois colaboradores e um parque de clientes conquistado nessa região.

Além da comercialização de hardware, a Pontual foi evoluindo através do desenvolvimento de softwares próprios para restauração, gestão comercial ou POS. Apostámos nos softwares de gestão empresarial (ERP ’s) desde 1999, representando a PRIMAVERA, e entrámos no mercado da formação em ferramentas do Office.

Apesar do crescimento gradual, a forte exposição aos clientes do mercado de entrada – micro e pequenas empresas – obrigou a aceitar praticamente todos os desafios que surgiram até o negócio atingir a rentabilidade desejada.

Em 2011, dá-se a mudança para novas instalações. Um passo ambicioso, que envolveu a mobilização de recursos financeiros significativos para adquirir um edifício completo na zona industrial de Santa Maria da Feira. Já com 20 colaboradores, a Pontual preparava-se para se posicionar como consultora tecnológica e um player de maior dimensão, exclusivamente dedicado ao negócio B2B.

Depois desse investimento e até 2015, passámos por um período em que a Pontual não regredia, mas também não conseguia crescer. Dada a natureza dinâmica do mercado das TI, essa estagnação colocava a Pontual em risco. Foi o sinal de que era preciso arriscar para dar o grande salto. 

Foi feita uma avaliação para alterar a estratégia da empresa. A abordagem ao mercado era demasiado regional – sobretudo na zona de Aveiro e Porto – e, além disso, o modelo orgânico não oferecia margem para crescer o suficiente.

A solução encontrada por António foi procurar sócios em outras zonas do país e inclusive em Espanha, que partilhassem a mesma visão empreendedora e vontade de construir uma organização mais robusta, com mais competências, mais equipa, mais áreas de negócio, mais presença geográfica e maior músculo financeiro.

Assim, ao fim de 22 anos, é iniciado um ciclo de aquisições e fusões com outras empresas, correndo o risco de, falhando a adaptação das pessoas aos novos colegas e processos, falhando a capacidade para absorver os novos clientes ou falhando a implementação de um modelo de gestão eficaz, toda a operação se desmoronasse.

"Em 5 anos, aumentámos 5 vezes o número de colaboradores e o nosso volume de negócios, passando a ter mais de 2500 clientes".

Para criar a Pontual que hoje se apresenta ao mercado, foi preciso completar um processo de sete aquisições ou fusões. E os resultados são extremamente positivos. No espaço de 5 anos, aumentámos em 5 vezes o número de colaboradores e o nosso volume de negócios, passando a ter mais de 2500 clientes. Agora estamos distribuídos por 6 delegações em Portugal e temos uma presença sólida em Espanha, com as condições para sermos cada vez mais uma empresa ibérica. 

Em 2021, no nosso evento anual – o TOGETHER – estiveram mais de 100 colaboradores reunidos para uma experiência de team building no castelo de Santa Maria da Feira.

Somos atualmente a única empresa nacional com o nível máximo de parceria nos principais softwares de gestão (PRIMAVERA, Sage, PHC e Eticadata), com competências no desenvolvimento de software, na área de hardware e infraestruturas TI – e, desde 2017, com a criação da agência LENDARIUS, no desenvolvimento web e comunicação empresarial.

Estamos a desenvolver programas de formação com o Instituto Politécnico ISVOUGA para criar consultores em business software. António Teixeira é também um dos cofundadores da Associação AETICE, para ajudar a alavancar o setor das tecnologias nos distritos de Aveiro e Porto.

Atualmente, a Pontual tem um conselho de administração cujo presidente é António Teixeira, juntamente com os partners Mário Tavares e Nuno Paiva. Hoje aponta à internacionalização do negócio com uma equipa unida, competente e apaixonada.